Eventos Científicos

ILPF

Apresentar as inovações desenvolvidas pela Embrapa e parceiros para os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) que possam ser replicadas no bioma Caatinga. Este é o principal objetivo do “Seminário Nordeste – Inovações na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)”, evento promovido pela Embrapa e a Associação Rede ILPF, entre 13 a 15 de junho, em Fortaleza (CE). A Federação da Agropecuária do Estado do Ceará (FAEC) e o XXIII PECNORDESTE são parceiros.

Nos dias 13 e 14, pesquisadores e especialistas apresentarão os resultados concretos obtidos pelas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) de ILPF a um público de técnicos, extensionistas, produtores rurais, empresas, associações, ONGs e órgãos governamentais. No dia 15 (sábado) será realizada uma visita técnica à fazenda

consumo de álcool

O consumo de álcool e outras drogas é o principal comportamento de risco dos adolescentes brasileiros. E a adolescência é um período de mudanças significativas no cérebro do jovem e também um momento de instabilidade emocional.

"Álcool, Drogas e Adolescência" é o tema do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação de maio. Resultado de uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o evento ocorrerá no dia 27 de maio de 2019, das 15h às 17h, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O evento contará com a participação de quatro palestrantes.

A professora Zila Sanchez, do Departamento de Medicina Preventiva

InovaPork

Na próxima semana, de 31/05 a 02/06, a sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia/SC, será ponto de encontro para discussão de soluções inovadoras para a suinocultura. É a etapa final do InovaPork, primeiro desafio de ideias para esta cadeia produtiva. Durante os três dias do evento, cerca de 35 participantes, finalistas de dez equipes, terão a oportunidade de conhecer ainda mais o universo da produção e pesquisa por meio de uma imersão a campo e com mentoria de pesquisadores e profissionais de renome nas áreas de agronegócio, tecnologia e negócios. A programação inclui palestras e visitas técnicas. As apresentações de cada equipe acontecem no dia 2, quando serão conhecidas as três propostas vencedoras.

Pint of Science

De 20 a 22 de maio, a capital tocantinense vai receber pelo segundo ano consecutivo o Pint of Science, festival mundial de divulgação que leva a Ciência para lugares alternativos de maneira descontraída. A proposta é mostrar que de difícil a Ciência, a Tecnologia, a Pesquisa e a Inovação não têm nada. Pelo contrário, estão próximas às pessoas em produtos, serviços e experiências do dia-a-dia.

Em Palmas, o festival é organizado pelo Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor-TO). As três instituições estiveram juntas, também, na edição de 2018

Replick

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), está organizando o Simpósio Desafios e Oportunidades na Pesquisa Clínica em Chikungunya: Produzindo Evidências para Saúde Pública. O evento acontecerá no dia 10 de maio, no hotel Rio Othon Palace Hotel, e é voltado para profissionais de saúde, pesquisadores, gestores, estudantes de graduação e pós-graduação, e demais interessados no tema. As inscrições estão abertas até o dia 5 de maio e as vagas são limitadas.

O simpósio vai promover uma ampla discussão sobre os desafios enfrentados no manejo clínico e na busca por evidências científicas para uma melhor condução da infecção por

COC/Fiocruz

Organização sem fins lucrativos que promove comunicação, intercâmbio e desenvolvimento profissional no campo da preservação do patrimônio nas Américas e nos países de língua espanhola e portuguesa, a APOYOnline - Associação para a Preservação do Patrimônio das Américas, Inc. celebrará seu aniversário de 30 anos com a realização inédita de conferência regional no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 27 de setembro. A 3ª Conferência Regional APOYOnline e Oficina de Preservação do Patrimônio faz parte de uma série de conferências internacionais iniciada em 2016 e que pela primeira vez acontecerá no Brasil. Com o tema 30 anos construindo pontes e abrindo caminhos para a preservação do patrimônio cultural nas Américas, o evento é co-organizado

Congresso de Biodiesel

Submissão de trabalhos irá até dia 4 de setembro

O que é fundamental abordar em artigos de um Congresso de Biodiesel? O VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel tem uma comissão organizadora que pensou em uma estratégia que visa favorecer e estimular o alinhamento dos trabalhos com as necessidades da cadeia produtiva desse biocombustível na visão de inovação e empreendedorismo.

São sete temáticas para submissão de trabalhos científicos: matérias-primas; produção de biodiesel; caracterização e controle de qualidade; armazenamento, estabilidade e problemas associados; coprodutos e bioprodutos; uso de biodiesel; e, por último, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Saiba mais detalhadamente sobre cada temática no site www.congressobiodiesel.com.br

Os artigos podem ser enviados

Workshop para Jornalistas

Durante a Agrotins 2019, em Palmas-TO, será realizado o 4º Workshop para Jornalistas: Soja no Contexto da Sustentabilidade. Voltado para esses profissionais, tanto os que trabalham em redação como em assessorias de imprensa ou comunicação, o evento busca colaborar para a qualificação da cobertura jornalística desta que é a principal cultura agrícola tanto no Brasil como no Tocantins.

O pesquisador da Embrapa Soja (Londrina-PR) Leonardo Campos vai falar sobre tecnologias e pesquisas que mostram a importância da soja inclusive para a sustentabilidade de outras cadeias produtivas de valor. Cada vez mais, o meio rural brasileiro trabalha com sistemas integrados de produção, em que a soja permanece muitas vezes como a principal cultura agrícola, mas há outras que

Migração

O workshop Migração, Tráfico, Trabalho Sexual e a Lei será realizado de 30 de junho a 4 de julho de 2019 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O evento tem apoio da FAPESP, do Newton Fund e do British Council, no âmbito do programa Researcher Links.

O objetivo é analisar as articulações entre migração, tráfico de pessoas e trabalho sexual. O evento é indicado para pesquisadores em início de carreira, vinculados a instituições baseadas no Estado de São Paulo ou no Reino Unido. A proposta é tratar dos temas “Mudanças nas respostas governamentais ao tráfico e migração humana nos últimos dez anos” e “A migração de brasileiros no contexto das políticas contemporâneas sobre migração, tráfico

Workshop

Estão abertas, até 1º de junho de 2019, as inscrições para o Researcher Links Workshop, que terá o tema “Governança, Crime e Segurança Internacional: testando inovações em política, prática e pesquisa”. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 27 de setembro.

O workshop é organizado pelo Latin America and Caribbean Centre da London School of Economics, pelo Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pelo Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio da FAPESP e do British Council.

O evento reunirá pesquisadores em início de carreira, britânicos e paulistas, para discutir temas e procedimentos de investigação relacionados a governança, crime e segurança internacional.

sisteminha Embrapa

Mais uma vez, a Embrapa apresentará durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, a Agrotins, tecnologias e produtos resultados de suas pesquisas. A empresa estará presente tanto em sua já tradicional área de exposição, como em oficinas e palestras dentro da programação do evento.

Estão programados dias de campo nas manhãs entre 8 (quarta-feira) e 10 de maio (sexta) na área de exposição da Embrapa. A dinâmica acontece de acordo com a chegada dos participantes, que poderão conhecer e tirar dúvidas sobre assuntos diversos. São 11 estações técnicas, que serão visitadas em grupo. As inscrições são feitas no estande da Embrapa.

Os temas dessas estações são: sisteminha Embrapa / produção integrada de alimentos na agricultura familiar;