Ás voltas com Lautréamont

A N-1 Edições lança no próximo sábado, dia 21 de setembro de 2019, às 11h na Pinacoteca do Estado, o livro “Às voltas com Lautréamont”. Escrito pelo Sociólogo Laymert Garcia dos Santos, o livro aborda a linguagem poética de Lautréamont a partir da extraordinária energia que a move e que ainda hoje nos atinge em cheio. Lautréamont é autor de “Cantos de Maldoror”, uma obra de poesia em prosa, composta de seis partes, escrita entre 1868 e 1869 pelo Conde de Lautréamont e publicada em 1869. É considerada uma das obras seminais da literatura fantástica, ainda que o seu universo estranho e mórbido seja de difícil classificação. O evento tem Entrada Franca.

Neste lançamento na Pinacoteca haverá uma conversa com o autor que fala sobre Lautréamont e as nuances do livro. Além do bate papo, o escritor, ator e diretor de teatro Nereu Afonso realizará um leitura de trechos de “Cantos de Maldoror”.

Em “Às voltas com Lautréamont”, o autor traz aos leitores suas impressões de como poeta viveu uma experiência-limite, onde a aniquilação generalizada não significava niilismo, mas resultava numa espécie de conversão vital e espiritual. “Procurei extrair da leitura dessa poesia uma lição de vida”, diz Laymert. Dessa forma, o leitor tem acesso não apenas a uma belíssima introdução à poesia do quilate de Rimbaud, mas também nos transmite, com uma força superior, a mutação que ela provoca em nós.

Quem foi Lautréamont
Isidore Lucien Ducasse, mais conhecido pelo pseudónimo literário de Conde de Lautréamont foi um poeta uruguaio que viveu na França. É o autor dos Cantos de Maldoror. Sua poesia também era apreciada por André Breton, que o considerava, de certa forma, como um dos precursores do surrealismo

Quem é Laymert Garcia dos Santos
Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Paris VII, Laymert Garcia dos Santos é professor titular do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e membro do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania da USP e do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental.

Serviço
Lançamento do livro “Às voltas com Lautréamont”
Dia 21 de setembro, às 11h
Local: Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 02 (próximo à Estação Luz do Metrô)
Entrada Franca

Pin It