COC/Fiocruz

Organização sem fins lucrativos que promove comunicação, intercâmbio e desenvolvimento profissional no campo da preservação do patrimônio nas Américas e nos países de língua espanhola e portuguesa, a APOYOnline - Associação para a Preservação do Patrimônio das Américas, Inc. celebrará seu aniversário de 30 anos com a realização inédita de conferência regional no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 27 de setembro. A 3ª Conferência Regional APOYOnline e Oficina de Preservação do Patrimônio faz parte de uma série de conferências internacionais iniciada em 2016 e que pela primeira vez acontecerá no Brasil. Com o tema 30 anos construindo pontes e abrindo caminhos para a preservação do patrimônio cultural nas Américas, o evento é co-organizado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Fundação Casa de Rui Barbosa e APOYOnline e conta com a colaboração da Universidade de Delaware (EUA).

Vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC/Fiocruz e coordenador-geral do evento, Marcos José Pinheiro destaca o significado simbólico e histórico da realização do evento no Brasil. “O evento reunirá profissionais que são referências internacionais no campo do patrimônio cultural. Trata-se, portanto, da realização inédita de um evento de repercussão mundial para o campo da preservação patrimonial. Esperamos poder contribuir para a melhor formação profissional e para o estabelecimento de novas parecerias e conexões nacionais e internacionais”, afirma.

O programa da 3ª Conferência Regional abrange temas importantes para os países da América, tais como redes de cooperação, conservação preventiva, gestão de riscos, formação profissional e educação em preservação, digitalização e preservação digital. O formato do programa contém painéis de discussão com especialistas nacionais e internacionais e apresentações de trabalhos e pôster. Incluirá ainda visitas técnicas a instituições culturais locais, exposição de materiais de preservação e a iniciativa especial Mãos à Obra, na qual participantes da conferência podem se inscrever como voluntários para contribuir para conservação dos acervos de uma instituição de guarda. No caso, a instituição atendida será o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

O encontro será iniciado com a conferência ministrada pela professora Debbie Hess Norris, diretora do Programa de Conservação em Arte da Universidade de Delaware. A primeira parte do evento acontecerá no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa nos dias 23 e 24 de setembro, com uma programação complementar ocorrendo no dia 25 de setembro na Biblioteca Nacional, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Fundação Oswaldo Cruz.

“Um destaque nessa programação fica por conta da presença de profissionais de expressão internacional, como os professores Rob Waller, ex Canadian Museum of Nature; Antônio José Candeias, vice-reitor da Universidade de Évora (Portugal); Aquiles Alencar Brayner, ex curador digital da British Library (Reino Unido); Millard Schisler, da Universidade John Hopkins (EUA); e Maria Esteva, University of Texas (EUA,) entre outros nome já confirmados”, explica o coordenador do evento, Marcos José Pinheiro.

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Centro de Documentação de História e Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, receberá a Oficina sobre Conservação de Fotografias, Captação de Recursos e Defesa de Coleções, também oferecida pela professora Debbie Hess Norris. A iniciativa tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância de incluir a conservação de fotografias e a captação de recursos nos planos de gestão das instituições culturais e de como advogar em defesa das coleções.

César Guerra Chevrand
COC/Fiocruz

Pin It