Print
Category: Poesia e Literatura
Perspectivas do Livro Acadêmico

Ampliar as fronteiras da leitura e do conhecimento científico. Com essa missão, a Editora Fiocruz leva a exposição Perspectivas do Livro Acadêmico ao Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), em Salvador, durante o período de 5 a 23 de agosto.

Com o intuito de valorizar o livro como veículo de comunicação pública da ciência e da saúde, a exposição tem entrada gratuita e responde, de forma interativa e lúdica, a perguntas sobre o universo do livro acadêmico e das editoras universitárias. A estreia de Perspectivas do Livro Acadêmico aconteceu em maio de 2018, no Palácio Itaboraí, espaço da Fiocruz na cidade de Petrópolis (RJ). Na ocasião, a Editora Fiocruz comemorava seu aniversário de 25 anos e sediava a 31ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). 

Desde então, a exposição assumiu seu caráter itinerante e vem passando por outros espaços e unidades da Fiocruz, como a Biblioteca de Manguinhos – no campus-sede – e o Prédio da Expansão, ambos no Rio de Janeiro. Após a passagem pela Bahia, Perspectivas do Livro Acadêmico permanecerá na região Nordeste. A próxima parada será o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), em Recife, a partir de setembro. 

Formada por dois módulos, a exposição apresenta aspectos fundamentais de uma editora, como os livros e as pessoas. Elementos como quebra-cabeça com as coleções que integram o catálogo da Editora Fiocruz, painel interativo, vídeo comemorativo dos 25 anos da Editora são alguns dos componentes apresentados. Há também painel de e-books, vitrines com troféus de prêmios recebidos pela Editora, linha do tempo com livros cenográficos e a “árvore de livros”, que estimula a interação entre público e exposição, convidando os visitantes a compartilhar fotos em suas redes sociais.

Acesso aos livros e ao conhecimento

Uma das principais atrações da exposição é o “pegue e leve”, em que os leitores podem conhecer, folhear e levar os livros expostos. Na Fiocruz Bahia, diversos títulos serão disponibilizados ao público da exposição, que ficará na Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Pires de Sant’Anna. Entre eles estão livros que compõem um rico acervo de informações e pesquisas sobre a ciência e a saúde pública no Brasil, como Doença de Chagas, Doença do Brasil; Clementino Fraga Filho: depoimento de um médico humanista; Um Aprendiz de Ciência; História Social da Tuberculose e do Tuberculoso; Do Clima e das Doenças do Brasil; Informação, Saúde e Redes Sociais.    

A facilitação do acesso aos livros vai ao encontro da principal missão da Editora Fiocruz: a divulgação em ciência, tecnologia e saúde: “Os conhecimentos contidos em nossos livros não podem ficar parados nas estantes. Livro é para ser lido, apropriado, partilhado e deve servir à produção de novos conhecimentos”, defende o editor executivo João Canossa. 

A professora e pesquisadora Marilda de Souza Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia, reforça a importância da disseminação do conhecimento: “O Instituto Gonçalo Moniz está em festa com a chegada da exposição em nossa unidade. Sua vinda reforça o compromisso institucional com a educação, a pesquisa, a academia e, em especial, com a sociedade brasileira, pois favorece a difusão do conhecimento e a divulgação científica, de maneira a despertar a curiosidade pelas descobertas que ampliam os nossos horizontes e trazem a ciência para o nosso cotidiano”, ressalta.  
 
Serviço
Exposição Perspectivas do Livro Acadêmico 
Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Pires de Sant’Anna 
Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia 
Rua Waldemar Falcão, 121 – Candeal – Salvador – BA 
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Até 23 de agosto
Entrada gratuita

Marcella Vieira
Editora Fiocruz