Reprodução

Tabata Cruz Manoel defendeu, na Unesp de São José do Rio Preto, a tese de mestrado intitulada  “Estudos das interações de complexos de inclusão flavonoide/ciclodextrina com modelos de membrana biológica por simulações de dinâmica molecular”.

Resumo
As ciclodextrinas são um grupo de oligossacarídeos cíclicos, que apresentam um formato de cone truncado com cavidade hidrofóbica e exterior hidrofílico. Isto faz com que as ciclodextrinas possam encapsular fármacos, o que propicia melhoras na biodisponibilidade, estabilidade e proteção das moléculas encapsulada.

Por esta característica, as ciclodextrinas constituem uma nova classe de excipientes farmacêuticos de grande utilidade, por formar complexos de inclusão reversíveis com moléculas apolares e atuarem como moléculas carregadoras de substancias de interesse biológico e baixa solubilidade.

Neste trabalho será investigado a interação da molécula de quercetina; um fármaco natural com diversas propriedades biológicas, como anticâncer, antioxidante, antialérgica; com a molécula de β-ciclodextrina e com um modelo de membrana por simulações de dinâmica molecular e a análise do perfil de energia livre a partir do método Adaptive Biasing Force.

Comissão Examinadora
Prof.(a). Alexandre S. de Araújo - Orientador (Ibilce/Unesp)
Prof.(a). Rose Mary Z. G. Naal (USP)
Prof.(a). José R. Ruggiero (Ibilce/Unesp)

Portal Unesp

Pin It