Revista Trans/Form/Ação

Editor é professor da Unesp em Marília

volume 38, número 2 de 2015, da Revista Trans/Form/Ação está disponível para download gratuito em http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/issue/view/339

Leia a palavra do Editor:
Trazemos ao leitor de Trans/Form/Ação, neste segundo fascículo regular de 2015, um conjunto de 08 artigos, uma entrevista e uma tradução. Esta edição agrega diversos trabalhos que giram em torno de temáticas como conhecimento, percepção e o mundo.

Dentro de um foco medieval temos dois trabalhos relevantes; um de Juvenal S. Filho sobre a possibilidade do surgimento da subjetividade no período medieval, e outro de Ricardo da Costa e Sidney Silveira que apresentam um texto sobre a presciência de Deus em Tomás de Aquino e Ramom Llull.

Em uma abordagem mais contemporânea Thiago Aquino expõe um texto sobre a decadência da existência em Heidegger. Também Cristobán Duran fala da auto-afeição em Derrida e Ricardo Barbosa nos traz uma tradução de uma obra de Fitche. Sobre o mundo, Eberth E. dos Santos faz uma análise do atomismo grego de Leucipo e Demócrito, à luz da filosofia kantiana, equiparando o metafísico ser e o não-ser com o vazio e o contínuo. O trabalho temático cognitivo desta edição ficou por conta de Carlos Eduardo B. de Souza que nos apresenta um texto sobre modelos neurais de consciência. Entre os trabalhos de filosofia da ciência estão um trabalho sobre Paul Feyeraband de Teresa Gargiulo e sobre Karl Popper de Elizabeth de Assis Dias.

A entrevista desta edição foi realizada pelo professor da PUC do Paraná, Leo Peruzzo, que entrevistou o filósofo Hilary Putnam, explorando diretamente a visão que o mesmo tem com relação ao positivismo, metafísica e ciência.

Desejamos a todos uma excelente leitura.

Kleber Cecon, Docente do Departamento de Filosofia da Unesp - Câmpus de Marília - SP - Brasil - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Portal Unesp

Pin It