Reprodução

AFaculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília, realiza na próxima quinta-feira, 20 de agosto, o debate "O Brasil e a II Guerra Mundial: 70 anos depois da volta". Organizado pelo Grupo de Estudos "Militares e a Esquerda Militar no Brasil" e pelo Departamento de Ciências Políticas e Econômicas (DCPE), evento terá início às 14 h, na sala 44 do Prédio de Atividades Didáticas. A participação é livre e gratuita.

Depois de 70 anos do término de um conflito que ceifou mais de 50 milhões de vidas, evento faz uma reflexão sobre suas causas e consequências, especialmente com a utilização bomba atômica sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Essa guerra, no entanto, foi o preâmbulo de uma Paz Armada que duraria praticamente todo o século XX, com a Guerra Fria. Todavia, há outras faces desse conflito, internas e externas. 

Para os organizadores, hoje muito poucos jovens sabem que o Brasil também contribuiu para os cenários postos daquela grande guerra, tanto cedendo áreas para instalação de bases militares decisivas para a derrota militar das forças nazifascistas, como também enviando tropas para combater no front italiano, com a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e o grupo de caça Senta a Púa. 

"É com o objetivo de trazer à tona uma reflexão sobre o conflito e a participação brasileira, que apresentamos essa proposta de discussão", afirma o Prof. Dr. Paulo Ribeiro da Cunha, do DCPE, e moderador-organizador do debate. 

Evento terá início com a exibição do documentário Senta a Púa (1999), dirigido por Erik de Castro e que versa sobre a atuação do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira na II Guerra Mundial. Baseado no livro homônimo do brigadeiro Rui Moreira Lima, conta com depoimentos do próprio Lima e outros integrantes do grupo, como os brigadeiros Corrêa Netto, Meira, Neiva e Joel Miranda.

Após a sessão, o debate segue com as exposições dos professores Sergio Luiz Cruz Aguilar, do Departamento de Sociologia e Antropologia (DSA) da FFC; e Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos, do DCPE. A participação é livre e aberta a toda comunidade acadêmica, sem necessidade de inscrição prévia.

Serviço
20 de agosto - 14h
Debate "O Brasil e a II Guerra Mundial: 70 anos depois da volta"
Sala 44 - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília
Av. Hygino Muzzi Filho, 737 - Câmpus Universitário
Participação livre e gratuita

Luiz Gustavo Leme
Portal Unesp

Pin It