Foto Nadja Kouchi

Display é um programa regular de exibições de artes visuais do Sesc Osasco. Apresenta obras de diferentes artistas, expostas em backligths dispostos pelos diversos espaços da Unidade – uma exposição a céu aberto, ao ar livre.
Nesta nova edição do Display, quem expõe seu trabalho é Manu Maltez, artista plástico, músico, escritor e cineasta.
A exposição, com o título "Traço e Risco", acaba de ser aberta (em 12 de Setembro) e estará aberta a visitação até 31 de Dezembro.

criatura 2“Criatura Nº 2”, uma das cinco esculturas especialmente criadas por Manu Maltez para o projeto Display . Abaixo, “Conselho”, um dos dez desenhos que estão na mostra do Sesc Osasco.  Fotos: Nadja Kouchi

conselho manu

Desenhando em 3D – Manu Maltez é reconhecido principalmente pelos desenhos publicados em seus livros – já são cinco títulos, entre eles “O Corvo”, versão apenas com imagens para o célebre poema de Edgar Allan Poe, que em 2011 recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Ilustração.
Mas, em "Traço e Risco", ele inova. Pela primeira vez leva seus desenhos do papel para três dimensões – construindo uma estrutura de ferro e depois envolvendo-a com arame.
“É como se eu estivesse desenhando em 3D”, afirma.
A mostra tem cinco grandes esculturas e dez displays com desenhos, a maior parte deles inéditos, redimensionados para uma escala muito maior (os  displays têm 3 m x 2 m). As obras estão espalhados por um amplo espaço do Sesc Osasco, como se fosse uma rua, em área de grande circulação de pessoas.

Manu Maltez 2Manu Maltez trabalhando na elaboração de uma das esculturas - Foto: Nadja Kouchi

Manu Maltez fala sobre "TRAÇO E RISCO"

“Costumo dizer que penso melhor desenhando. Ou ainda: desenho, logo existo. Os desenhos me guiam antes de qualquer palavra.
Esta exposição traz para o espaço livre do Sesc Osasco a linha confessional de meu trabalho. O desafio aqui foi o de recriar em grande escala, e em três dimensões, meu universo gráfico, digamos antidiluviano, que faz uso de materiais simples como uma caneta e um papel em branco para falar do nosso tempo, de tudo que nos cerca, do nada que nos preenche.
A linha que muitas vezes é corte, que sobretudo é risco. O traço-síntese, o traço-cicatriz. O emaranhado, o ninho do pássaro, o ninho do rato.
Como artista, é difícil dizer algo mais sobre isso. Mas alguma coisa aqui aconteceu. Então vamos descer essa rua em silêncio, e quem sabe, possamos nos surpreender.”

Manu Maltez (São Paulo, 1977) é artista plástico, músico, escritor e cineasta. É autor de cinco livros, entre eles, "O Corvo" e "Desequilibristas". Recentemente lançou pelo Selo Sesc o filme musical "O Diabo Era Mais Embaixo", reunindo música, cinema, animação, teatro e literatura. Mais informações sobre o artista e sua obra em www.manumaltez.com.

Serviço

O que: ”Manu Maltez: Traço e Risco” | Exposição Projeto Displa
Quando: a partir de 12 de Setembro, e até 31 de Dezembro de 2015
Visitação: De terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados das 10h às 18h30
Onde: Espaços externos do Sesc Osasco (Av. Sport Club Corinthians Paulista 1300, Jardim das Flores)
Quanto: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre para todas as idades

Pin It