Cultura

Expresso Chagas 21

Uma expedição itinerante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai desembarcar em Minas Gerais repleta de atividades de ciência e arte, como uma forma diferente de apresentar resultados científicos. De 19 a 29 de julho, as cidades de Grão Mogol, Espinosa, Montes Claros, Lassance e Belo Horizonte receberão o Expresso Chagas 21, uma iniciativa de promoção da saúde que, em celebração aos 110 anos da descoberta da doença de Chagas, levará à população informação sobre prevenção e tratamento, além de oferecer oportunidade de diagnóstico gratuito aos mais de dois milhões de habitantes dos municípios percorridos. Habitantes de outras quatro localidades também serão beneficiados por conta de parcerias com autoridades locais, incluindo os municípios de Monte Azul,

São Paulo Surrealista

Programação traz cinco espetáculos, roda de samba e oficinas livres para crianças e jovens

Sem apoio de nenhuma natureza, a Cia. Teatro do Incêndio reage ao atual momento de ‘estrangulamento cultural’ e lança programação de resistência para o segundo semestre. Levante Teatro do Incêndio - Pra Vida e Revida é o nome escolhido para dar unidade a uma programação que inclui, de julho a dezembro, cinco espetáculos do repertório do grupo, uma roda de samba e oficinas livres de artes para crianças e adolescentes.

“Essa ação tem duas intenções: não aceitar a regra do jogo para a arte que não seja a do artista criador e contar com o nosso público para manter nossas atividades”, comenta

Escadaria do Bixiga

Vídeo sobre o bairro produzido por alunos da USP é premiado em congresso de comunicação

Nas aulas de Projetos em Televisão do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e artes (ECA) da USP, ministradas pela professora Mônica Rodrigues Nunes, dez alunos decidiram fazer um trabalho para mostrar o bairro do Bixiga, na região central de São Paulo. Mas de uma maneira diferente: evidenciando as diferenças que compõem o local, oficialmente chamado de Bela Vista.

A proposta do trabalho era produzir uma série de vídeos considerando o aprendizado nas aulas. Os alunos realizaram os processos de montar o roteiro, captar informações, registrar imagens e editar o conteúdo. O resultado foi o vídeo Bixiga; Um Bairro de

Arraiá no Museu

O Museu da República promove a festa Arraiá do Museu, dias 6 e 7 de julho, das 10h às 17h, com entrada franca.  O evento, organizado pela produtora de eventos de alta vibração Vida Liberta, vai reunir barracas típicas, cerveja artesanal, comidas tradicionais, opções veganas e sem glúten e artesanato. Haverá quadrilha com integrantes do Morro dos Prazeres no sábado e no domingo às 15h30.  O último evento produzido pela Vida Liberta no Museu da República - a celebração do Dia Internacional do Yoga - recebeu 10 mil pessoas que se dividiram em atividades como palestras e aulas ao ar livre.

Roteiro

Arraiá no Museu
Local – Museu da República – Rua do Catete, 153 – Catete
Dias –

Castelo Fiocruz

O Pavilhão Mourisco, mais conhecido pela população como "Castelo Fiocruz", é uma referência para quem passa pela Avenida Brasil, chegando ou saindo da cidade, indo ou voltando do trabalho. “Um castelo no meio da floresta”, dizem alguns. "Uma lembrança da infância", destacam outros. Ícone no imaginário carioca, o edifício é, também, um símbolo da ciência brasileira.

Nem todo mundo sabe, porém, que esse castelo guarda muitos tesouros. Mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. Livros, fotos, documentos e objetos históricos. Coleções entomológicas que expõem insetos de várias regiões do Brasil. Detalhes arquitetônicos que, além de raros, testemunharam o nascimento e o desenvolvimento da saúde pública brasileira. Pois, em breve, será possível mesmo a quem nunca pisou no

Casa dos Povos

Os países que fazem parte das Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram, durante a Rio+20, um termo de compromisso chamado de Agenda 2030. Essa agenda contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem metas e ações para serem alcançadas por todos os países até o ano de 2030. Mas será que essa agenda faz sentido para os povos e comunidades tradicionais do mundo?

