Elementar

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou o projeto “Elementar” – em comemoração ao Ano Internacional da Tabela Periódica, celebrado em 2019 a partir de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto é desenvolvido em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP e sediado na UFSCar. Também participa a Aptor Software, spin-off do CDMF.

Ao longo de 118 dias, o projeto divulgará informações sobre os 118 elementos atualmente presentes na Tabela Periódica nas redes sociais do LAbI: Facebook, Instagram, Twitter e Zap Ciência (lista de transmissão no WhatsApp).

Após a divulgação inicial, o projeto terá também vídeos sobre os diferentes grupos de elementos e, por fim, um jogo interativo criado a partir desse conteúdo.

A cada dia, de segunda a sexta-feira, é veiculada uma cartela gráfica com o nome, a sigla, o número atômico, a massa atômica e o grupo ao qual pertence o elemento, além de uma imagem associada a esse elemento, geralmente de uma aplicação ou de uma forma de ocorrência na natureza, e de frase que destaca algum aspecto relevante sobre ele.

Junto à imagem, um parágrafo complementar traz outras informações, como aspectos históricos da descoberta ou do uso do elemento, propriedades fundamentais, principais aplicações, importância para a vida e a saúde de plantas, animais e seres humanos, dentre outras características.

Em breve, os materiais produzidos serão compilados também em site específico da iniciativa.

Agência FAPESP*
* Com informações do LAbI-UFSCar
.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It