Trio Canto Nosso

Serão interpretadas obras de 13 compositores eruditos brasileiros

No dia 21 de setembro, sábado, às 20h, o Centro de Música Brasileira apresenta o trio Canto Nosso de canto, flauta doce e violão e a pianista Consuelo Quireze. A série acontece no Centro Brasileiro Britânico e conta com o Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. Grátis!

O trio Canto Nosso é formado pela Sonia Goussinsky no canto, Marilia Macedo na flauta doce e Rosimary Parra ao violão. As canções terão poemas de Airas Nunes, Guilherme de Almeida e Mário Quintana. No repertório, obras de Camargo Guarnieri, Chiquinha Gonzaga, Fabiano Lonzano, Joaquim Callado, Nilcéia Baroncelli, Osvaldo Lacerda, Sergio Roberto de Oliveira, Villa-Lobos, Villani-Côrtes e Yolanda Gama de Macedo.

Consuelo Quireze é professora adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. A pianista interpretará obras de Alexandre Levy, Camargo Guarnieri, Fernando Cupertino, Mignone, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos.
Vídeos: Consuelo Quireze interpreta Camargo Guarnieri - https://youtu.be/RgGgWoZCu8w
Consuelo Quireze interpreta "Miniaturas sentimentais" de Fernando Cupertino https://youtu.be/LY0D7zat0TU

Com 35 anos de existência, o Centro de Música Brasileira é uma instituição sem fins lucrativos que tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira.

Programa:

1ª Parte

Trio Canto Nosso

Compositor (Poeta)

Nilcéia Baroncelli - Avelaneyras frolidas (Airas Nunes - Galiza, século XIII) - canto, flauta e violão

Camargo Guarnieri - Valsa nº 9 – transcrição de Edelton Gloeden - flauta e violão

Sergio Roberto de Oliveira - A canção que não foi escrita (Mário Quintana) - canto e violão

Heitor Villa-Lobos - Mazurca choro - violão             

Osvaldo Lacerda - As Dádivas (Guilherme de Almeida) - canto e violão

Vácuo (Guilherme de Almeida) - canto e violão

Edmundo Villani-Côrtes - Miniatura brasileira - flauta e violão

Fabiano Lozano e Yolanda Gama de Macedo - Acalanto 1 e 2 - canto, flauta e violão

Chiquinha Gonzaga - Lua Branca – canto, flauta e violão

Namorados da Lua - canto, flauta e violão

Joaquim Antonio da Silva Callado - Flor amorosa - canto, flauta e violão

Consuelo Quireze
Consuelo Quireze

2ª parte:

Consuelo Quireze (piano)

Heitor Villa-Lobos - Poema Singelo

Camargo Guarnieri - Improviso n° 9 – Melancólico

Improviso n° 2 – Lentamente

Fernando Cupertino – Miniaturas Sentimentais (terno, com leveza, andante moderato, profundamente triste, andantino e vivo, com graça)

Osvaldo Lacerda – Cinco variações sobre Escravos de Jó

Valsa n° 1

Francisco Mignone – Valse Élégante

Alexandre Levy - Allegro Appassionato opus 14

Próximas apresentações da Temporada 2019 do Centro de Música Brasileira:

19 de Outubro
Fábio Luz
(piano)
Patrícia Endo e Alessandro Santoro (canto e piano) - homenagem ao centenário de nascimento de Claudio Santoro 

16 de Novembro
Festival Nilcéia Baroncelli 
Izaias e seus Chorões - participação de Eudóxia de Barros

Currículos:

