Cultura

Nanofotografia

A exposição “Nanofotografia – a arte no invisível” foi inaugurada no Museu da Ciência Professor Mário Tolentino, em São Carlos (SP), durante o Festival de Fotografia de São Carlos, e ficará aberta ao público até 11 de outubro.

A mostra é resultado do Projeto Nanoarte do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP e sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A exposição apresenta ao público a Nanoarte, expressão artística recente oriunda da nanotecnologia. A exibição é composta por imagens de materiais obtidas por intermédio de microscópios eletrônicos de alta precisão.

O objetivo principal é mostrar a face oculta da estrutura

A Biblioteca à Noite

 A partir do dia 12 de setembro, exposição imersiva “A Biblioteca à Noite” ocupa o pátio do Sesc Copacabana. Trabalho é inspirado no livro de mesmo nome do escritor argentino Alberto Manguel

Sesc Copacabana recebe "A Biblioteca à Noite", exposição imersiva imaginada e realizada pelo diretor canadense Robert Lepage e a Companhia Ex Machina, e inspirada no livro de mesmo nome do escritor argentino Alberto Manguel. Com entrada gratuita, a visitação será somente mediante agendamento prévio pelo site http://www.sescrio.org.br/.

A exposição oferece aos visitantes uma experiência ao mesmo tempo cenográfica e virtual, seguindo um roteiro de 10 bibliotecas, reais ou imaginárias. É um convite a uma viagem de Sarajevo até a Cidade do México, passando

Esferas da Insurreição

A Curadoria de Dança do Centro Cultural São Paulo apresenta, no mês de setembro, expressões que vem de jovens das regiões periféricas do Rio de Janeiro. Com programação gratuita e com início marcado para dia 1 de setembro, domingo, as atrações incluem um curso de passinho com o premiado dançarino Pablinho, a apresentação do espetáculo Cria inspirado na dancinha, estilo de dança derivado do passinho.  Para completar a programação, haverá o lançamento do livro Esferas da Insurreição da psicanalista Suely Rolnik (Editora N-1).

Programação

Espetáculo de dança: Cria
Cia Suave
Dia 01 de setembro, Sala Jardel Filho, Domingo às 16h
Duração: 60 min
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingressos gratuitos começam a ser distribuídos 2h antes da sessão

Sinopse
A

Nós

Montagem reflete sobre as diferenças em encenação lúdica e bem humorada, onde a música ao vivo, criada por Dr Morris, tem papel de destaque na dramaturgia.

Inspirado em obra homônima de Eva Furnari, o espetáculo NÓS, da Cia. Barracão Cultural segue com sessões em parques públicos de São Paulo, durante o mês de agosto. A peça tem dramaturgia de Sérgio Pires, direção de Cris Lozano e direção musical de Dr Morris.

As próximas apresentações (grátis) acontecem no Parque Linear Tiquatira (3/8), Parque Rodrigo de Gásperi (4/8), Parque Buenos Aires (17/8) e Parque Chácara do Jockey (18/8), aos sábados e domingos, em duas sessões - às 11h e às 15h.

A montagem - que narra a trajetória de

Escadaria do Bixiga

Vídeo sobre o bairro produzido por alunos da USP é premiado em congresso de comunicação

Nas aulas de Projetos em Televisão do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e artes (ECA) da USP, ministradas pela professora Mônica Rodrigues Nunes, dez alunos decidiram fazer um trabalho para mostrar o bairro do Bixiga, na região central de São Paulo. Mas de uma maneira diferente: evidenciando as diferenças que compõem o local, oficialmente chamado de Bela Vista.

A proposta do trabalho era produzir uma série de vídeos considerando o aprendizado nas aulas. Os alunos realizaram os processos de montar o roteiro, captar informações, registrar imagens e editar o conteúdo. O resultado foi o vídeo Bixiga; Um Bairro de

Festival do Chocolate

A nova edição do Festival do Chocolate de Nova Friburgo acontece de 23 a 25 de agosto. Além de degustar o protagonista da festa – o chocolate, os visitantes poderão desfrutar de uma extensa programação para toda a família, com oficinas gastronômicas, parque infantil, bandas ao vivo, danças típicas, artes circenses e teatro em três palcos nos Jardins da Casa Suíça. Os ingressos para o festival custam R$ 15 e podem ser adquiridos no site www.festivaldochocolate.com.br.

