Toninho Carrasqueira e Guilherme Sparrapan

O duo formado pelo flautista Toninho Carrasqueira e pelo violonista Guilherme Sparrapan faz concerto no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, fechando mais um ciclo da série "Ouvido Absoluto", no sábado 5 de Setembro, às 12h00.

O flautista Toninho Carrasqueira, músico que dispensa apresentações, vem tocando com o jovem violonista Guilherme Sparrapan há mais de quatro anos.

No duo, os velhos companheiros que são a flauta e o violão se reúnem para mostrar um pouco do tesouro musical brasileiro, com pitadas de outras terras.

Na apresentação que fazem na série Ouvido Absoluto, por exemplo, Carrasqueira e Sparrapan apresentam obras de Heitor Villa-Lobos, de Radamés Gnatalli e de Marco Pereira. E ainda a maravilhosa ”História del Tango” de Astor Piazzolla, peça original para flauta e violão que nos mostra a evolução do tango ao longo do tempo.

Toninho Carrasqueira, flauta − Por muitos considerado o maior flautista brasileiro, Antonio Carlos Carrasqueira é doutor em Artes pela USP. Graduou-se na França pelo Conservatoire National de Versailles e pela École Normale de Musique de Paris. Já se apresentou com sua flauta por mais de 40 países e é elogiado pela crítica tocando não só os clássicos mas também os grandes do choro. Por 15 anos integrou o Quinteto Villa-Lobos. Desde 1986 é professor de flauta no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Guilherme Sparrapan, violão − Nascido em Campinas, começou seus estudos musicais estudando violão popular de choro e violão erudito. Estudou depois Teoria e Percepção no Conservatório Carlos Gomes em Campinas. Foi regente assistente e arquivista da Sinfônica Jovem de Campinas enquanto cursava o curso de Música (Bacharelado em Regência) da UNICAMP. Em 2005 ingressou no curso de música da ECA-USP, em São Paulo. Durante dois anos e meio foi Regente Assistente da Orquestra de Camâra da USP, OCAM. Atualmente cursa o último ano de Bacharelado em Regência na ECA-USP sob orientação de Aylton Escobar e Gil Jardim.

Serviço

Duo Toninho CarrasqueiraA & Guilherme Sparrapan
flauta & violão

Sábado, 5 de Setembro, 12 horas

Programa

Astor Piazzolla - A História do Tango
Bordel 1900 - Café 1930 - Nightclub 1960 - Concert d'Aujourd'hui
Radamés Gnattali - Suíte Retratos
Pixinguinha - Ernesto Nazareth - Anacleto de Medeiros - Chiquinha Gonzaga
Heitor Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº 5, Ária       

Marco Pereira - Lis

Teatro Eva Herz

(168 lugares)
Livraria Cultura, Conjunto Nacional
Av. Paulista 2073, Conjunto Nacional, 1º Piso, tel. 3170-4059

Ingressos
R$ 40,00 & R$ 20,00 (meia-entrada)
Vendas pela Ingresso.com e na bilheteria do Teatro Eva Herz (aberta de terça a sábado das 14h às 21h e domingo das 12h às 19h)

Duração
~60 minutos

Classificação etária
Livre para todas as idades

Pin It