Escola General Ozo

Idealizado pelo publicitário Fernando Oliveira, da agência Trinity, o espetáculo é inspirado no Profeta Gentileza

Entre os dias 15 de novembro e 21 de dezembro, o projeto ‘Gentilezinha’ retorna ao Rio de Janeiro levando para diversas regiões da cidade uma variedade de atrações que tem o objetivo de propagar valores importantes para a formação da cidadania entre jovens e crianças. Neste período serão apresentadas cerca de 28 encenações de teatro infantil para escolas da rede pública de ensino, além de locais aberto ao público. Dentre os locais de apresentação estão: Praça do Pomar, Praça Nossa Senhora da Paz, Vila Olímpica da Mangueira, Nave do Conhecimento, entre outros. A programação completa poderá ser conferida na página do projeto e no Facebook https://www.facebook.com/Gentilezinha/

Inspirado no profeta Gentileza e no dia 13 de novembro, data em que se celebra o  Dia Internacional da Gentileza, o projeto ‘Gentilezinha’ chega a sua terceira edição e traz o espetáculo ‘Gentilezinha’ e a Liga dos Guardiões da Terra’. De forma lúdica e divertida, o trabalho aborda temas como companheirismo, amizade, tolerância, sustentabilidade e gentileza, passando desta forma aos participantes, os ideais de José Datrino, o Profeta Gentileza, criador da famosa frase "Gentileza gera gentileza", que inspira o projeto. 

No espetáculo, o protagonista principal é o personagem ‘Gentilezinha’, um menino impactado pela obra do Profeta Gentileza, que se torna uma espécie de mascote da cidadania e segue transmitindo o legado do andarilho, disseminando mensagens de paz, solidariedade e compaixão. A peça fala sobre a devastação do planeta que chegou a um nível alarmante. Gaia, a guardiã da Terra, resolve intervir. Muito preocupada e sem esperanças sobre o futuro da terra, resolve pedir ajuda ao Gentilezinha. Junto a Devas, fiel escudeiro de Gaia, e com o reforço de Luquinhas, o quarteto segue convocando novos guardiões para cuidar do planeta. Durante a apresentação, as crianças serão chamadas para participar da peça sendo convocadas para assumir o papel de guardião. 

Sempre ao final de cada espetáculo serão distribuídas cartilhas para colorir, com ilustrações e mensagens de cidadania, além de adesivos para reforçar ainda mais os conceitos ensinados na peça. 

“É uma alegria chegar ao terceiro ano consecutivo com este projeto que nos orgulha. Queremos espalhar atitudes de gentileza para as crianças, que serão os adultos do amanhã, além de inspirações para muitos pais.  Nosso objetivo é multiplicar e motivar atitudes transformadoras de forma, leve, divertida e cheia de amor. Acreditamos que o futuro está nas mãos dos nossos pequenos”, celebra Fernando Oliveira  

Sobre Fernando Oliveira: 

Fernando Oliveira é autor de inúmeros projetos culturais + sociais na cidade maravilhosa, e já impactou ao todo mais de 75 mil jovens e crianças de comunidades carentes da cidade do Rio. 

Carioca, publicitário, ele designa os projetos da sua empresa, sempre ao social. Todos os projetos que ele realiza tem cunho social, e se não for para trazer o bem às comunidades e a população em geral, ele prefere não fazer. O sonho dele é mudar a realidade dos nosso jovens e crianças que vivem em comunidades carentes. 

De 2017 pra cá, Fernando já conseguiu impactar mais de 75 mil jovens e crianças moradores de comunidades carentes do Rio, tudo isso com seus projetos sociais, entre o Gentilezinha, de sua própria autoriza, que começou fazendo exposições com frases de gentileza que circulou por diversas estações de metrô da cidade, além de levar o coral da Escola de Música da Rocinha para cantar na estação. As ideias do publicitário em transformar jovens e crianças da cidade, através do impacto com seus projetos, não param por aí, de setembro a dezembro de 2017, ele criou o personagem Gentilezinha, o boneco pregando gentileza para as crianças, distribuindo uma cartilha com frases de gentileza para mais de 20 mil crianças passou pelos bairros de Acari, Irajá, Pavuna, Ipanema, Barra da Tijuca, Triagem, Colégio, Maria da Graça, entre outros, sempre pregando a cidadania, e gentileza entre os humanos.

Fernando lançou em 2018 o projeto “Meninos de Ouro” e levou ao Complexo Esportivo da Rocinha, na comunidade da Rocinha, uma exposição de arte que trata do poder transformador do esporte na sociedade. Focado nos esportes aquáticos, o projeto destacou, através de 12 telas produzidas por artistas, grafiteiros e designers, os valores associados à prática esportiva – como dedicação, disciplina, esforço, superação e espírito de equipe. A ação de Fernando foi reforçar no público, através da arte, a ideia de que o esporte tem o potencial de transformar vidas e, com isso, transformar perspectivas e relações entre os indivíduos. Foi um convite a se pensar e enxergar os esportes sob uma nova perspectiva, também transformadora – a arte. Mais de 3 mil pessoas visitaram a exposição.

Este ano, a agência lançou seu mais novo projeto, o Carroselfie. A ideia pioneira dissemina a prática da fotografia e estimular a capacitação de jovens. A possibilidade surgiu através de um dos instrumentos mais comuns entre crianças e adolescentes nos dias atuais: o celular. Com um veículo customizado, o Carroselfie levou aulas teóricas e práticas sobre as técnicas de mobigrafia (fotografia por smartphones) para alunos da rede pública da cidade do Rio de Janeiro. O projeto passou por regiões como Rocinha, Maracanã e Del Castilho.

O desenvolvimento de campanhas com a finalidade de promover e aumentar as vendas das marcas envolvidas é naturalmente parte do dia a dia do publicitário Fernando Oliveira. Ele cria ideias que possam mudar a vida de jovens e crianças, e leva para as empresas, assim fundou a Trinity. Ele largou o cargo de executivo, de uma empresa privada, para se dedicar aquilo que mais ama fazer: o bem através da cultura e do esporte.

Após algumas incursões pelo universo de apoio a ações esportivas, ele acredita ter encontrado o tom certo na combinação entre o retorno dos patrocinadores e o investimento em questões sociais.  

Nascida em 2013 com o objetivo de produzir eventos culturais e esportivos transformadores, a Trinity, criado por Fernando Oliveira, visa fortalecer as marcas dos patrocinadores e sempre trazendo impactos sociais, econômicos e turísticos positivos para a cidade do Rio.

Serviço:

Projeto Gentilezinha
Datas: De 15 de novembro a 21 de dezembro
Informações: https://www.facebook.com/Gentilezinha/

Pin It