Neurociências

Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível para o Projeto Temático "Epilepsias farmacorresistentes: desafios diagnósticos, estudo das comorbidades associadas e novas abordagens experimentais", desenvolvido no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. O prazo de inscrição termina em 24 de dezembro de 2017.

O bolsista desenvolverá um estudo para avaliar mudanças na comunicação entre o hipocampo, o córtex pré-frontal medial (mPFC) e a área tegmental ventral (VTA) após status epilepticus induzido por pilocarpina em ratos neonatos, e se essas mudanças se refletem em alterações comportamentais interictais comparáveis às comorbidades psiquiátricas da epilepsia. O pesquisador avaliará sinais eletrofisiológicos, memória

Professora Eunice e parte das alunas

Sangue de menstruação como adubo, oficina de costura e coletivo de saúde mental estão entre as inovações

Uma das disciplinas ministradas no curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, é Administração dos Serviços de Atenção à Saúde. A matéria, que apresenta conceitos básicos de administração e sua relação com diferentes modelos de gestão em saúde, pretende estimular os graduandos a reflexões sobre possíveis contribuições teórico-práticas no campo da administração.

A disciplina é obrigatória para os alunos do 4º ano. Nesse mesmo período, os estudantes vivenciam a prática da disciplina através do estágio em hospitais, Unidades Básicas de Saúde e Casas de Parto.

Neste ano,

Instituto Butantan

O Instituto Butantan está com inscrições abertas para a nova turma do MBA Gestão da Inovação em Saúde. O prazo de inscrição vai até 19 de dezembro.

São oferecidas 60 vagas para pesquisadores interessados em pesquisa aplicada e para empreendedores e investidores que buscam nichos de mercado na área da Saúde. A carga horária é de 645 horas (360 horas presenciais e 285 horas de trabalho a distância).

Com duração de 18 meses, o curso é formado por três ciclos, que se complementam promovendo a formação do Gestor de Inovação: Inovação Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia; Pesquisa, Desenvolvimento e Produção em Saúde; e Parcerias, Negócios, Financiamento e Gestão de

Université Sorbonne Paris Cité

Estão abertas as inscrições para Seleção de Professor da USP para Representação Acadêmica na Université Sorbonne Paris Cité (USPC, França). As inscrições se encerram no dia 15 de dezembro de 2017 e deverão ser realizadas exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus (selecionar edital nº 788).

Professores da USP de qualquer área de conhecimento poderão se candidatar à função de Representante da USP na universidade francesa. O Representante terá o compromisso de combinar sua atividade específica de pesquisa na Université Sorbonne Paris Cité com atividades institucionais que visem reforçar o relacionamento acadêmico entre as duas universidades.

O candidato deverá ter carreira acadêmica consolidada, de preferência como professor titular da USP, com

Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades

O Projeto Temático “Identificação e caracterização funcional de proteína do complexo NCoR1 associada ao controle molecular do processo de biogênese mitocondrial” dispõe de uma vaga de pós-doutorado no Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades do Instituto de Biologia da Unicamp, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP.

O bolsista será responsável pela identificação dos parceiros de interação do NCoR1 através de coimunoprecipitação e espectrometria de massas do complexo, pela investigação do papel do NCoR1 na biogênese mitocondrial durante a diferenciação de células musculares, entre outras atividades.

Os candidatos deverão ter conhecimentos técnicos em coimunoprecipitação, proteômica, transcriptômica, imunoprecipitação de cromatina (ChIP), clonagem e, principalmente, ensaios de

Anopheles stephensi

O Projeto Temático “Bases científicas para a eliminação da malária residual na Amazônia brasileira” dispõe de uma vaga de pós-doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra no dia 22 de dezembro de 2017.

As atividades do projeto serão realizadas no Vale do Juruá (Acre), que concentra 20% dos casos de malária registrados no Brasil. O objetivo da pesquisa é testar a hipótese de que os portadores assintomáticos de infecção influenciam decisivamente para a manutenção da malária residual.

