Dança

Abraço que vós me nordestes

Espetáculo solo do intérprete-criador Erico Santos será apresentado no dia 17 de maio, às 20h, na Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera. Trabalho foi inspirado na vida e na obra do mestre Sebastião Biano, componente da Banda de Pífanos de Caruaru.

Com espetáculo nesta sexta-feira (17), às 20h, o intérprete-criador Erico Santos apresenta seu mais novo trabalho, “Abraço que vós me nordestes”. O espetáculo será apresentado na Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera, na zona Leste da capital. Os ingressos são gratuitos.

"Abraço que vós me nordestes" traz uma dança-poesia inspirada na vida e na obra do mestre Sebastião Biano, componente da Banda de Pífanos de Caruaru. É força, resistência, amor e legado, estouro em danças,

Eu por detras de mim

Premiada e atuante no Brasil e no exterior, a Companhia de Danças de Diadema comemora 24 anos de história com apresentações no Teatro Clara Nunes, no Centro Cultural Diadema, nos dias 17, 18 e 19 de junho. Os ingressos são grátis e devem ser retirados com 1 hora de antecedência.

Nos dias 17 e 18/5 (sexta e sábado, às 15h), a Companhia mostra seu mais novo espetáculo Nas Águas do Imaginar, montagem inédita para o público infantil com coreografia de Ton Carbones. No dia 18/5 (sábado, às 20h), o grupo entra em cena com Força Fluída, cuja coregrafia foi criada pelo sul-coreano Jaeduk Kim. E fechando a comeoração, no dia 19/5 (domingo, às 19h), o

Bailando em Cirandas

Nos dias 13 e 27 de maio, segundas-feiras, a partir das 10h30, a Companhia de Danças de Diadema leva o projeto Bailando nas Escolas para a EMEB Florestan Fernandes e EMEB José Rodrigues, respectivamente. O evento contempla crianças de idades entre 6 e 9 anos.

Bailando nas Escolas é uma caravana de dança que envolve formação e difusão, sendo realizada nos pátios das escolas públicas da cidade, numa parceria com a Secretaria de Educação de Diadema.

Os artistas orientadores da Companhia de Danças de Diadema desenvolvem vivências em dança e em movimento junto aos estudantes, desde crianças da pré-escola até adolescentes. Em seguida, acontece uma apresentação artística da Companhia. Alunos e professores das escolas fazem

dança

Os amantes do mundo da dança terão mais uma oportunidade para se divertir nos meses de abril e maio. O Shopping Jardim Guadalupe promove, em parceria com o Espaço de Dança DCC, aulões gratuitos de diversos ritmos, como charme, KPop e hip hop para adultos e crianças. As atividades acontecem nos dias 14 e 28 de abril e 05 e 12 de maio, sempre às 14h. Cada aula terá uma hora e meia de duração. A inscrição é gratuita e deve ser feita através de envio de mensagem privada (inbox) à fan page do empreendimento - www.facebook.com/ShoppingJardimGuadalupe

Sob a coordenação do professor Eduardo Gonçalves, os clientes poderão aprender passos e coreografias específicas. “Nosso objetivo é divertir

Dança nas Bordas

De 21 de março a 13 de abril de 2019 acontece em São Paulo a 3ª edição do Dança Nas Bordas, mostra de dança que reúne artistas que produzem dança nas periferias da capital paulista. A programação é totalmente gratuita e reúne workshops, exibição de vídeos, rodas de conversa, espetáculos de dança, oficinas e intervenções de diversos grupos e companhias. Organizado pela Cia. Diversidança, o evento acontece no Espaço Cultural CITA, que fica na Rua Aroldo de Azevedo, 20, Jardim Bom Refúgio. A Mostra tem apoio do PROAC Festival de Artes II da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

O Dança nas Bordas surge com a necessidade

Tango

O final de semana de 3 a 5 de maio será perfeito para os amantes do tango. Dia 3 de maio, o grupo Corda apresenta o espetáculo “Corda toca Piazzolla” na Sala Cecília Meireles, às 20h, no dia 5 de maio, o Casarão Ameno Resedá, no Catete, hospeda o baile-show de tango e milonga “Uma Noite em Buenos Aires” com a orquestra San Telmo, de músicos argentinos e uruguaios, apresentação do casal de dançarinos argentinos Veronica Centurion y Fernando Esposito e pista aberta para o público bailar. No dia 5, às 16h, o casal de dançarinos promove workshop no projeto Tangue-se em Copacabana.