Trio Canto Nosso

Sonia Goussinsky  é cantora, professora e pesquisadora, natural de São Paulo. Graduou-se pelo Instituto de Artes da UNESP, obtendo o bacharelado em música com habilitação em canto.
Posteriormente, residiu por nove anos na Europa, onde concluiu a pós-graduação em música antiga (na Guildhall School of Music and Drama de Londres) e o mestrado (no Trinity College of
Music de Londres), além de frequentar cursos e atividades dos Conservatórios de Marselha e de Aix-en-Provence. Recebeu o título de doutora em 2013 pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, defendendo sua tese sobre as memórias do cantar ídiche no Brasil. A experiência e interesse que tem desenvolvido como cantora, em atividades de performance, de
pesquisa e didáticas, incluem o contato com múltiplos elementos referentes à esfera artística. Tem trabalhado como docente em cursos de graduação e pós-graduação de importantes instituições de   ensino superior do estado de São Paulo. Atualmente, ministra aulas nas disciplinas de expressão
musical, metodologia científica e voz na Escola Superior de Artes Célia Helena, nos cursos de graduação e pós-graduação. Na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco leciona disciplinas práticas, relacionadas à música e à voz, bem como teóricas, como história da música e orientação de trabalhos de pesquisa científica em artes. Integra também o corpo profissional do Musicalis
Núcleo de Música em São Paulo. Como artista tem se apresentado acompanhada por diversas formações musicais, em repertório variado desde canções do Renascimento até a música étnica
judaica e a música erudita brasileira.
Marília Macedo Iniciou seus estudos de flauta doce nos Seminários de Música Pró Arte de São Paulo. Foi aluna do curso de Composição e Regência na Escola de Comunicações e Artes da USP e do curso de Licenciatura em Música na mesma instituição. Bolsista do Ministério de Educação da Holanda, foi
aluna de Ricardo Kanji no Conservatório Real de Haia e participou de master-classes de interpretação de música barroca, destacando-se as realizadas com Frans Brüggen.
Tem intensa participação no movimento de música de câmara de São Paulo, apresentando-se em teatros e salas de concerto de vários estados brasileiros e do exterior. Atuou como solista em programas de várias orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica da USP, a Orquestra Sinfônica Municipal e a Orquestra do Theatro São Pedro. Participou de projetos de Música de Câmara do Coral Paulistano e da montagem da ópera “Orfeo”, de Monteverdi, no Theatro Municipal de São Paulo. Tem atuado como flautista convidada junto ao Coralusp e ao Coral Jovem do Estado.
Exerce atividade didática no “Musicalis – Núcleo de Música” e no “Projeto Lugar do Som”. Desde o ano de 2000, dedica-se também à produção de concertos, espetáculos musicais e mostras, sendo também responsável pela formatação e produção de projetos incentivados pela Prefeitura de São Paulo, pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal.
Rosimary Parra é musicista com  Mestrado em Música e bacharelado em Violão pelo Instituto de Artes da UNESP -Universidade Estadual Paulista, com cursos de especialização na área de interpretação violonística e música antiga, realizados na Espanha e Itália.
Tem atuado como intérprete em diversas formações camerísticas e como solista ao violão e instrumentos antigos de cordas dedilhadas - alaúde, vihuela e guitarra barroca. Atua desde 1997 no grupo de música antiga Il Dolce Ballo (SP) com o qual gravou dois CDs Amor e Devoção (2003) e Ecco la primavera (2012).
Com o grupo Quadro Antiquo (RJ) realizou concertos em Portugal e Praga (República Tcheca) – jun. 2008, e uma série de concertos pelo Nordeste brasileiro e cidades históricas de Minas Gerais pelo projeto Música no Museu entre 2007 e 2010.
Em 2009 gravou o programa “Rede Vida Musical” do canal 34 da Rede Vida de Televisão, com repertório de música brasileira para violão solo e Duo de Violões com o violonista Eder Francisco.
Em 2010 realizou uma série de concertos por cidades de Pernambuco - Goiana, Recife, Olinda,Limoeiro e Arquipélago Fernando de Noronha - em turnê com o grupo Quadro Antiquo (RJ), projeto “Sons do Passado” – modinhas e lundus - patrocinado pelo FUNCULTURA – Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco.
Em 2011 participou do projeto de circulação SESI Música Erudita integrando o grupo Il Dolce Ballo.
Realizou concertos pelo projeto Sons das Igrejas do Centro do SESC Carmo (2012 e 2013) e Formas do violão SESC Pinheiros (2014), com curadoria de Sidney Molina. Em 2014 realizou concertos temáticos - música inglesa e música italiana, junto a cantores, coordenados pela musicista e pesquisadora Anna Maria Kieffer.

Consuelo Quireze é graduada em piano e Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás. Estudou com Maria Augusta Callado, Belkiss S. Carneiro de Mendonça e M. Camargo Guarnieri, sobre quem fez sua dissertação de mestrado. Tem destacada atuação como solista e camerista, com apresentações regulares no Brasil e no exterior.

Gravou, a pedido do Museu da Imagem e do Som do Estado de Goiás, a trilha sonora para um documentário sobre a historiadora e folclorista Regina Lacerda, de autoria do compositor Fernando Cupertino. Registrou em CDs obras pianísticas e de câmara de Cupertino, e Fugas de J. S. Bach, ambos pelo Estúdio EMAC (2004-2008).  Alterna suas atuações solo com recitais de piano a quatro mãos e dois pianos- Duo Pianístico com Maria Lúcia Roriz, música de câmara vocal e instrumental, contemplando e divulgando principalmente a música brasileira para essas formações. Forma, ainda, com o cantor e compositor Fernando Cupertino, o Duo Terra Brasilis, que tem se apresentado em salas de concerto no Brasil e no exterior, com o mesmo propósito de divulgação da música brasileira.

Em 2005 recebeu do Governo do Estado de Goiás a “Medalha do Mérito Anhanguera”; em 2009, do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, o prêmio de “Destaque Cultural do Ano” e, em 2012, a “Medalha de Mérito Cultural – Música”. Em 2017, com o violista Cleverson Cremer, foi distinguida com o Grand Prize Virtuoso, recebendo o primeiro prêmio e o convite para tocar no Royal Albert Hall, em Londres.

Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC-UFG), onde coordena o Núcleo de Piano e ministra aulas de piano, formação de repertório, música de câmara e piano a quatro mãos. Coordena ainda diversos projetos de extensão.

É Membro Titular da Academia Nacional de Música - ANM (2006) e da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás -AFLAG (2014).

O Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros. Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011 e atualmente é presidido pela pianista Eudóxia de Barros.

O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 336 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Atualmente promove recitais mensais na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros

Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros e por anuidades de músicos interessados, R$ 120,00 (individual) e R$ 180,00 (casal). E desde 1995, tem apoio da Cultura Inglesa de São Paulo

Promoveu vários concursos de Interpretação, de âmbito nacional: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.

Promoveu um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade (São Paulo), em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Em 2015, realizou o Concurso de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda.
Site: http://centrodemusicabrasileira.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

Serviço:

Dia 21 de setembro, sábado, às 20h

Centro de Música Brasileira (CMB)

Trio Canto Nosso - Sonia Goussinsky (canto), Marilia Macedo (flauta doce) e Rosimary Parra (violão)
Consuelo Quireze
(piano)

Local: Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741
Pinheiros - São Paulo
Tel: (11) 3039 0500
Capacidade: 160 lugares
Classificação Livre
Grátis!

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