Fiocruz pra Voce

A Fiocruz realiza, no próximo sábado (16/9), das 8h às 17h, o evento de vacinação Fiocruz pra Você. Na 24ª edição, pela primeira vez, além de crianças e adolescentes, os adultos também poderão se vacinar nos três postos do campus da Fundação, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Entre as vacinas que serão oferecidas, estão as contra a febre amarela, hepatite B e tríplice viral (veja lista completa). O evento integra as ações do Dia D da campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde.

Dentro da programação, a Fiocruz vai realizar, às 11h, em frente às escadarias do Castelo Mourisco, uma Ação pela Cidadania e pela Paz: homenagem a Betinho. A manifestação contará com a participação de lideranças comunitárias da vizinhança, cientistas, artistas, políticos e outros representantes da sociedade. Herbert José de Sousa, o Betinho, faleceu há 20 anos e foi reconhecido por sua luta contra a fome e em defesa da vida.

Vidas nas favelas importam 

Realizado desde 1994, o evento Fiocruz pra Você tem suas origens no contexto de violência que se abatia sobre o território de Manguinhos. Desde então, a instituição procura associar o Dia Nacional de Vacinação a um dia de luta por uma vida saudável e digna para todos.

Fiocruz para voce

Passados 24 anos, a violência recrudesce, levando a mortes de crianças, jovens, adultos e idosos, que vivem sob constante ameaça de conflitos armados em áreas densamente povoadas e totalmente destituídas de qualquer proteção. Este é o caso, por exemplo, de Manguinhos e Maré, onde a dívida do Estado brasileiro se mostra da forma mais perversa, com crise de acesso à saúde, educação, saneamento, segurança pública entre outros direitos básicos, afetando a vida de moradores e trabalhadores. Ao afirmar que #vidasnafavelaimportam, a Fiocruz problematiza a narrativa da guerra, amplamente disseminada, pois sua naturalização pressupõe perda de direitos e convida a todos para uma união em defesa da vida e do direito à cidade, componente fundamental da democracia. Confira carta da Fiocruz sobre o tema e o evento. 

Ano Oswaldo Cruz

O evento também promove a cidadania a partir da defesa de um modelo de desenvolvimento pactuado pela sociedade, com soberania nacional e com um grau elevado de autonomia científica e tecnológica no país. Tal posicionamento é ainda mais relevante neste ano em que celebramos o legado de Oswaldo Cruz, nos 100 anos de seu falecimento. Nessa perspectiva, a Fundação defende a construção de um projeto de Nação baseado em um modelo de desenvolvimento sustentável, ecologicamente correto e socialmente solidário, e a promoção de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais forte e inclusivo.

Programação

A festa da vacinação em Manguinhos, um dos postos com o maior índice de vacinação de todo o país, conta com atrações como o Marcos Frota Circo, Coral Flor do Mangue, Mangueira do Amanhã e cães adestrados da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.  A criançada também poderá se divertir com brincadeiras, oficina de desenho e pintura facial e pula, entre outras atividades.

No Rio de Janeiro, a instituição contará com três postos de vacinação: na Praça Pasteur/Cavalariça, Biblioteca de Manguinhos e Clínica Victor Valla (acesso para portadores de necessidades especiais).

Confira a programação completa do evento e a lista de vacinas aplicadas no Portal Fiocruz

Acompanhe também o evento na página da Fiocruz no Facebook.

rdenação de Comunicação Social
CCS/Fiocruz

Pin It