Jornada Paulista de Plantas Medicinais

A XII Jornada Paulista de Plantas Medicinais ocorre, de 16 a 19 de setembro, no Anfiteatro do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu. O prazo de envio de resumos vai até 01/08/2015, mema data para realizar inscrições com menor valor.

Mais informações no link: http:ibb.unesp.br/xiijppm

Leia texto sobr o evento

A Academia e suas Interfaces com a Sociedade
Natureza e Importância do Evento

A Jornada Paulista de Plantas Medicinais foi idealizada no início da década de 90, por um grupo interdisciplinar de profissionais dos campi da Unesp, que tinha por objetivo a criação de um Centro de Estudos de Plantas Medicinais (CEPLAM). O centro não prosperou, mas a Jornada não perdeu sua periodicidade e tem sido itinerante dentro do Estado de São Paulo.

A 1ª Jornada aconteceu, no Campus de Jaboticabal/Unesp e vem sendo realizada bienalmente, nos anos impares e intercalada com o Workshop de Plantas Medicinais de Botucatu e Simpósio Nacional de Plantas, que acontecem em anos pares.

O uso de plantas medicinais faz parte do dia a dia da população, que utiliza muitas vezes de maneira empírica e errada. Tendo isto em vista surgiu à ideia de organizar as Jornadas de Plantas Medicinais com o objetivo de trocar experiências, atualizar conhecimentos e envolver a população. Proposta desde 1993, a 12ª edição dessa jornada, já a credencia como grande evento na área das Plantas Medicinais no cenário nacional.

Botucatu teve a honra de sediar a 5ª Jornada, em 2001 e agora em 2015 teremos o privilégio e a responsabilidade de organizar a 12ª edição. A Comissão escolheu como tema “A academia e suas interfaces com a sociedade”, na tentativa de resgatar o elo existente entre essas duas comunidades. Entendemos ser desafiador e importante esse resgate, pois acreditamos que seja uma das formas da universidade dar o retorno à sociedade, permitindo completa integração e socialização dos conhecimentos gerados pela academia.

Diversas instituições de pesquisa e universidades brasileiras têm dedicado esforços no sentido de desenvolver as mais adequadas tecnologias nas diferentes áreas de pesquisa com plantas medicinais, visando responder às demandas existentes, que incluem, dentre outras, a pesquisa de novas fontes de fármacos ou outro material bioativo, biotecnologia, manejo sustentável e análises fitoquímicas, todas elas em espécies vegetais exóticas ou nativas. Para a 12ª Jornada serão convidados profissionais e pesquisadores que têm experiência nessa questão tão importante para a sociedade brasileira.

Como pode ser observado na programação, os pesquisadores participarão do evento ativamente, seja como participante de palestras, mesa redonda ou de minicursos. A permanência dos mesmos, durante a XII Jornada de Plantas Medicinais, propiciará aos participantes uma troca de experiência nas mais diversas áreas do estudo de plantas medicinais, que com certeza extrapolará o previsto no programa.

Portal Unesp

Pin It