O bolsista receberá treinamento em gerenciamento, em análise de dados epidemiológicos e em análise espacial. Será responsável tanto pela criação e gerenciamento de

Faculdade de Medicina da Unesp

O Departamento de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu oferece oportunidades de Pós-Doutorado em Ginecologia, Biofísica e Bioquímica com Bolsa da FAPESP. Os prazos de inscrição vão até 20 de dezembro.

As três bolsas estão vinculadas ao Projeto Temático “Coorte da tríade gestacional: hiperglicemia, incontinência urinária e perfil clínico, molecular e ômico da miopatia hiperglicêmica na predição de incontinência e disfunção muscular e pesquisa translacional com biodevice para regeneração muscular em ratas”, que tem Marilza Vieira Cunha Rudge como pesquisadora responsável.

O bolsista selecionado para a área de Ginecologia vai atuar na avaliação funcional dos músculos do assoalho pélvico e reto abdominal, por meio

gravidez

O Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP selecionará um graduado em Medicina interessado em desenvolver doutorado vinculado ao Projeto Temático "Relação entre adiposidade materna e adiposidade do concepto nos períodos fetal, neonatal e no primeiro ano de vida: estudo prospectivo de base populacional", financiado pela FAPESP.

O candidato deverá ter formação em Medicina, nas seguintes áreas: Pediatria, Radiologia ou Obstetrícia e envolvimento com Saúde Pública. Além disso, é importante que o candidato tenha fluência em inglês.

Os interessados deverão se inscrever até dia 15 de dezembro de 2017, enviando e-mail para a professora coordenadora do projeto, Patrícia Helen de Carvalho Rondó (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Junto ao e-mail,

estudantes

A FAPESP anunciou o resultado da 13ª chamada do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada, em diferentes áreas do conhecimento, no Estado de São Paulo.

Além de contribuir para o avanço do conhecimento e para a formação dos participantes, espera-se que os eventos apoiados ampliem a visibilidade das pesquisas e as oportunidades de Pós-Doutorado no Estado de São Paulo, em especial para candidatos de outros estados e países.

Os professores que lecionarão disciplinas nas ESPCA deverão ser cientistas de excelente qualificação, reconhecidos pela comunidade da área e líderes em organizações de destaque internacional, incluindo

Instituto de Biologia da Unicamp

Uma vaga de Treinamento Técnico nível 3 (TT-3), com Bolsa da FAPESP, está disponível no Instituto de Biologia da Unicamp. A oportunidade está vinculada ao projeto “Comparação entre o microbioma do trato respiratório de aves saudáveis e aves diagnosticadas com colibacilose”, no âmbito do programa Apoio a Jovens Pesquisadores. A inscrição deve ser feita até 15 de dezembro de 2017.

O bolsista selecionado será responsável pelo preparo de reagentes e demais materiais necessários ao projeto; organização geral do laboratório; controle do estoque de consumíveis; manutenção dos equipamentos; padronização de técnicas laboratoriais; e coleta de material biológico de animais. Além disso, deverá, eventualmente, viajar com o grupo para efetuar coleta de

Faculdade de Medicina de Jundiaí

Uma oportunidade de mestrado com bolsa da FAPESP está disponível no Núcleo de Apoio à Pesquisa e à Docência da Faculdade de Medicina de Jundiaí. O prazo de inscrição termina no dia 15 de dezembro de 2017.

A bolsa está vinculada ao projeto “Estudo genético e epidemiológico de osteoartrite do quadril e joelho”.

A pesquisa analisará comorbidades, dor, funcionalidade e várias outras variáveis visando definir fatores de risco para a osteoartrite em uma população brasileira. O objetivo é identificar causas genéticas e metabólicas de osteoartrite. O estudante de mestrado irá desenvolver habilidades em diferentes aspectos da epidemiologia clínica.

Os interessados em se inscrever para a vaga deverão enviar e-mail para