trânsito

Máririo Cleber Bidóia, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Unesp de São José do Rio Preto, apresentou, no dia 13/10 a dissertação de mestrado intitulada “Simulação de um sistema de reputação centralizado para VANETs".

Resumo
Atualmente um paradigma de redes Ad Hocs tem sido amplamente estudado e desenvolvido, estas são as redes Ad hoc veiculares (VANETs – Vehicular Ad hoc NETworks). Partindo do pressuposto que os carros estão cada vez mais “inteligentes”, as VANETs surgiram com a proposta de proporcionar a comunicação entre os veículos das rodovias. Esta comunicação visa garantir maior segurança para os membros envolvidos no trânsito. Para garantir esta segurança é necessário que os dados trocados entre os veículos sejam confiáveis.

Uma das técnicas abordada para esta proposta é o uso de sistemas de reputação, no qual a confiança nos veículos é baseada em votos de seus vizinhos. Ou seja, veículos com mais votos positivos, mais confiáveis são e vice-versa. Neste trabalho, a proposta foi modelar e simular um sistema de reputação centralizado, em que uma unidade central é responsável por gerenciar as reputações. Com este sistema centralizado as reputações dos veículos que já foram avaliados ficam armazenadas por tempo indeterminado e podem ser consultadas a qualquer momento e em qualquer local. Com a implementação e testes demonstrou-se que após um veículo ter sido avaliado, sua reputação fica disponível a qualquer momento e local.

Comissão Examinadora
Prof.(a). Roberta Spolon - Orientadora (Unesp/Bauru)
Prof.(a). Aparecido N. Marana (Unesp/Bauru)
Prof.(a). Sarita M. Bruschi (Universidade de São Paulo)

Portal Unesp

Pin It