Música

Wallace Oliveira Trio

Após turnês de sucesso em Portugal, o Wallace Oliveira Trio leva a versatilidade da guitarra portuguesa, instrumento tradicional do fado, em arranjos para ritmos brasileiros, para quatro shows grátis em São Paulo.

Formado por Wallace Oliveira na guitarra portuguesa, Sérgio Borges no violão de sete cordas e Adriano Busko na percussão, o trio toca no Centro Cultural São Paulo, no dia 16 de agosto (sexta, às 19h), Centro Cultural da Penha, no dia 21 de agosto (quarta, às 20h) e CEU Butantã, no dia 23 de agosto (sexta, às 20h).

O espetáculo dá continuidade ao lançamento do álbum de estreia, Nova (2017). O programa do show inclui releituras que vão de Pixinguinha e Hermeto Pascoal

Wallace Oliveira Trio

Após turnês de sucesso em Portugal, o Wallace Oliveira Trio leva a versatilidade da guitarra portuguesa, instrumento tradicional do fado, para espaços da cidade de São Paulo, em quatro shows grátis, e ao 19º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP).

Formado por Wallace Oliveira na guitarra portuguesa, Sérgio Borges no violão de sete cordas e Adriano Busko na percussão, o trio toca na Casa de Cultura Ipiranga, no dia 21 de julho (domingo, às 16h), Centro Cultural São Paulo, no dia 16 de agosto (sexta, às 19h), Centro Cultural da Penha, no dia 21 de agosto (quarta, às 20h) e CEU Butantã, no dia 23 de agosto (sexta, às 20h).

A apresentação no Festival de

CD Chico Bororó

Dia 12 de julho, sexta-feira, das 19h às 21h30, acontece o lançamento do CD Duplo Chico Bororó – Um jovem Mignone com Maria Josephina Mignone, ao piano e Neti Szpilman no canto, na Livraria da Vila da Lorena.

No Rio de Janeiro, o CD Chico Bororó foi lançado no dia 7 de junho, sexta-feira, das 19h às 22h30, na Livraria da Travessa de Ipanema.

Maria Josephina Mignone desejava gravar as obras do Chico Bororó, pseudônimo popular de Francisco Mignone (1897-1986). “Chico Bororó foi um estado de espírito” dizia Francisco Mignone. O trabalho resultou em dois CDs com 27 peças compostas entre as décadas de 1920 e 30. O primeiro CD é somente com a pianista,

Barker Bing Band

O espetáculo "Os Sons da Era do Swing" terá participação de bailarinos do Grupo Olharte, dançando coreografias especialmente criadas por Eliane Humberg para os temas a serem apresentados pela BarkerBigBand. Na parte final do espetáculo o público será convidado a subir ao palco para dançar clássicos do jazz dos anos 1930 e 1940.

Antonio Luiz Barker, pianista, diretor artístico do programa Toriba Musical, decidiu no ano passado criar a BarkerBigBand. Seu objetivo foi o de oferecer, nas festas comemorativas dos 75 anos do Hotel Toriba, o glamour e a emoção que a proximidade com uma orquestra ao vivo podem trazer.

A BarkerBigBand estreou, em grande estilo, e com absoluto sucesso, na festa do Réveillon 2018/2019. Agora,

Giácomo Bartoloni e Eduardo Monteiro

Serão interpretadas obras de 10 compositores eruditos brasileiros

No dia 15 de junho, sábado, às 20h, o Centro de Música Brasileira traz dois duos, violão e flauta, violino e piano, no Centro Brasileiro Britânico em Pinheiros. Giácomo Bartoloni (violão) e Eduardo Monteiro (flauta) e Tânia Guarnieri (violino) e Araceli Chacon (piano). A série conta com o Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. Grátis!

O duo formado por Giácomo Bartoloni (violão) e Eduardo Monteiro (flauta) já trabalhou junto no quinteto Five Around nos anos de 1990 e se reencontraram em 2017 em um Festival de Música no Instituto de Artes da Unesp. O principal objetivo do duo é divulgar a produção nacional. Na apresentação

O trio Horácio Schaefer

A Temporada 2019 dos Concertos Petrobras-EPTV tem continuidade nos dias 30 de Junho e 2 de Julho, com concertos nas cidades de Artur Nogueira e Cosmópolis. O trio Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring recebe, como convidado, o pianista Ney Fialkow.

