Portinho,  Grumser e Fróes

A série Recitais de Guiomar Jazz apresenta o trio Portinho, Grumser, Fróes, dia 8 de maio, às 20h, dentro da nova programação da Sala Cecilia Meireles que valoriza a música autoral contemporânea brasileira. O repertório tem como base a sonoridade jazzística da música brasileira das décadas de 1960/70.

Separados por uma geração inteira, Raphael Grumser, guitarrista com 24 anos radicado nos EUA, e Lipe Portinho, contrabaixista/arranjador com 51, gravaram em 2018 um CD com a cantora estoniana Pille-Rite Rei só de composições originais e aí começou a parceria que desaguou no Duo Portinho Grumser e depois no Trio com o baterista Andre Fróes.

“Encontrei o Grumser pela primeira vez, em 2017, em uma canja num show de jazz. Parei para aplaudir o virtuosismo inteligente do jovem e exímio guitarrista e depois o chamei para a gravação do CD”, explica Lipe Portinho.

Com composições originais em gêneros brasileiros, também com um Piazzolla e standards de jazz, a sonoridade do trio pode ser traduzida na frase do contrabaixista Paul McCartney: “Eu sinto como os anos 60s estivessem para acontecer, eu sinto como um período no futuro para mim, muito mais que um período do passado”.

Músicos:

Lipe Portinho – contrabaixo - Começou seus estudos aos 10 anos de idade, tendo sido aluno do violonista Leo Soares e dos contrabaixistas Omar Cavalheiro e Sandrino Santoro. Também foi aluno de regência do Maestro Roberto Tibiriçá. Graduado pela Escola de Música da UFRJ em contrabaixo, mestrado e atualmente Doutorando, tocou 10 anos no naipe da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Como arranjador é especialista em grandes orquestras e já escreveu e dirigiu para Ana Botafogo, Abertura da Árvore de Natal da Lagoa, Prêmio O Globo “Faz Diferença”, Renato Aragão, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Camerata Gama Filho, Camerata Santa Teresa, Abertura da Missa de 100 de JK, etc.  Foi Diretor Artístico da Sala Baden Powell de 2009 a 2011. Em 2014 lançou seu CD solo com composições próprias. Em 2016 apresentou o segundo CD - Brazilian Grooves - que é o resultado do seu mestrado profissional na UFRJ junto com o documentário de mesmo nome. Na televisão, é produtor musical da série JAZZ, MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA em exibição no canal Arte1.

Raphael Grumser – guitarra - Guitarrista, compositor e vocalista americano/carioca, Raphael Grumser, foi para a Berklee College of Music, onde estudou com luminares na Pedagogia do Jazz, como Richie Hart, George Garzone e Kenny Werner. Atualmente, é mestrando na NYU em Nova Iorque. Após a formatura em Berklee, voltou ao Rio para participar da cena musical local. Originalmente um guitarrista do Rock e Blues, Raphael se interessou posteriormente por Jazz, Música Clássica e Música Brasileira e busca combinar todos esses elementos em performance e composição. Recentemente, Raphael se apresentou em grupos de jazz, como o Brazilian Adventures da cantora Estoniana Pille-Rite Rei, que gravou um álbum em 2018, bem como com artistas de música contemporânea e hip-hop. Atualmente está trabalhando em seu EP de estreia, Falso Espelho.  

Andre Fróes – bateria e percussão - Andre Fróes é baterista e percussionista, brasileiro, do Rio de Janeiro. Bacharelando em Percussão Sinfônica pela UNIRIO,  já tocou com grandes artistas baseados no RJ, entre eles: Osmar Milito, Indiana Nomma, Luiz Brasil, Bibi Ferreira, Augusto Mattoso, Ana Azavedo, Leo de Freitas, Thais Motta, Rio Art Orquestra entre outros grandes nomes.

Vídeos:

https://youtu.be/Y38T7mw_Bio

https://youtu.be/-BxbQNdqH38

https://youtu.be/fyylh-ujv2E

https://youtu.be/MuaMzzAEIuM

https://youtu.be/fjnVkZVwwIU

Repertório:

1) Alone Together - Dietz & Schwartz

2) Orfeu e Eurídice - Raphael Grumser

3) Todas as Cores - Lipe Portinho

4) Amor Proibido - Cartola

5) Ask Me Now - Thelonius Monk

6) Uma Coleção de Páginas - Raphael Grumser

7) False Mirror - Raphael Grumser

8) Parque Lage - Lipe Portinho/Raphael Grumser

9) Kicho - Astor Piazzolla

10) Malandro - João Donato

11) Balada Para Um Mundo Solitário - Lipe Portinho

12) From This Moment On - Cole Porter    

Roteiro:

Trio Portinho, Grumser, Fróes
8 Maio às 20hs
Auditório Guiomar Novaes – Sala Cecilia Meireles – Largo da Lapa, 47 – Lapa
Ingressos: R$ 10,00

Pin It