Ivens Machado

Visuais apresenta primeira parte do mapeamento do processo produtivo do artista

O Acervo Ivens Machado já está disponível na internet, no endereço www.acervoivensmachado.com.br. Trata-se da primeira parte do mapeamento da obra do artista. Contemplado com o Programa de Estímulo às Artes Visuais 2015 e criado em 2016, o projeto tem por finalidade cuidar, preservar, restaurar, promover, publicar, produzir e difundir a produção e a memória de Ivens. O material está dividido em instalação, desenho, escultura, fotografia, gravura e vídeo.

A escolha do projeto para o Programa se deu por meio de curadoria, composta por Ana Linnemann, Fernando Cocchiarale, Luiza Interlenghi, Maria Fátima Gonçalves Pinheiro e Sonia Salcedo. A equipe curatorial considerou a importância da trajetória do artista em âmbito nacional; urgência em atender a necessidade de resgatar o acervo de um artista já falecido de relevância nacional; o grau de risco de dispersão da obra até então reunida; a identificação de ações de preservação e conservação do acervo do artista coerentes com os recursos disponíveis e a criação de condições para resgatar a memória da obra de Ivens Machado e permitir seu acesso público de modo permanente.

Para realização desse mapeamento inicial, o contemplado recebeu aporte financeiro no valor R$ R$ 235.500,00. Segundo Maria Julia Pinheiro e Monica Gramchamp, que fazem a coordenação geral e a curadoria projeto, outros projetos estão sendo elaborados, como exposições, restauros e armazenamento adequado das obras remanescentes. O objetivo é garantir que seu legado nunca se perca ou seja esquecido e a história da arte brasileira possa ser contada em sua plenitude.

Acervo Ivens Machado
Projeto contemplado com o Programa de Estímulo às Artes Visuais 2015

Site: www.acervoivensmachado.com.br

Pin It