Arte e Memória

De agosto a dezembro, serão abordadas as relações entre Cinema e História; Arte e Psicanálise; Arte e Arqueologia; Performance, Corpo e Memória; Literatura e outras artes.

O Arte em Foco – ciclo de reflexões sobre as artes, realizado pela regional da Funarte em MG, por meio do Centro de Programas Integrados (Cepin) -, chega à sétima edição e, neste ano, foca sobre Arte e Memória. Para palestrar, foram convidados pesquisadores que têm desenvolvido estudos neste campo: memória da dor, do trauma; memória de tempos remotos; memória inscrita no corpo. A programação vai de agosto a dezembro, com cursos sobre Cinema e História, com Cristiane Freitas; Arte e Psicanálise, com Paulo Endo; Literatura e outras artes, com Marcio Seligmann; Arte e Arqueologia, com Fabíola Andréa Silva; Performance, Corpo e Memória, com Leda Martins. As intervenções artísticas, que acontecem a cada curso, serão feitas pelos artistas Rui Moreira, Mamutte, Marcelo Dolabela, e Laís Myrrha.

Buscando ampliar e fortalecer as ações de formação desenvolvidas na Funarte MG, o projeto oferece este ano, além das palestras e intervenções artísticas, 4 oficinas, entre elas: Tatuagens Urbanas – inscrições no corpo da cidade, com Clovis Domingos dos Santos; Introdução à Arte da Intervenção Urbana, com Brígida Moura Campbell; Performar o Insensível Político: poética de sarau e o estado interminável de crise, com Mário Geraldo Rocha da Fonseca.

Aberto a todos interessados, o Arte em Foco tem inscrições, gratuitas, que podem ser feitas a cada mês, pelo email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. As vagas são limitadas e os participantes que obtiverem frequência mínima de 75% serão certificados.

A 7ª edição do Arte em Foco

Perfermances Rituais: Tempo, Imagem e Memória

De 17 a 19 de agosto, a professora Leda Maria Martins, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), propõe uma reflexão sobre a concepção de tempo, imagem e memória nos repertórios das práticas rituais, no âmbito das teorias da performance.

Leda Maria Martins é poeta e ensaísta. Pós doutora em Performance Studies, pela New York University,Tisch School of the Arts; em Rito, Dramaturgia e Teatralidade, pela Universidade Federal Fluminense; e em Teorais da Performance, pela New York University, Tisch School of the Arts. Completou doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestrado em Master Of Arts, na Indiana University; e graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nas áreas de Letras (Estudos Literários) e de Artes Cênicas, com ênfase em teatro, dramaturgia, performance e nas interlocuções entre a literatura e outros sistemas semióticos, dentre eles o teatro, a dança, a música e as performances rituais. Sua bibliografia inclui livros e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior, em português, inglês, espanhol.

Durante esse primeiro ciclo de palestras, os participantes poderão conferir a intervenção artística do bailarino Rui Moreira. Definitivo é uma performance, de cerca de 20 minutos, em que o tempo é vivenciado de maneira  contemplativa e circular. “As variações de gestos aleatórios, sons, luzes e sombras provocam encontros e desencontros sensoriais, invocando o imponderável acaso.  O argumento poético são as memórias de um ser etéreo e mítico. Um andarilho, ou melhor um ‘andançarino’ que vaga pela terra mirando miragens. Esse ser pensa que tudo dança, mas na verdade ele ao dançar é quem vê todas as coisas dançando. Em sua dança pode se observar traços de uma ancestralidade e a percepção de que ele é também todos aos homens”, explica o performer.

Serviço

Horário: 19h às 22h
Funarte MG
Rua Januária, 68. Centro. BH/MG
Informações: (31) 3213.7112
Inscrições Gratuitas
Nome completo, breve currículo, telefone para contato
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Vagas Limitadas

Funarte

Pin It