eclipse solar

Há 100 anos a observação do eclipse solar em Sobral, no Ceará, comprovou a teoria da relatividade geral de Albert Einstein. Em comemoração ao centenário do evento, o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá o curso Relatividade na Sala de Aula, no dia 19 de maio de 2019.

O curso é organizado pelo ICT-SAIFR em parceria com o Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá) e o Instituto Serrapilheira.

Os professores aprenderão como levar temas sobre relatividade para a sala de aula por meio de atividades práticas e criativas desenvolvidas pelo Perimeter Institute e traduzidas para o português pelo ICTP-SAIFR com o apoio do Instituto Serrapilheira. Eles também participarão de uma sessão de perguntas e respostas com o astrônomo Eduardo Cypriano , professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

O curso é gratuito e as aulas acontecerão das 9h30 às 16h, no prédio do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo.

As inscrições estão abertas até 5 de maio e podem ser feitas pelo site do ICTP-SAIFR. Os professores selecionados serão notificados até o dia 11 de maio. Serão emitidos certificados para aqueles que participarem das atividades.

Além do curso, no mesmo dia, às 16h30, o professor Rogério Rosenfeld (ICTP-SAIFR) apresentará a palestra “O eclipse de 1919 e a confirmação da teoria da gravitação de Einstein”, no auditório do IFT, aberta a todos os interessados. Para a palestra não é necessário se inscrever.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FASPESP e sediado no IFT-Unesp.

Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/sobral/.

Agência FAPESP

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Pin It