Uuma Noite em  Buenos Aiires - “A ideia é contar a história e

Eu por detrás de Mim

A Companhia de Danças de Diadema apresenta o espetáculo EU por detrás de MIM no dia 7 de abril (domingo, às 11h10), na Casa das Rosas com ingressos grátis. Com direção e coreografia de Ana Bottosso, a montagem foi inspirada em obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e no conto O Espelho, de Guimarães Rosa.

Esta apresentação integra a 12ª edição do Visões Urbanas – festival internacional de dança em paisagens urbanas, concebido e realizado por Ederson Lopes e Mirtes Calheiros. O evento acontece de 5 a 19 de abril, reunidno artistas do Brasil, Bélgica, Itália, Estados Unidos e Ucrânia, em oito espaços de São Paulo: Vale do Anhangabaú, Instituto Italiano di Cultura, Casa

Imersão Caleidos

O curso “Dança no Contexto” terá início no dia 13 de março, com foco na percepção da dança enquanto criação e arte.
No dia 23 de março acontece o Laboratórios Laban, intensivo, e o Artes Integradas, que aprofunda os temas Dança e Poesia.
Já pensou em aprender dança de uma forma diferente? Sem decorar passos e seguir ritmos, sem repetir movimentos ou sequências?

Isabel Marques, diretora do Caleidos Cia de Dança, referência nacional no ensino de dança, oferece cursos e workshops a partir de março.

A proposta pedagógica de Isabel Marques, a Dança no Contexto, nasceu na conclusão de seu doutorado na Faculdade de Educação da USP (1996).

Ali procurou desenvolver propostas pedagógicas que permitissem o ensino

Companhia de Danças de Diadema

Premiada e atuante no Brasil e no exterior, a Companhia de Danças de Diadema – que em maio completa 24 anos de história – está em circulação por cinco cidades do interior de São Paulo com o projeto Fluxo & Reflexo. A programação (grátis) ocorre nos meses de abril, maio e junho com apresentação de dois espetáculos de seu repertório - EU por detrás de MIM e Força Fluída -, além do workshop Fluxo & Reflexo.

São dois dias em cada cidade, a saber: Caraguatatuba (11 e 12/4), Pirassununga (18 e 19/4), Mogi das Cruzes (25 e 26/5), Praia Grande (6 e 7/6) e Itatiba (8 e 9/6). Rio Grande da Serra foi a primeira cidade

Flor da Lu

Nos dias 6 e 7 de abril, a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP recebe o espetáculo de dança A Flor da Lua, com Marcus Moreno. A entrada é franca.

O ponto de partida para a criação do trabalho é a passagem do tempo. A coreografia – que se constitui no instante presente – é inspirada na obra da artista e ilustradora botânica Margaret Mee e baseada na metáfora da flor da lua, uma espécie pouco conhecida, que geralmente é encontrada em florestas tropicais, como a Amazônica.  De cor branca e aspecto sutil, a flor, que nasce em um cacto, tem como principal característica o fato de desabrochar e durar apenas uma noite.

A Notícia

Espetáculo “A Notícia” desdobra em danças relatos jornalísticos de violência contra homoafetivos

Com apresentações nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, na sede do Instituto Caleidos, na Lapa, espetáculo do Caleidos Cia de Dança traz notícias de violências contra homossexuais no Brasil e no mundo que se desdobram em danças, denúncias, afetos e ações Como uma notícia atravessa um corpo? Como um corpo reverbera um noticiário?

O Caleidos Cia de Dança apresenta o espetáculo “A Notícia”, 24º trabalho da companhia paulista que, mais uma vez, se volta sobre o tema da violência na cultura do macho.

As apresentações acontecem nos dias 22 e 23 de fevereiro (sexta e sábado), às 20h30; e no dia