Jose Goldemberg

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou, em sessão realizada no dia 4 de outubro, a outorga do título de professor emérito ao professor e ex-reitor da universidade, José Goldemberg, presidente da FAPESP.

A honraria é concedida a professores aposentados que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da USP. Este será o 17º título de professor emérito concedido pela Universidade, de acordo com a Assessoria de Imprensa da USP.

Goldemberg é doutor em Ciências Físicas e professor emérito do Instituto de Física (IF) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.

Um dos maiores especialistas em energia no mundo, Goldemberg é conhecido defensor do uso de novas tecnologias para promover o desenvolvimento sustentável e detentor de vários prêmios internacionais na área.

Reitor da USP entre 1986 e 1990, foi presidente da Companhia Energética de São Paulo e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ministro da Educação, secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, entre outros cargos. Desde fevereiro de 2014, ocupa como membro efetivo a cadeira nº 25 da Academia Paulista de Letras (APL).

Agência FAPESP

Pin It