Caleidos Artista Docente

Serão duas modalidades de cursos: Estudos do Movimento, imersão na linguagem da dança nas perspectivas descritas por Rudolf Laban; e Artista Docente, que se dá por meio da experiência artística e da reflexão em arte na perspectiva da educação na contemporaneidade.

Já pensou em aprender dança de uma forma diferente? Sem decorar passos e seguir ritmos, sem repetir movimentos ou sequências? O Instituto Caleidos, referência nacional no ensino de dança, vai oferecer dois cursos de férias em janeiro. E as matrículas realizadas até 15 de novembro terão 15% de desconto.

O curso Estudos do Movimento, que acontece nas manhãs de 13 a 17 de janeiro de 2020, tem como tema “Presente Perpétuo”, que propõe pensar no tempo do tempo contínuo e digitalmente perpétuo.

Nele, o aluno vai aprender, experienciar e refletir sobre os princípios de Rudolf Laban a partir de jogos de criação, improvisação e composição desenvolvidos pelo Caleidos em diálogo com a contemporaneidade e estruturados pela proposta pedagógica da Dança no Contexto e pelos princípios de Rudolf Laban e Paulo Freire. O curso pretende mobilizar processos de criação em dança e refletir sobre o mover-se na construção da cena e da sociedade.

Já o curso Artista Docente, que acontece nas tardes de 13 a 17 de janeiro de 2020, tem como tema “Presença e Participação”, que propõe pensar os processos de presentificação como atores de ação artística e política.

A partir de práticas de jogos de dança e poesia, intervenções no tempo/espaço e dos processos de criação cênica, o curso vai discutir, experienciar e propor reflexões sobre o papel do artista docente em suas práticas pedagógicas, experiências artísticas e sociais. Uma reflexão sobre dinâmicas de presença e participação. Arte como ação politizadora. Aula como ação estética. Encontro como ação educadora.

A proposta pedagógica de Isabel Marques, a Dança no Contexto, nasceu na conclusão de seu doutorado na Faculdade de Educação da USP (1996). Ali procurou desenvolver propostas pedagógicas que permitissem o ensino e aprendizagem da dança partindo da criação de movimentos e do conhecimento da linguagem da dança (Coreologia-Laban).

A programação acontece no Instituto Caleidos, na zona Oeste em São Paulo, e nas noites de 13 a 17 e janeiro também haverá uma programação de espetáculos, palestras e rodas de conversa. Saiba mais sobre a programação no site: https://www.formacaocaleidos.com.br/.

Serviço:
Cursos de férias no Instituto Caleidos
O que: Curso “Estudos do Movimento”
Quando: de 13 a 17 de janeiro de 2020, das 9h às 12h.

O que: Curso “Artista Docente”
Quando: de 13 a 17 de janeiro de 2020, das 14h30 às 17h30.

Onde: no Instituto Caleidos, à rua Mota Pais, 213, Lapa, São Paulo.

Mais informações:
www.formacaocaleidos.com.br
tel: 11 3021 4970
cel.:  11 97143 9189

Pin It