CoDAF

O II Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (e-CoDaf), promovido pelo projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) da Unesp de Tupã, ocorrerá no próximo dia 21 de novembro, simultaneamente nas faculdades FACCAT – Tupã e na Fatec Presidente Prudente.

O evento, que este ano tem como tema “Iniciativas e reflexões para o uso de tecnologia da informação no campo”, é voltado para apresentação de reflexões sobre propostas para aplicação e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação pelo setor rural, em especial para produtores e interessados pela Agricultura Familiar, e será norteado por quatro eixos: requisitos e análises para soluções de uso de Tecnologia da Informação e Comunicação no campo; Implementação de soluções para o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação no campo; Estudo de competências envolvidas ou relacionadas ao uso de Tecnologia da Informação e Comunicação no campo, além do estudo de fontes de dados e informações para o produtor rural.

Serão ministradas duas palestras: o Prof. Dr. Alexandre Bertoncello, Ph.D. Economia Agrícola, abordará o tema “Ferramentas públicas e privadas que otimizam o uso da Tecnologia da Informação na agricultura familiar”, seguido de Fabiano Pinto Neves, o qual tratará de "A importância do acesso e uso de Dados na agricultura: aumentando a competitividade do pequeno produtor".

Além da participação nas palestras, até o último domingo (25) foram submetidos trabalhos nas modalidades apresentação oral (Resumo Expandido) e pôster, que serão expostos durante o evento.

Segundo o aluno de graduação do curso de administração, Pedro Henrique Santos Bisi, atual bolsista do Projeto CoDAF, a primeira edição do evento surpreendeu a todos os membros do projeto, a organização e todos que tiveram a oportunidade de participar, com resultados bem elaborados, criativos e com bom potencial de aplicação. “Alguns dos resultados se transformaram em aplicações e cursos que estão disponibilizados no portal CoDAF, outras ideias estão sendo desenvolvidas por instituições universitárias parceiras por meio de cursos na área de tecnologia. Nesta segunda edição, o evento cresceu e ganhou novas proporções. Foram estabelecidas, ainda, parcerias com instituições parceiras o que propiciou a realização do evento, simultaneamente em dois locais, Tupã e Presidente Prudente, possibilitando alcançar um maior número de interessados. É surpreendente o interesse crescente sobre o tema e a quantidade de inscritos e submissões. Por meio do evento espera-se alavancar ainda mais o enfoque para a busca por soluções para o pequeno produtor. Vale destacar que muitos desconhecem que o alimento do nosso dia a dia vem, em sua maior parte, da Agricultura Familiar, que, alias, não têm o devido reconhecimento. Com o sucesso que se encaminha já estamos nos preparando para o próximo ano onde pretendemos apresentar ainda mais novidades."

Para mais informações, acesse o seguinte link: http://codaf.tupa.unesp.br/eventos-codaf/711-ii-e-codaf-encontro-competencias-digitais-para-agricultura-familiar-iniciativas-e-reflexoes-para-o-uso-de-tecnologia-da-informacao-no-campo

Texto: Maria Olímpia Beteghelli Michielin - Orientação: Profa. Dra. Cristiane Hengler Corrêa Bernardo
Portal Unesp

Pin It