Com sua proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao interior do Estado de São Paulo, os Concertos Petrobras-EPTV dão continuidade à Temporada 2019 com mais dois concertos.

Os concertos serão realizados em Artur Nogueira e Cosmópolis – municípios da Região Metropolitana de Campinas –, respectivamente nos dias 30 de Junho e 2 de Julho. No palco estarão o pianista Ney Fialkow e o trio Pablo de León, Horácio Schaefer e

O trio Horácio Schaefer (esq.), Roberto Ring e Pablo de León

A Temporada 2019 dos Concertos Petrobras-EPTV tem início com três concertos, nos dias 21, 22 e 23 de Junho, em São Carlos, Araraquara e Santos. O programa tem quartetos de cordas de Schubert e Ravel. No palco estará o trio Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring, com um convidado dos mais especiais, o violinista francês Régis Pasquier.

 Os Concertos Petrobras-EPTV estão de volta, dando continuidade a sua proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao interior do Estado de São Paulo. A Temporada 2019 começa com três concertos, a serem realizados nas cidades de São Carlos, Araraquara e Santos, respectivamente nos dias 21, 22 e 23 de Junho. As apresentação têm patrocínio

Zé Guilherme

No dia 27 de junho (quinta), o Bar do Nelson recebe show do cantor e compositor Zé Guilherme que apresenta, às 21 horas, o repertório de seu terceiro CD, Abre a Janela – Zé Guilherme Canta Orlando Silva, lançado em 2015.

O disco é uma homenagem a um dos mais significativos intérpretes da música popular brasileira, que completaria 100 anos na época do lançamento. O trabalho é norteado por uma releitura delicada e pessoal de 18 canções gravadas pelo Cantor das Multidões, selecionadas por Zé Guilherme em um longo processo de pesquisa sobre sua trajetória.

O repertório de Abre a Janela é formado por: “A Jardineira” (Benedito Lacerda e Humberto Porto), “Dama do Cabaré” (Noel

Orquestra Filarmônica Jovem de Boston

Dirigida pelo maestro Benjamin Zander, a orquestra se apresenta no dia 20 de Junho no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, e no dia 22 de Junho no Teatro Castro Mendes, em Campinas.
Os dois concertos terão participação da pianista Anna Fedorova como solista do Concerto Nº 2 de Rachmaninov.

Considerada uma das melhores orquestra jovens do mundo, a Orquestra Filarmônica Jovem de Boston se apresenta no Brasil em uma grande turnê nacional, com nove concertos programados para o período de 15 a 27 de Junho. Duas das apresentações serão realizadas em importantes cidades do interior do estado de São Paulo, integradas às comemorações de 40 anos da EPTV.

Na quinta-feira 20 de Junho – feriado de

A cantora, saxofonista e compositora estoniana Pille-Rite Rei volta ao Brasil para lançar o CD “Brazilian Adventures” numa série de shows que começa dia 13 de junho no Blue Note e segue para o Blue Note SP, dia 4 de julho, e depois para Curitiba. Pille-Rite Rei é uma revelação do jazz – indicada por voto popular para o Festival de Jazz da Estônia, eleita como Compositora Revelação de Jazz pela Danish Songwriters Guild (2016) – e uma apaixonada pela bossa-nova. Dia 27 de junho, ela se apresenta na Sala Cecília Meireles ao lado do ícone Roberto Menescal.  Nos shows do Blue Note, ela se apresenta ao lado de Ana Azevedo (piano), Lipe Portinho (contrabaixo),

 Hanine El Alam

A jovem violinista libanesa Hanine El Alam é uma das mais versáteis e carismáticas personalidades da cena musical contemporânea. Consagrada no Oriente Médio e países do mundo árabe, e com sua carreira em momento expansão internacional – já se apresentou em países como Grécia, Portugal e Estados Unidos –, Hanine chega agora pela primeira vez ao Brasil.
Hanine El Alam vai mostrar aos brasileiros sua arte, que mistura o leste e o oeste para dar origem a um novo gênero musical que mescla febre latina com pulsantes ritmos orientais e é só dela. Com o som mágico de seu violino e movimentos suaves, Hanine cria uma fascinante fusão artística de melodia e dança que transporta seu