Confira a programação:

23 de agosto - Sexta-feira

16h: Cerimônia de abertura (Palco Principal)

17h às 20h: Show musical com Júnior VJ (Palco Principal)

18h: DJ Saulo Emerick (Palco Espaço Gourmet)

18h: Show musical com The Black (Palco Espaço Biergarten)

Expresso Chagas 21

Uma expedição itinerante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai desembarcar em Minas Gerais repleta de atividades de ciência e arte, como uma forma diferente de apresentar resultados científicos. De 19 a 29 de julho, as cidades de Grão Mogol, Espinosa, Montes Claros, Lassance e Belo Horizonte receberão o Expresso Chagas 21, uma iniciativa de promoção da saúde que, em celebração aos 110 anos da descoberta da doença de Chagas, levará à população informação sobre prevenção e tratamento, além de oferecer oportunidade de diagnóstico gratuito aos mais de dois milhões de habitantes dos municípios percorridos. Habitantes de outras quatro localidades também serão beneficiados por conta de parcerias com autoridades locais, incluindo os municípios de Monte Azul,

Casa dos Povos

Os países que fazem parte das Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram, durante a Rio+20, um termo de compromisso chamado de Agenda 2030. Essa agenda contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem metas e ações para serem alcançadas por todos os países até o ano de 2030. Mas será que essa agenda faz sentido para os povos e comunidades tradicionais do mundo?

Esse será um dos motes da Oficina Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais sobre desenvolvimento sustentável e territórios, que ocorrerá em Paraty, entre os dias 11 e 14 de julho, como parte da programação oficial da Casa dos Povos durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Já estão confirmados participantes

foto de Bernard Faucon que ilustra a capa do livro

Um novo livro analisa a última safra de textos do francês Roland Barthes (1915-1980) presente nas obras completas do autor e joga nova luz ao pensamento barthesiano, que vai de encontro às ideias hegemônicas relacionadas à imagem até então vigentes no campo acadêmico ao apresentar uma “nova escola do olhar”.

O ponto de partida para a investigação sobre a fotografia está no que o próprio Barthes intitula como “grau zero da linguagem”, ou seja, a imagem fotográfica em estado silencioso, conotativo e irredutível no que diz respeito aos sentidos assertivos.

“Podemos afirmar que Barthes veio na contramão do pensamento que imperava, quando se dava por certo que a civilização era das imagens e que o

São Paulo Surrealista

Programação traz cinco espetáculos, roda de samba e oficinas livres para crianças e jovens

Sem apoio de nenhuma natureza, a Cia. Teatro do Incêndio reage ao atual momento de ‘estrangulamento cultural’ e lança programação de resistência para o segundo semestre. Levante Teatro do Incêndio - Pra Vida e Revida é o nome escolhido para dar unidade a uma programação que inclui, de julho a dezembro, cinco espetáculos do repertório do grupo, uma roda de samba e oficinas livres de artes para crianças e adolescentes.

“Essa ação tem duas intenções: não aceitar a regra do jogo para a arte que não seja a do artista criador e contar com o nosso público para manter nossas atividades”, comenta

São João do Valqueire

Mês de julho conta com feira julina, gastronomia e muita musica

A Feira Gastronômica Itinerante vai invadir o Valqueire com a sua edição julina, levando para o público o evento ‘São João do Valqueire’. Os participantes poderão curtir o clima da roça, com comidas típicas, além dos food trucks, food bikes, barraquinhas gourmet, e as melhores cervejas artesanais. A feira julina acontece nos dias 12,13,14 de julho (sexta, sábado e domingo), na Praça Saiquí. A entrada é gratuita, das 16h às 23h.

Nesta edição, o público poderá saborear gostosuras da gastronomia regional típica, assistir apresentação de quadrilha junina, atrações musicais, e o correio do amor com muita diversão. As crianças também terão seu espaço, para os