CONBEA

Trabalhos foram desenvolvidos na Unesp em Jaboticabal

Será lançado no dia 13 de setembro, durante o XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015, em São Pedro (SP), uma importante publicação da área de mecanização agrícola: Controle de Qualidade em Operações Agrícolas Mecanizadas. Com o apoio das empresas Agricorte e Case IH, o livro reúne trabalhos desenvolvidos por professores, pós-graduandos e egressos do Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola – LAMMA, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp em Jaboticabal.

Tendo como objetivo instigar novos pesquisadores a buscarem padrões para a prática do Controle de Qualidade nas operações agrícolas mecanizadas, o livro representa uma difusão dos trabalhos dos pesquisadores do LAMMA, publicados recentemente em periódicos qualificados e em anais de eventos nacionais e internacionais, abordando a temática da qualidade da mecanização em diversas operações agrícolas, nas mais variadas culturas.

De acordo com Rouverson Pereira da Silva, professor da FCAV/Unesp, que editou o livro em parceria com Murilo Aparecido Voltarelli e Marcelo Tufaile Cassia, a iniciativa surgiu da carência de material bibliográfico nacional na área de mecanização agrícola, aliado à necessidade de difusão do conhecimento gerado na academia.

Para o Prof. Rouverson, "a gestão da qualidade é muito comum no âmbito da indústria, porém, no meio agrícola esta questão ainda é incipiente, necessitando de maior divulgação para que novas pesquisas possam vir a ajudar a melhorar a eficiência da mecanização agrícola nacional". O professor destaca ainda a importância da difusão de tecnologia, apresentando os resultados de pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação da FCAV/UNESP. “Esperamos com esta obra, poder contribuir para a difusão do uso do Controle de Qualidade na agricultura e, porventura, colaborar para o esclarecimento de algumas dúvidas. No entanto, temos a certeza de que na busca de respostas, iremos contribuir para o surgimento de novos questionamentos, pois este é o caminho natural da ciência”, relata o Prof. Rouverson.

Para o Prof. Dr. Marcos Milan, da ESLQ/USP, trata-se de “uma obra abrangente que analisa o potencial do controle estatístico de processos na agricultura e que certamente servirá como apoio para cursos de graduação, pós-graduação e para novas pesquisas. É também um guia para ser utilizado no dia a dia das empresas”.

O livro será comercializado pela Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA). Maiores informações podem ser obtidas pelo email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou pelo telefone (16) 3209-7283.

Veículo: Site Grupo Cultivar

Portal Unesp

Pin It