plataformas vegetais

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/ Fiocruz), organiza de 2 a 4 de dezembro o 2° Encontro sobre Tendências Tecnológicas em Plataformas Vegetais, em Fortaleza e Eusébio (CE). O evento servirá ao debate de tendências nas tecnologias baseadas em plataformas vegetais e potenciais produtos em desenvolvimento atualmente ou com potencial a serem desenvolvidos utilizando essa abordagem, além da visão das agências reguladoras nacionais e internacionais sobre o tema.

Os palestrantes, brasileiros e internacionais, são oriundos tanto da academia quanto da indústria, órgãos públicos e de instituições que atuam na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação na indústria biofarmacêutica com tecnologias baseadas em plataformas vegetais.

A abertura do Encontro ocorrerá em Fortaleza, quando serão debatidos temas como o polo tecnológico e industrial da saúde do Ceará, com o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana; a unidade regional da Fiocruz Ceará e o Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais no campus da Fiocruz no Ceará, cujo palestrante será o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma.

A primeira apresentação científica ocorre no mesmo dia, com o pesquisador da St. George’s University of London, do Reino Unido, Julian Ma. O especialista abordará o tema Vacinas, biofármacos e diagnósticos baseados em plataforma vegetal para a saúde global.

Nos dois dias seguintes, o evento ocorrerá no auditório do campus da Fiocruz em Eusébio e contará com outros especialistas internacionais, como Jennifer Ann Harikrishna e Rofina Yasmin Othman, ambos da University of Malaya (Malásia); Inga Hitzeroth, da University of Capetown (África do Sul); Karen McDonald, da University of California (EUA) e Andreas Schaaf, da Greenovation Biotech GmbH (Alemanha).

Também são destaques da programação o painel Desafios tecnológicos da produção e desenvolvimento em plataforma vegetal, que terá moderação do vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Sotiris Missailidis; e a palestra Aspectos regulatórios no desenvolvimento de biológicos recombinantes em plataformas vegetais no Brasil, conduzida pela vice-diretora de Qualidade do Instituto, Rosane Cuber.

Acesse o hotsite do evento. Confira a programação completa.

Paulo Schueler
Bio-Manguinhos/Fiocruz

Pin It