Música

Eduardo Gudin e Léla Simões

Eduardo Gudin, instrumentista e compositor de expressão na música popular brasileira, e a jovem cantora Léla Simões apresentam show com músicas do álbum homônimo que gravaram juntos, recém-lançado pelo selo SESC.

A apresentação acontece no dia 22 de dezembro, domingo, no Bar do Alemão, às 19h30. Eduardo Gudin (violão e voz) e Léla Simões (voz eviolino) apresentam-se com participação da pianista Naila Gallotta.

O disco Eduardo Gudin e Léla Simões é o décimo sétimo da trajetória de Gudin e o primeiro de Léla. No repertório estão obras de diversas fases da carreira do compositor, escolhidas a dedo para o timbre vocal raro da intérprete. Entre as canções estão "Alma" (parceria de Gudin com Cacaso), "Sempre

Luiz-Ottavio Faria

Em continuidade com a expressiva carreira internacional, um dos maiores baixos da atualidade, Luiz-Ottavio Faria está em Muscat, para interpretar mais uma vez Sarastro, personagem da ópera A Flauta Mágica de Mozart. A direção musical e regência é do suíço Diego Fasolis e a direção cênica, do italiano Davide Livermore, assessorado pelo brasileiro Allex Aguilera, com quem o Luiz-Ottavio já teve o privilégio de trabalhar na ópera Turandot, na Ópera La Coruña, na Espanha. A apresentação será com o grupo de câmara italiano I Barocchisti e acontecem no Royal Opera House Muscat, no Sultanato de Omã, na Península Arábica, nos dias 2, 3 e 4 de janeiro de 2020.
Site: https://www.rohmuscat.org.om/en/performance/performance-detail?i=425

2019 foi um ano promissor

Consuelo de Paula

No dia 24 de Janeiro, sexta, o Sesc Belenzinho recebe Consuelo de Paula em show de lançamento do CD Maryákoré, às 21 horas. Este é o sétimo disco da carreira da cantora e compositora mineira, uma obra provocadora naquilo que tem de mais feminina, mais negra, mais indígena e mais reveladora de nós mesmos.

No show, Consuelo (voz, violão e percussão) apresenta-se acompanhada por Carlinhos Ferreira (percussão) e Ana Rodrigues (piano). O roteiro da apresentação traz algumas surpresas. “Farei um tema popular dos canoeiros do Vale do Jequitinhonha e cantarei uma música de César Isella e Armando Tejada Gómez, que já foi interpretada por Mercedes Sosa”, revela a artista, que também vai interpretar canções essenciais

Douglas Germano

O compositor, cantor e violonista paulistano Douglas Germano apresenta-se no dia 8 de dezembro, domingo, no Bar do Alemão, às 19h30. O repertório traz faixas de seu terceiro disco autoral, Escumalha, lançado neste ano, além de obras de diversas fases de sua carreira como “Maria de Vila Matilde”, música gravada por Elza Soares.

Escumalha, na definição do dicionário, em sentido figurado, significa “escória social; gente de baixa estirpe, ralé, escuma”. Ou seja, gente alheia à tecnologia, entre meia e terceira idades, sem representação em espaços sociais e culturais das metrópoles; gente que socializa nos vagões de trem a caminho do trabalho, no terminal de ônibus, no botequim de passagem, na fila do SUS, na igreja,

Prislla

Para os que desejam celebrar a virada do ano em alto estilo o Flutuante Rio, localizado na Urca promete uma festa exclusiva para 140 pessoas no mais alto nível de serviço. No comando do som terá Prislla, DJ residente do local e curadora musical e Djs especialmente convidados pela curadora para somar e agitar o grande evento.

O time de peso escalado para a celebração de fim de ano conta com Rodrigo Câmara, Dj das festas Fishbone e Punta Rocca Beach Búzios, Dj Ed Vieira, presente em muitas festas vips cariocas, e Duda Santtos, do Programa Adrenalina Transamérica, além das principais festas eletrônicas da cidade.    

A noite será brindada com a melhor vibe

Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Dia 19 de dezembro, quinta-feira, às 19h30, acontece o Concerto de Natal das Quintas Culturais no Divino na Igreja do Divino Espírito Santo na Bela Vista. A série tem como objetivo o restauro da igreja inaugurada em 1908. Primeiro apresentam-se Adélia Issa (canto) e Edelton Gloeden (violão), depois o Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo, sob regência de André Rodrigo. A série é dirigida pelo tenor Miguel Geraldi. Os ingressos custam R$ 20,00 e meia entrada.

