debate anticientificismo

Qual o valor da ciência hoje em nossa sociedade? Esta é a pergunta-chave que orientará as discussões do seminário Debates Contemporâneos sobre a Ciência, no dia 17 de junho, no Salão de Conferências do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ). O encontro reunirá especialistas convidados e da Fundação Oswaldo Cruz para debater as relações entre as ciências e a sociedade, a importância da ciência básica, os desafios contemporâneos das Humanidades e da História e a confiança social na ciência. O evento terá transmissão online. O link para a transmissão será disponibilizado no dia do evento no site e nas mídias sociais da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Coordenada pelo chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes), Luiz Otávio Ferreira (COC/Fiocruz), a primeira mesa discutirá O valor da ciência, com a participação dos especialistas Belita Koiller (UFRJ/ABC), Sidney Chalhoub (Harvard University e Unicamp), Luiz Felipe de Alencastro (EESP-FGV e Paris-Sorbonne) e Carlos Gadelha (Fiocruz).

Com a mediação da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) Gisele Sanglard, a segunda mesa debaterá Os negacionismos e o anticientificismo no Brasil e no mundo, com a participação de Mary Junqueira (USP), Simone Kropf (COC/Fiocruz), Arthur Lima de Avila (UFRGS) e Thiago Nicodemo (Uerj/Unicamp).

O evento é promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), por meio do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes) e do Observatório História e Saúde, e tem o apoio da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e da Associação Nacional de História - Seção Rio de Janeiro (Anpuh-Rio).

Confira a programação completa.

César Guerra Chevrand
COC/Fiocruz

Pin It