Zoneamento Agrícola de Risco Climático

A Embrapa Cerrados (DF) vai promover, no dia 4 de dezembro, uma reunião técnica para apresentar e validar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o consórcio milho-braquiária para o Distrito Federal e Entorno. Estão convidados a participar das discussões produtores rurais da região, consultores de assistência técnica e extensão rural pública e privada, representantes de instituições de pesquisa e ensino, de bancos e do setor privado. A reunião técnica será realizada a partir das 8h30, no auditório do centro de pesquisas, em Planaltina (DF).

Durante a reunião técnica, o pesquisador Fernando Macena vai explicar a metodologia utilizada no ZARC para o consórcio milho-braquiária, e a pesquisadora Alexsandra Duarte fará a apresentação e demonstração do aplicativo móvel ZARC - Plantio Certo, disponível na loja de aplicativos da Embrapa.

Desenvolvido pela Embrapa e parceiros, o método ZARC é aplicado no Brasil como política pública desde 1996, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O ZARC indica datas ou períodos de plantio/semeadura por cultura e por município, considerando as características do clima, o tipo de solo e o ciclo de cultivares, a fim de evitar que adversidades climáticas coincidam com as fases mais sensíveis das culturas, minimizando as perdas agrícolas. A tecnologia é considerada uma ferramenta essencial de apoio à tomada de decisão para o planejamento e a execução de atividades agrícolas, para políticas públicas e, notadamente, à seguridade agrícola.

Os estudos de zoneamentos agrícolas de risco climático já contemplam mais de 40 culturas de ciclo anual e perenes, além do zoneamento para o consórcio de milho com braquiária, alcançando 24 Unidades da Federação. Para ter acesso ao Proagro, ao Proagro Mais e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural, o produtor deve observar as recomendações do ZARC. Além disso, agentes financeiros já estão condicionando a concessão do crédito rural ao uso do zoneamento agrícola de risco climático.

Serviço

Reunião Técnica – Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o consórcio milho-braquiária no Distrito Federal e Entorno
Data:
04/12/2019
Horário: 8h30 às 11h40
Local: Embrapa Cerrados, auditório Wenceslau Goedert
Rodovia BR-020 Km 18, Planaltina-DF

Texto: Breno Lobato - MTb 9417-MG
Jornalista da Embrapa Cerrados
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
(61) 3388-9945

Pin It