Vivian Vanessa França Henn, do Instituto de Química da Unesp de Araraquara

Na tarde do dia 7 de setembro, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a Profa. Dra. Vivian Vanessa França Henn, do Instituto de Química da Unesp em Araraquara), participou de mais um seminário organizado pelo Grupo de Óptica do IFSC.

Na ocasião, a docente ministrou a palestra 'Entanglement and exotic superfluidity: from pairing protection to breaking pairs avalanche in 1D superfluid lattices with spin-imbalanced populations', na qual discutiu a co-existência de superfluidez e magnetismo em sistemas superfluidos exóticos, que são caracterizados pela existência conjunta entre pares de partículas com spins emparelhados e partículas solitárias com spin.

O modelo unidimensional de Hubbard foi utilizado para investigar propriedades do estado de superfluidez exótico, conhecido como FFLO (Fulde-Ferrel-Larkin-Ovchinnikov). Os resultados do modelo de Hubbard foram então comparados aos obtidos por outros modelos desenvolvidos pela docente e também a uma expressão analítica derivada para um caso limite.

A Profa. Vivian Henn é bacharel em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre na mesma área pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Ciências pelo IFSC/USP. A docente também realizou pós-doutorado no IFSC e na University of Freiburg (Alemanha).

Publicado originalmente em
http://www.ifsc.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3615:docente-discute-superfluidez-em-sistemas-padroes&catid=7:noticias&Itemid=224

Instituto de Física de São Carlos

Pin It