Ciência Móvel

Com uma carreta cheia de equipamentos interativos levando ciência, brincadeira e muito conhecimento, o Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos chega a Mesquita, região metropolitana do Rio de Janeiro, para apresentar a exposição idealizada pelo Museu da Vida. A proposta, que comemora este ano uma década de sucesso, tem como objetivo promover a divulgação científica de forma lúdica beneficiando moradores de cidades que não possuem museus de ciência. O Ciência Móvel permite também a participação de experiências incríveis sobre diversos campos do conhecimento. A carreta ficará estacionada na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, onde os módulos serão montados e visitados gratuitamente pela população.

 16 06 14 cienciamovel internaO girotec é uma das atrações mais concorridas do Ciência Móvel (Foto: Vinicius Marinho - COC/Fiocruz)

O caminhão da ciência fez cerca de 140 viagens e visitou 88 municípios da Região Sudeste, percorrendo mais de 60 mil quilômetros em seus dez anos de existência. Nessa iniciativa, o Museu da Vida conta com parceria da Fundação Cecierj, vinculada ao governo do estado do Rio de Janeiro, e de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz. A Sanofi e a IBM são patrocinadoras do Ciência Móvel, que ainda tem apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).

Os módulos interativos promovem atividades como o girotec (o equipamento é usado como se fosse um grande “pião” interativo que pode girar em todas as direções e usado para exercitar a circulação e o equilíbrio do corpo humano no treinamento de pilotos e astronautas). Há ainda a bancada de microscopia (o módulo permite a observação de células humanas, vegetais e detalhes de insetos, como o mosquito Aedes aegypti), as câmeras escuras e o modelo de olho, multimídias, ilusões de óptica, anamorfose, pilha humana, espelhos sonoros e casa maquete, além da cadeira giratória (ela ajuda a entender o chamado efeito “bailarina”, fenômeno que ocorre quando o participante faz o controle da velocidade de rotação usando seu próprio corpo para isso).

Exposição: Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos

Local:  Escola Municipal Governador Roberto Silveira (Praça da Revolução, s/n - Edson Passos, Mesquita - RJ)

Datas e horários:
14/6 - 9h às 12h30; 14h às 17h
15/6 - 9h às 12h30;14h às 17h
16/6 - 9h às 12h30; 14h às 17h
17/6 -  9h às 12h30

Haendel Gomes
COC/Fiocruz

Pin It