Ao final, serão sorteados para o público, exemplares do CD 12 Valsas Brasileiras com obras de Francisco Mignone e Edelton Gloeden como intérprete.

Dois grandes intérpretes da música de concerto, Adélia Issa e Edelton Gloeden, vão

Tia Cida dos Terreiros

No dia 4 dezembro (quarta, às 20h30), na semana em que se comemora o Dia do Samba (2/12), o Bar do Alemão recebe uma edição ao vivo do projeto O Samba Pede Passagem, do radialista Moisés da Rocha. E a convidada da noite é veterana sambista Tia Cida dos Terreiros. 

A apresentação segue o formato do programa idealizado, produzido e apresentado por Moisés (rádios Capital e USP FM), reconhecido pesquisador e produtor cultural. Esta é uma edição especial de O Samba Pede Passagem, na qual os fãs do programa e da cantora podem acompanhar tudo de pertinho. Entre um bloco musical e outro, o apresentador conduz um papo descontraído com Tia Cida sobre sua história

Roberto Seresteiro

O paulista Roberto Seresteiro apresenta-se no dia 17 de novembro, domingo, no Bar do Alemão, às 19h30. O show é recheado de serestas e gêneros musicais afins, fruto de quase duas décadas de pesquisa dedicadas à valorização deste repertório, que teve início ainda em sua adolescência.

Seresteiro, com seu carisma e timbre lapidado, canta acompanhado pelos instrumentistas Guilherme Girardi (violão) e Cléber Silveira (acordeom). O show conta ainda com canjas de outros músicos e cantores, amigos de Roberto.
Nascido em Piracicaba, SP, Roberto Seresteiro canta desde criança, incentivado pelo avô, Amando Saglietti, um colecionador de discos e livros que o estimulou a apreciar a música popular brasileira, principalmente da chamada "época de ouro". Na adolescência, passou

concerto

O repertório do concerto inclui as obras de John Francis Wade, Franz Gruber e Modest Mussorgsky

No próximo dia 13 de dezembro (sexta-feira), a Reitoria promove seu tradicional Concerto de Natal, a partir das 12h30, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), no campus da USP em São Paulo.

Neste ano, o evento contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e da Orquestra de Câmara da USP (Ocam), com a participação do tenor Jean William Silva.

O repertório do concerto inclui as obras Adeste Fideles, de John Francis Wade; Noite Feliz, de Franz Gruber; e Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky e orquestração de Maurice Ravel.

Jean William Silva estudou Canto e Arte Lírica

NOtícias Dum Brasil

O Notícias Dum Brasil – grupo criado por Eduardo Gudin para acompanhá-lo em discos e apresentações – apresenta-se no dia 1º de dezembro, domingo, no Bar do Alemão, às 19h30. Atualmente, o grupo é formado por Cezinha Oliveira (voz e violão), Karine Telles (voz), Mauricio Sant'Anna (voz e violão), Léla Simões (voz) e Jorginho Cebion (percussão).

O show, homônimo, traz no repertório, entre outras, músicas do CD Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil 4, lançado em 2015. Entre elas “Olhos Sentimentais” (Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro), “Tempo de Espera” (E. Gudin e P. C. Pinheiro), “Meu Delírio” (E. Gudin e Carlinhos Vergueiro) e “De Todo Meu Violão” (E. Gudin e Maurício Sant'Anna).

Outras canções

Fátima Guedes

A cantora, compositora e violonista carioca Fátima Guedes apresenta, no dia 12 de novembro, terça-feira, o show solo O Poder da Lira no Bar do Alemão, às 21 horas.

Artista de timbre singular e interpretação personalíssima, Fátima comenta sobre a apresentação: "No palco, sozinha com Deus e meu violão, vou falar da minha vida de compositora popular, contar a historia de algumas canções e alguns casos. No repertório estão coisas antigas e musicas novas num bate papo divertido numa conexão que, tenho certeza, vai perdurar para além do encontro no Bar do Alemão".

Entre as canções do show estão: “Avassalador”, “Domingueira”, “Condenados”, “Peça Desculpas”, “Minha Nossa Senhora”, “Cheiro de Mato/Chuva Sertaneja”, “O Resto do Resto”,