Museu da Vida

O Museu da Vida divulgou a programação do mês de julho. Com atividades para todas as idades, os visitantes poderão assistir espetáculos teatrais, visitar exposições e até mesmo realizar experimentos científicos.

No Castelo Mourisco, o Avental de Histórias no Castelo, para crianças de 5 a 8 anos, apresenta uma história sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e a sua ideia de construir o castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa. Ela acontece toda quinta em horários alternados. Para conhecê-los, entre em contato com o museu pelo telefone (21) 2590-6747.

Quem curte teatro também pode aproveitar o cenário do Castelo para assistir a peça Aventuras no Castelo, que narra, numa divertida aventura, episódios da história da ciência. O encontro de dois jovens com um anfitrião misterioso tem como visual as escadarias e corredores do prédio. Os personagens contam como ele foi construído, resgatam a história de pessoas importantes no combate às doenças, como a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Ao acompanhar a trajetória dos personagens, o público passa a conhecer também detalhes da arquitetura do edifício. A estreia ocorreu no dia 25/3, e a peça permanece em cartaz até 31/7. A apresentação acontece às quartas e sextas, às 11h e 13h30h, e aos sábados, às 11h.

A mostra Elementar - A Química que Faz o Mundo, em cartaz no Castelo Mourisco, oferece a chance de desvendar os segredos da química de forma lúdica. Aberta para públicos de todas as idades, a exposição é uma chance de pensar como essa ciência tem impacto em nossas vidas e está presente em cada canto do nosso dia a dia. Em uma grande tabela periódica interativa, o visitante pode conhecer as características e aplicações de cada elemento químico, enquanto, em outra seção, cerca de 30 painéis mostram que, desde os primórdios, o homem sempre fez química, embora ela só tenha sido reconhecida como ciência no final do século 18. Essa atividade você confere às terças, quartas, quintas e sextas, às 9h10, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30.

A exposição Pelos Caminhos do SUS, em cartaz até agosto, apresenta o Sistema Único de Saúde propondo reflexões e debates sobre a importância da saúde como direito do cidadão e dever do Estado. Através de imagens, vídeos e atividades educativas, o público tem a oportunidade de conhecer o SUS de forma crítica, lúdica e interativa, caminhando pelas conquistas, perspectivas e principalmente pelos desafios que ainda existem na luta pela saúde pública de qualidade. A visita é gratuita de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 mediante agendamento, e aos sábados, das 10h às 16h, com visitação livre.

Outra atividade divertida é o Show de Ciências. Nela, experimentos interativos de vários campos da ciência são realizados ao vivo, com técnicas de arte cênica, para discutir de maneira lúdica desde energia, saúde e reações químicas aos efeitos da gravidade. A apresentação é no auditório do Museu da Vida ou na Tenda da Ciência, nos seguintes dias: 3, 17, 24 e 31 de julho (sextas), às 11h e 13h30, e dia 25 (sábado), às 11h e 13h30. Jovens de sete a 18 anos podem participar.

No dia 18, às 11h, o Contadores de Histórias traz contos e textos sobre o brincar e a saúde. Essa atividade também acontece às sextas, de 9h e 15h. Outra atividade é a Oficina de Brinquedos com Sucatas, para público a partir de cinco anos. Para promover um planeta saudável, a atividade ensina a fazer brinquedos com sucatas, promovendo uma reflexão sobre lixo, ambiente e saúde. A oficina acontece no sábado dia 11, no foyer, às 11h e 14h, e na terça dia 28, na pirâmide, às 11h e 14h30.

Programação do Museu da Vida

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 16h30 (mediante agendamento), e aos sábados, das 10 às 16h (visitação livre)
Endereço: Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro
Contatos: (21) 2590-6747 | This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Entrada Grátis

Pin It