Adesivado com a marca do Museu da Vida e a expressão #partiumuseudavida, ônibus vai permitir maior facilidade de acesso ao local, principalmente para as escolas públicas do Grande Rio

No dia 12 de junho, das 14h às 15h30, a Fiocruz foi palco do lançamento do Programa Amigos do Museu da Vida, rede formada por parceiros públicos e privados, com o objetivo de apoiar e fortalecer as ações de divulgação científica desenvolvidas pelo museu da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O projeto conta com patrocínio master da IBM Brasil e copatrocínio da Nortec Química e da Schott, todos com uso da Lei Rouanet de incentivo à cultura.

A grande novidade será o lançamento de um ônibus exclusivo e gratuito, todo adesivado com a marca do Museu da Vida e a expressão #partiumuseudavida, para permitir maior facilidade de acesso ao local, principalmente para as escolas públicas do Grande Rio. “Foi criada uma rede de escolas parceiras, incluindo, principalmente, aquelas no entorno da Fiocruz, mais vulneráveis socialmente”, explicou Diego Bevilaqua, chefe do Museu da Vida. “A partir do dia 15 de junho vamos montar um programa de ação continuada com algumas escolas para facilitar o acesso. A prioridade é para escolas do entorno e em situação de vulnerabilidade social. Para saber mais sobre o programa, basta ligar para 2590-6747”, reforçou Bevilaqua. 

Sobre o Programa, o diretor da COC, Paulo Elian, também destaca o lançamento do ônibus e adianta planos futuros. “Como desdobramento desta iniciativa, teremos em breve ações mais impactantes no sentido de integrar o Museu da Vida ao circuito cultural do Grande Rio. Pontos de embarque em alguns locais da cidade podem atingir um público que por diferentes fatores ainda não desfrutou da experiência de conhecer o Museu da Vida", afirmou Elian.

Teatro, dança e música em espaços totalmente renovados

Dentre as ações envolvidas, destaca-se a revitalização da área ligada às intervenções teatrais. No programa, estão confirmadas as peças Aprendiz de Feiticeiro, Aventuras no Castelo e a esquete Conferência Sinistra.

Os aparatos do Parque da Ciência (Ligações Dançantes, Ciclos e Ritmos, Pedalando OndasPilha Humana, Espelhos Sonoros, Trilho Mensageiro, Tubos Musicais e Vasos Ressonantes) também serão renovados. A acessibilidade ficou garantida com rampas construídas especialmente para os cadeirantes.

O programa também engloba a apresentação da nova maquete do campus de Manguinhos, de modo que os alunos possam ter uma noção imediata da dimensão da Fiocruz.

De acordo com Luis Fernando Donadio, coordenador de captação de recursos da Fiocruz, a cada ano haverá a oportunidade de adesão de novos parceiros. “Desejamos que esta rede de parcerias cresça, e a partir de ações integradas, possibilitar cada vez mais o desenvolvimento de iniciativas de inclusão cultural, social e científica”, explicou Donadio.

O Programa Amigos do Museu da Vida é uma realização do Ministério da Cultura e do Museu da Vida, e a gestão executiva fica por conta da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC).

Agência Fiocruz

Pin It