O trio Horácio Schaefer

Os concertos – gratuitos – têm como convidados o violinista israelense Roi Shiloah e o pianista Cristian Budu. Serão realizados entre 17 e 27 de Setembro nas cidades de Ribeirão Preto, Piracicaba,

O violinista israelense Roi Shiloah e o pianista Cristian Budu, duas das mais brilhantes estrelas da cena internacional, são os convidados especiais do trio de cordas formado por Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring, músicos da elite da música clássica brasileira. Juntos eles fazem seis concertos gratuitos que celebram a música dos compositores alemães Ludwig van Beethoven, Johannes Brahms e Robert Schumann, três dos expoentes da grande música da primeira metade do Século XVIII, início do período Romântico.

Obras essenciais da produção desses grandes mestres estão nos programas de concertos a serem realizados entre 17 e 27 de Setembro. Com patrocínio da CPFL Energia, as apresentações em Ribeirão Preto (17/09), Piracicaba (21/09), Indaiatuba (22/09), Campinas (24/09) e Americana (27/09) fazem parte da série Concertos EPTV. Já a apresentação em Santos (23/09) integra a série Concertos Tribuna.

Os Concertos EPTV e os Concertos Tribuna são indiscutivelmente as séries mais importante de música clássica do interior do Estado de São Paulo. Desempenham trabalho de importância fundamental para a difusão da cultura musical, promovendo acesso à música de qualidade e contribuindo para a formação de público.

No programa, obras-primas – O primeiro dos concertos, em Ribeirão Preto, é o único que conta com participação do pianista Cristian Budu. O programa tem o "Quarteto de Piano Op. 60" de Brahms e o "Quinteto de Piano Op. 44", de Schumann, obra pioneira na combinação de piano e quarteto de cordas.

O quarteto formado por Roi Shiloah, Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring é o time de músicos para todos os outros cinco concertos, em Piracicaba, Indaiatuba, Santos, Campinas e Americana.

Nestes, as obras do programa são o "Quarteto de cordas Op. 51 Nº 2", de Brahms, e o monumental "Quarteto de cordas Op. 132", de Beethoven – escrito em 1825, apenas dois anos antes da morte do compositor, é obra de linguagem tão revolucionária que Arnold Schoenberg chegou a dizer que é "uma das primeiras obras do Século XX"!

Adicionalmente, complementa o programa de todos os seis concertos uma preciosa versão para quarteto de cordas de "Jasmine flower". Canção folclórica chinesa do Século XVIII, a melodia é amplamente conhecida fora da China – foi, inclusive, incluída por Puccini em sua ópera "Turandot".

Tradição em eventos culturais – Além do patrocínio da CPFL Energia, as apresentações têm ainda o apoio do Instituto CPFL, que há mais de 16 anos mantém um dos mais tradicionais programas dedicados à música contemporânea do país, tendo realizado diversos concertos e estreias mundiais em sua sede, em Campinas, com a participação de alguns dos maiores intérpretes da música de nosso tempo.

A CPFL Energia, uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, tem reconhecida tradição na promoção de eventos culturais, sociais e esportivos pelo país através do Instituto CPFL, que só em 2019 estará presente em mais de 100 municípios de sete estados com as atrações do Circuito CPFL. Ao patrocinar concertos de música clássica, a empresa amplia sua presença na área cultural e consolida uma extensa rede de conhecimento nas comunidades onde atua.

Atividades didáticas – Adicionalmente aos seis concertos, serão também realizados quatro concertos didáticos, o que confere ainda maior relevância ao projeto.

Dirigidos a crianças e adolescentes estudantes de música e alunos de escolas públicas, os concertos didáticos serão realizados nas cidades de Santa Bárbara d'Oeste e São Carlos, respectivamente nos dias 25 e 26 de Setembro.

Cristian Budu
Cristian Budu

Nesses encontros, os violinistas Roi Shiloah e Pablo de León, o violista Horácio Schaefer e o violoncelista Roberto Ring vão conversar sobre seus instrumentos e sobre a música dos compositores J. S. Bach, Mozart, Beethoven e Dvorák.