Esse será um dos motes da Oficina Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais sobre desenvolvimento sustentável e territórios, que ocorrerá em Paraty, entre os dias 11 e 14 de julho, como parte da programação oficial da Casa dos Povos durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Já estão confirmados participantes

Férias no Museu

O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoverá a próxima edição do programa “Férias no Museu” de 1º a 16 de julho de 2019.

Realizado desde 2008, o programa tem como objetivo oferecer diversas atividades desenvolvidas pelo Museu a crianças ou adolescentes, filhos de de estudantes, funcionários e docentes da Unicamp e da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp.

A edição do Inverno de 2019 foi projetada em parceria com o Centro de Engenharia e Ciências Computacionais (CCES), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP.

Ao longo de dois dias, cada grupo embarcará na jornada “Desvendando o invisível”, com a missão de salvar um paciente picado por

Acervo de Celso Furtado

Atualmente no Rio de Janeiro, o acervo de Celso Furtado será encaminhado ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP), onde será tratado e ficará à disposição dos pesquisadores.

Formado por cerca de 30 mil itens, entre documentos, fotografias e cartas, o acervo conta boa parte da história, da economia e da política brasileira e mundial do século passado.

Correspondências trocadas com personalidades como o antropólogo Darcy Ribeiro e o senador norte-americano Bob Kennedy, aulas ministradas na França e nos Estados Unidos e relatórios das épocas em que ocupou os cargos de ministro do Planejamento e da Cultura fazem parte da documentação preservada pelo economista ao longo da vida.

Nascido em

São João do Valqueire

Mês de julho conta com feira julina, gastronomia e muita musica

A Feira Gastronômica Itinerante vai invadir o Valqueire com a sua edição julina, levando para o público o evento ‘São João do Valqueire’. Os participantes poderão curtir o clima da roça, com comidas típicas, além dos food trucks, food bikes, barraquinhas gourmet, e as melhores cervejas artesanais. A feira julina acontece nos dias 12,13,14 de julho (sexta, sábado e domingo), na Praça Saiquí. A entrada é gratuita, das 16h às 23h.

Nesta edição, o público poderá saborear gostosuras da gastronomia regional típica, assistir apresentação de quadrilha junina, atrações musicais, e o correio do amor com muita diversão. As crianças também terão seu espaço, para os

Blogs de Ciência

Cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se reuniram para criar a página Ciência na Cultura Pop, hospedada no portal Blogs de Ciência.

Blogueiros e parceiros da rede foram convidados a discutir como a ciência é retratada em filmes, quadrinhos, séries, novelas, programas de TV, literatura e tudo o mais que envolve o universo da cultura pop.

Como a cultura pop pode ensinar ciência? O Sonic pode ajudar em um futuro sustentável? Como Thanos soluciona o problema do crescimento populacional? A língua alienígena de A Chegada pode nos dar o superpoder de prever o futuro? A iniciativa busca responder a essas e outras perguntas.

O Ciência na Cultura Pop aborda obras ficcionais presentes no cotidiano

Luta Antimanicomial

Acorrentados ou amarrados na cama, submetidos a tratamentos com eletrochoques, banhos frios, máquinas giratórias e sangrias. Tortura e tratamentos desumanos. Este era o cenário dos antigos manicômios no Brasil. A história da psiquiatria no país, dos manicômios à Luta Antimanicomial com a Reforma Psiquiátrica é contada na instalação de fotografias e vídeo Morar em Liberdade: 15 anos do Programa de Volta para Casa. A Fiocruz Brasília recebe a mostra entre os dias 29 de março e 31 de maio, mês da Luta Antimanicomial.

Um dos cenários da exposição é o hospital psiquiátrico Colônia (Barbacena-MG), que retrata os antigos métodos terapêuticos aplicados à época, o impacto das primeiras iniciativas da reforma antimanicomial, e os resultados da