Poesia e Literatura

relatório

Está disponível no site da FAPESP a íntegra do 1º Relatório de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo. A publicação reúne uma série de indicadores – em áreas como saúde, segurança, educação, saneamento, energia e justiça social – que buscam retratar as condições paulistas no que se refere ao cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

O plano de ação da ONU estabeleceu 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas pelos 193 países-membros até o ano de 2030. O Estado de São Paulo aderiu à iniciativa desde o seu lançamento, quando esteve representado na Assembleia Geral da ONU,

Perspectivas do Livro Acadêmico

Ampliar as fronteiras da leitura e do conhecimento científico. Com essa missão, a Editora Fiocruz leva a exposição Perspectivas do Livro Acadêmico ao Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), no período de 2 a 30 de setembro. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participa da abertura da exposição na unidade, que comemora 69 anos de existência.

Com o intuito de valorizar o livro como veículo de comunicação pública da ciência e da saúde, a exposição tem entrada gratuita e responde, de forma interativa e lúdica, a perguntas sobre o universo do livro acadêmico e das editoras universitárias. A estreia de Perspectivas do Livro Acadêmico aconteceu em maio de 2018, no Palácio Itaboraí, espaço da Fiocruz na

Caco Pontes

A Ordem dos Fatores Ocultos é o quarto livro do poeta e multiartista Caco Pontes, que desta vez experimenta a construção de um percurso narrativo através de 21 poemas que mergulham numa jornada de delírio e expansão da consciência. Uma série de lançamentos com entrada franca entre os meses de agosto e setembro estão marcados, incluindo sessão de autógrafos e apresentação da performance com a leitura sonorizada pelo autor, além da participações dos poetas que colaboraram nos comentários do livro. O livro é dedicado à memória da poeta negra Tula Pilar - amiga pessoal de Caco - e parte do valor arrecadado no lançamento que ocorrerá junto ao Sarau do Binho será revertido para auxiliar seus filhos Pedro

Monah Delacy

A atriz Monah Delacy relança o livro Introdução ao Teatro (Editora Literar), no dia 5 de agosto (segunda, às 19 horas), na Escola de Atores Wolf Maya, em São Paulo. A noite de autógrafos será precedida por bate-papo de Delacy com o público e alunos da escola, e ocorre no Teatro Nair Bello.

A obra reúne (de forma teórica) o material das aulas de teatro que ela ministrou por mais de 40 anos. Lançado originalmente em 2018, a publicação estava esgotada e ganhou uma nova edição.

Monah Delacy, hoje com 90 anos completados em março, é uma das fundadoras do Teatro de Arena. Começou a atuar no teatro em 1950. Na televisão, desde o Grande Teatro Tupi,

revista História, Ciências, Saúde

Referência internacional entre as publicações científicas de sua área, a revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos está comemorando 25 anos de circulação ininterrupta em julho de 2019. Por ocasião de seu aniversário, os editores científicos do periódico celebram as conquistas do período, que reafirmaram o compromisso da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) com a história, os estudos de divulgação científica e a preservação do patrimônio documental e físico, ligado à ciência e à saúde.

Na Carta dos Editores do número 2 do volume 26 (abril a junho) da revista, os editores-científicos Marcos Cueto e André Felipe Cândido da Silva destacam as vitórias e as adversidades superadas para o estabelecimento da HCS-Manguinhos como um instrumento original

Prêmio 3 vezes 22

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da Universidade de São Paulo (USP) anunciou o resultado do Prêmio 3 vezes 22 de teses e dissertações: “Bicentenário da Independência do Brasil” e “Centenário da Semana de Arte Moderna”.

O intuito da iniciativa é valorizar trabalhos que apresentem novas e relevantes contribuições sobre a Independência do Brasil e a Semana de Arte Moderna. Os trabalhos premiados serão publicados pelo selo editorial BBM Publicações.

Na categoria “Centenário da Semana de Arte Moderna”, os trabalhos vencedores foram: “Esculpindo para o ministério: arte e política no Estado Novo”, de Marina Mazze Cerchiaro, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP; “Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes

Revista Poli

O histórico do modelo de participação social construído no Brasil é o tema da reportagem de capa da última edição da Revista Poli, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Com foco nas mudanças que se deram a partir da Constituição de 1988, a matéria explica o funcionamento de diferentes colegiados de participação da sociedade civil e mostra avanços concretos que esse debate permitiu na formulação, acompanhamento e crítica de políticas públicas, com exemplos de diversas áreas – como saúde, educação, meio ambiente e trabalho infantil. Tanto a análise de pesquisadores do tema como o relato de experiência de quem participa desses espaços permitem um olhar crítico sobre medidas recentes, como o decreto

guia sobre neurocirurgia

O livro Fundamentos da neurocirurgia: um guia para médicos e estudantes de medicina (Springer, 2019) será lançado no dia 30 de julho de 2019 na Amazon.

A publicação foi produzida pelos neurocirurgiões Andrei Fernandes Joaquim, Enrico Ghizoni e Helder Tedeschi, professores do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), junto com Mauro Augusto Tostes Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O objetivo do livro é fornecer aos médicos e estudantes de medicina um conhecimento básico dos distúrbios neurocirúrgicos mais comuns e preencher uma lacuna entre medicina clínica e neurocirurgia.

O livro é composto de capítulos que discutem cada uma das condições

Perspectivas do Livro Acadêmico

Ampliar as fronteiras da leitura e do conhecimento científico. Com essa missão, a Editora Fiocruz leva a exposição Perspectivas do Livro Acadêmico ao Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), em Salvador, durante o período de 5 a 23 de agosto.

Com o intuito de valorizar o livro como veículo de comunicação pública da ciência e da saúde, a exposição tem entrada gratuita e responde, de forma interativa e lúdica, a perguntas sobre o universo do livro acadêmico e das editoras universitárias. A estreia de Perspectivas do Livro Acadêmico aconteceu em maio de 2018, no Palácio Itaboraí, espaço da Fiocruz na cidade de Petrópolis (RJ). Na ocasião, a Editora Fiocruz comemorava seu aniversário de 25 anos e

feira de livros

Até o mês de agosto, o Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, promove para seus clientes uma feira de livros a preços populares, em parceria com a Emergir. O objetivo da ação é incentivar e promover o interesse pela leitura. O evento funciona na Praça de Eventos do Shopping, de segunda a sexta, das 10h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 13h às 21h.

Estão à venda no espaço exemplares de livros com preços a partir de R$ 3. Dentre os gêneros, o público encontrará edições de diversos segmentos – infantil, infantojuvenil, literatura brasileira, romance, ficção, biografia, saúde, culinária e jurídico. As formas de pagamento aceitas

Editora Fiocruz

A Editora Fiocruz está com duas chamadas públicas abertas para novos autores. Como parte do encerramento do calendário de comemorações dos 25 anos da Editora e dos 119 anos da Fiocruz, os editais convocam pesquisadores, professores e especialistas dos vários campos da Saúde para enviar, até 30 de junho de 2019, livros e textos que possam contribuir para pesquisas e avanços na área.

A divulgação inclui duas chamadas: a de livros autorais e a da coleção “Temas em Saúde”. Na primeira, autores poderão encaminhar originais em temas de Saúde Pública/Saúde Coletiva, Ciências Biológicas e Biomédicas, Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Pesquisa Clínica.

As obras, que serão analisadas pelo conselho editorial da Editora Fiocruz