Roi Shiloah
Roi Shiloah - Foto: Andrea Fervegi

Serviço

Ministério da Cidadania apresenta
Concertos EPTV

Cristian Budu   piano
Roi Shiloah   violino
Pablo de León   violino
Horácio Schaefer   viola
Roberto Ring   violoncelo

Programa

Melodia folclórica chinesa do Século XVIII
Jasmine flower - para quarteto de cordas

Johannes Brahms (1833-1897)
Quarteto de Piano em dó menor Op. 60

Robert Schumann (1810-1856)
Quinteto de Piano em mi bemol maior Op. 44

Ribeirão Preto
17 de Setembro, terça-feira, 20h30
Theatro Pedro II
R. Álvares Cabral 370, Centro, tel. (16) 3977-8111

Roi Shiloah   violino
Pablo de León   violino
Horácio Schaefer   viola
Roberto Ring   violoncelo

Programa

Melodia folclórica chinesa do Século XVIII
Jasmine flower - para quarteto de cordas

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Quarteto de cordas N° 15 em lá menor Op. 132

Johannes Brahms (1833-1897)
Quarteto de cordas em lá menor Op. 51 Nº 2

Piracicaba
21 de Setembro, sábado, 20h
Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho)
Av. Maurice Allain 454, Parque do Engenho Central, tel. (19) 3413-8526

Indaiatuba
22 de Setembro, domingo, 19h
Mosteiro de Itaici
Alameda José Boldrini 170, Bairro Itaici, tel. (19) 2107-8500

Campinas
24 de Setembro, terça-feira, 20h
Teatro Municipal Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide 62, Vila Industrial, tel. (19) 3272-9359

Americana
27 de Setembro, sexta-feira, 20h
Teatro Municipal de Americana Lulu Benencase
R. Gonçalves Dias 696, Jardim Girassol, tel. (19) 3461-3045

Ingressos: Entrada Franca
Classificação: Livre para todas as idades
Realização: EPTV
Patrocínio: CPFL Energia

Ministério da Cidadania apresenta
Concertos Tribuna

Roi Shiloah   violino
Pablo de León   violino
Horácio Schaefer   viola
Roberto Ring   violoncelo

Programa

Melodia folclórica chinesa do Século XVIII
Jasmine flower - para quarteto de cordas

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Quarteto de cordas N° 15 em lá menor Op. 132

Johannes Brahms (1833-1897)
Quarteto de cordas em lá menor Op. 51 Nº 2

Santos
23 de Setembro, segunda-feira, 20h
Teatro Coliseu
Rua Amador Bueno 237, Centro, tel. (13) 3226-1000
Ingressos: ENTRADA FRANCA
Classificação: Livre para todas as idades
Realização: A TRIBUNA
Patrocínio: CPFL Energia

Cristian Budu, piano
Cristian Budu, 31 anos, é um principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros. Formado pela USP, estudou depois nos Estados Unidos, no New England Conservatory. Em 2013 venceu o Concurso  Internacional de Piano Clara Haskil, na Suíça, um dos mais importantes do mundo, o que lhe abriu as portas do mercado internacional. Desde então tem atuado no Brasil e na Europa como solista de grandes orquestras e em recitais de música de câmara. Gravou dois discos elogiadíssimos pela crítica internacional – seu álbum com os 24 Prelúdios de Chopin foi considerado pela revista Gramophone como "um dos dez melhores de todos os tempos". Atualmente morando em Berlim, cumpre intensa agenda de concertos, num constante ir e vir entre Europa e Brasil.

Roi Shiloah, violino
O violinista virtuose Roi Shiloah, nascido em dezembro de 1970 em Tel Aviv, é uma das grandes sensações internacionais do violino. Aluno de Chaim Taub, desde muito cedo revelou sua excepcional vocação para o violino – já aos 12 anos estreou como solista da Orquestra Filarmônica de Israel. Hoje presença constante nos mais prestigiados palcos de todo o mundo, tem tocado como solista de orquestras como Filarmônica de Israel, Sinfônica de Londres, Real Filarmônica de Flandres, orquestras das Rádios de Berlim e Frankfurt, Filarmônica de Sófia e Sinfônica de Duisburg. Integra o Jerusalem Piano Trio e é professor da Academia de Música e Dança de Jerusalém.

Pablo de León, violino / Horácio Schaefer, viola / Roberto Ring, violoncelo
O núcleo musical do projeto Concertos EPTV é o trio formado por Pablo de León, violino, Horácio Schaefer, viola, e Roberto Ring, violoncelo. O grupo, que está completando 18 anos de atividade neste ano de 2019, já realizou mais de 700 concertos. Os três músicos pertencem à elite da música clássica brasileira. Pablo de León é spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Horácio Schaefer é chefe do naipe das violas da OSESP-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Roberto Ring integrou a Orquestra Sinfônica de Campinas, a OSESP, a Orquestra de Câmara Villa-Lobos e, nos últimos anos, tem intensa atividade como músico de câmara.

Pin It