Cern

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) recebe até 28 de janeiro inscrições para a edição 2018 do CERN Non Member State Summer Student Programme.

O programa oferece a estudantes de graduação e jovens na pós-graduação (ou que concluíram recentemente), de Física, Informática e Engenharia, oportunidade para conhecer o dia a dia das equipes de pesquisa que participam de experimentos no Cern, na Suíça.

O grupo de pesquisadores do High Energy Physics and Instrumentation Center at USP (Hepic) está à frente da oportunidade para os estudantes brasileiros.

Além do trabalho nas equipes experimentais, os estudantes participarão de uma série de palestras e terão contato com cientistas e engenheiros de

Instituto de Matemática e Estatística

O Grupo de Dinâmica e Geometria em Baixas Dimensões do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP está com oito vagas disponíveis, com Bolsa da FAPESP, para o Projeto Temático “Dinâmica e geometria em baixas dimensões”. A pesquisa é coordenada pelo professor André Salles de Carvalho. O prazo de inscrições termina em 30 de março de 2018.

Buscam-se candidatos com potencial em áreas de interesse para o grupo: dinâmica real e complexa em baixas dimensões, dinâmica topológica em superfícies, geometria e topologia em baixas dimensões, geometria hiperbólica de 3-variedades, teoria de Teichmüller, geometria e topologia simplética e teoria ergódica.

Os interessados devem enviar carta de apresentação, curriculum vitae, projeto

Museu Republicano

Oferecido gratuitamente, curso também aborda campos da educação e da produção de inventários participativos

Estão abertas as inscrições para o minicurso Museus, Patrimônio e Inventários Participativos, oferecido pelo Museu Republicano Convenção de Itu (MRCI) da USP, nos dias 27 e 28 de janeiro, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

O evento promoverá debates sobre museus e patrimônio cultural no Brasil, a partir de variadas abordagens. Entre elas, os aspectos teóricos e conceituais sobre patrimônio e educação, bem como suas perspectivas e conflitos. Também será objeto de discussão a produção de inventários participativos, que são instrumentos de estudos, reunião e catalogação de documentos históricos (escritos, orais, sonoros, visuais, iconográficos ou materiais), de

Cena de A Caverna dos sonhos esquecidos

Documentário “A caverna dos sonhos esquecidos” foi ponto de partida para apresentar interação entre ciência e arte

Uma experiência de inovação nas aulas de física do ensino médio é o que Aldo Pereira e Maria Almeida relatam em artigo recém-publicado na revista Comunicação & Educação, apresentando a física moderna, diferentemente da clássica, como disciplina que influencia e sofre influências de outras áreas do conhecimento, como química, biologia, arqueologia, arte. Os autores tratam dessa abordagem interdisciplinar nas aulas do curso de Licenciatura em Física, na disciplina de Práticas do Ensino de Física II, visando ao ensino médio. As informações para esse estudo foram coletadas por gravações em vídeo e pela produção

setor automotivo

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica (Poli) da USP abriu novo período de inscrições para o processo seletivo da turma 2018 do curso de Especialização em Engenharia Automotiva.

O curso tem o objetivo de preparar, atualizar e qualificar profissionais sobre produtos, serviços e processos industriais, com competência abrangente para solucionar problemas técnicos e de gestão de empresa no setor automotivo.

O curso é presencial, com carga horária mínima de 372 horas e duração de até 30 meses. As aulas serão ministradas no Campus Butantã da USP, em São Paulo, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã. O corpo docente é formado por professores da própria

estudantes

Focada na resolução de problemas, Liga ProMat é um projeto do Instituto de Matemática e Estatística (IME)

A matemática não é e não precisa ser engessada como aprendemos em sala de aula. Esse é um dos princípios da Liga ProMat, competição matemática criada no segundo semestre de 2017 pelo Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (Caem) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

A liga foca na resolução de problemas matemáticos como chave para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do envolvimento dos alunos com a disciplina. Ao contrário do que ocorre em outras competições da área, o objetivo não é reunir apenas os melhores alunos da

UFSCar

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas, até 19 de janeiro de 2018, para o processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado, com início em 2018.

O programa tem as seguintes áreas de concentração: Física Atômica e Molecular, Física Estatística e Física da Matéria Condensada.

Para a inscrição, os candidatos deverão enviar pelos Correios ou entregar diretamente na secretaria do programa (rod. Washington Luiz, Km 235, Caixa Postal 676, CEP 13565-905, São Carlos, SP) um envelope contendo uma cópia em papel de todos os documentos para candidatura. Além disso, os candidatos devem encaminhar uma cópia eletrônica dos

bioetanol

Uma oportunidade de treinamento técnico nível três (TT-3), com Bolsa da FAPESP, está aberta para o Projeto Temático “Estudos sobre o uso do bioetanol em células a combustível do tipo PEMFC e SOFC”, desenvolvido no Centro de Células a Combustível e Hidrogênio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e coordenado pelo professor Marcelo Linardi. A inscrição deve ser feita até dia 15 de fevereiro de 2018.

Segundo Linardi, o projeto aborda temas críticos aos principais desafios científicos e tecnológicos relativos ao avanço do uso do etanol em células a combustível.

“O uso do bioetanol em células a combustíveis do tipo PEMFC (Proton Exchange Membrane Fuel Cell) e SOFC

Estação Biologia

Objetivo é divulgar trabalho voluntário no Instituto de Biociências da USP com o projeto Estação Biologia

Com o objetivo de possibilitar o registro e a divulgação de uma história de 30 anos de dedicação ao trabalho educativo voluntário, os integrantes do projeto de extensão universitária Estação Biologia (EB) da USP estão realizando uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse para a produção de um documentário.

Iniciada em 1988, a EB é um espaço informal de ensino mantido por estudantes de graduação do Instituto de Biociências (IB) da USP que, de forma lúdica, levam seus conhecimentos científicos para além da Universidade. Em uma sala localizada no próprio instituto, recebem semanalmente visitas

Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano

O Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano, um Centro de Pesquisa em Engenharia financiado por FAPESP e Natura, oferece uma oportunidade de pós-doutoramento com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 28 de fevereiro de 2018.

O candidato selecionado atuará no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano reúne pesquisadores da USP, Unifesp e Mackenzie.

O bolsista trabalhará investigando padrões de ativação neural de bebês em resposta a estimulações visual e tátil. O estudo empregará o uso de espectroscopia funcional de infravermelho próximo (fNIRS) e avaliações comportamentais.

O candidato deverá ter

Colisões Nucleares de Altas Energias

O grupo de Física Hadrônica em Colisões Nucleares de Altas Energias oferece uma oportunidade para pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP, junto ao Projeto Temático “Física hadrônica em colisões nucleares de altas energias”.

Com coordenação do professor Jun Takahashi, do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, o projeto reúne pesquisadores da Unicamp, USP e Unesp. A inscrição deve ser feita até 28 de fevereiro de 2018.

O bolsista desenvolverá projetos na área de fenomenologia de íons pesados relativísticos. As áreas de interesse são: hidrodinâmica relativística aplicada a colisões de núcleos pesados em altas energias, fenomenologia de colisões próton-próton e próton-núcleo e modelos hadrônicos. A oportunidade inclui participação no ALICE,