RCGI

O Centro de Pesquisa de Inovação em Gás (RCGI) dispõe de 12 novas vagas com prazo de inscrição até 20 de novembro de 2017. Financiado pela FAPESP e BG/Shell, o RCGI está sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

As oportunidades são desenvolvidas no âmbito do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP, com coordenação do professor Julio Romano Meneghini.

Três vagas são para pós-doutorado em mecânica/ultrassom. Os bolsistas participarão do projeto “Detecção de vazamento de bolhas de gás CH4 / CO2 usando imagens de ultrassom multielemento”. Inscrições pelo site do RCGI (REF 17PDR022).

Mais informações sobre as vagas em www.fapesp.br/oportunidades/1812, www.fapesp.br/oportunidades/1813 e www.fapesp.br/oportunidades/1814.

Outra vaga de pós-doutorado é em corrosão de materiais, para o projeto “Estudo da corrosão de aços ARBL e da degradação de compósitos poliméricos quando expostos ao CO2 supercrítico”. O escopo do projeto visa avaliar, sob o ponto de vista de resistência à corrosão, a possibilidade da utilização da infraestrutura de dutos disponíveis para transporte de petróleo e gás, composta basicamente de aços ARBL, e também de compósitos para o transporte de CO2 supercrítico.

Inscrições pelo site do RCGI (REF 17PDR025). Mais informações sobre a vaga em www.fapesp.br/oportunidades/1815.

Três oportunidades de doutorado são para os projetos “Simulação numérica de combustão turbulenta de combustíveis gasosos e sprays em motores de combustão interna de grande porte”, “Topology Optimization Applied to the Design of a Supercritical CO2 Compressor” e “Captura, armazenamento e usos de carbono: Análise e perspectivas futuras de implantação em abordagens regulatórias, tributárias e econômicas – Proposta de estratégia viável e sustentável para o Brasil”.

O primeiro projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de rotinas de malhas móveis a serem incorporadas em código OpenFOAM. Já o segundo visa desenvolver uma ferramenta computacional para simular com precisão o fluxo e transferência de calor através de um compressor de CO2 supercrítico. O objetivo do terceiro projeto é desenvolver uma referência em questões de captura, armazenamento e uso de carbono.

Inscrições pelo site do RCGI (REF 17PhD024, REF 17PhD026 e REF 17PhD023). Mais informações sobre as vagas em www.fapesp.br/oportunidades/1817, www.fapesp.br/oportunidades/1818 e www.fapesp.br/oportunidades/1820.

Há quatro vagas para o projeto “Redução das emissões de gases do efeito estufa através da integração de centrais termoelétricas com tecnologias de conversão de CO2”, uma para pós-doutorado, uma para doutorado, uma para mestrado e uma para iniciação científica.

A meta do projeto é analisar técnica, econômica e ambientalmente a integração de tecnologias de conversão de CO2 a centrais termoelétricas, visando mitigar as emissões globais desse gás, bem como de diversificar a lista de produtos fabricados no complexo, resultando em aumento de lucro.

Inscrições pelo site do RCGI (REF 17PDR027, REF 17PhD028, REF 17MSc029 e REF 17SIR030). Mais informações sobre as vagas em www.fapesp.br/oportunidades/1822, www.fapesp.br/oportunidades/1823, www.fapesp.br/oportunidades/1824. e www.fapesp.br/oportunidades/1825.

Há também duas oportunidades de iniciação científica, para os projetos “Avaliação de Rotas para Obtenção de Hidrogênio Combustível” e “Oxidação do CO utilizando Nanotubos de Carbono promovidos com Níquel”.

No primeiro, o bolsista estudará processos de purificação de hidrogênio a partir do gás de síntese, que alcancem as concentrações necessárias de H2 e CO de alimentação das células combustíveis. O segundo estudará catalisadores à base de nanotubos de carbono e promovidos com níquel e comparará outros promotores e o suporte comercial de alumina para a oxidação seletiva do CO.

Inscrições pelo site do RCGI (REF 17SIR031 e REF 17SIR032). Mais informações sobre as vagas em www.fapesp.br/oportunidades/1826 e www.fapesp.br/oportunidades/1827.

Outras oportunidades no RCG estão publicadas em: www.rcgi.poli.usp.br/opportunities.

Mais informações sobre os valores e exigências para as bolsas FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas e www.fapesp.br/3162.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP

Pin It