laboratório

A USP, a Unicamp e a Unesp, em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo/Instituto Francês do Brasil (IFB), lançam, pelo sétimo ano consecutivo, uma chamada a propostas no marco do programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo. O prazo para envio de propostas foi prorrogado até dia 4 de dezembro de 2017.

Destinadas a professores ou pesquisadores de instituições francesas de pesquisa e ensino superior, públicas ou privadas, essas cátedras têm como objetivo apoiar novas colaborações e projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência preexistentes.

Codirigido com um professor anfitrião brasileiro, o programa é uma oportunidade para desenvolver

biologia molecular

O Grupo de Biotecnologia Molecular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP oferece oportunidade de doutorado direto com Bolsa da FAPESP em estudos de biologia molecular e estrutural das enzimas que participam da degradação de polissacarídeos de parede celular de plantas. O prazo de inscrição termina no dia 30 de novembro de 2017.

A vaga está vinculada ao projeto “Estudos estruturais e funcionais de enzimas que participam na síntese e degradação de carboidratos complexos”, com o objetivo de desvendar mecanismos moleculares relacionados à depolimerização enzimática de parede celular de plantas, com ênfase especial nos estudos das mono-oxigenases líticas de polissacarídeos (LPMOs).

O projeto terá orientação do professor

diabetes mellitus

O Projeto Temático “Desvendando mecanismos envolvidos no controle glicêmico e nas complicações crônicas do diabetes mellitus: contribuições à saúde humana” dispõe de uma vaga de pós-doutorado na Faculdade de Medicina da USP, com Bolsa da FAPESP. As inscrições serão recebidas até 30 de novembro de 2017.

A bolsa está vinculada ao desenvolvimento do projeto “Produtos de glicação avançada, estresse de retículo endoplasmático e modulação do transporte reverso de colesterol em artérias humanas com diferentes graus de aterosclerose”, que tem como objetivo desvendar mecanismos que concorrem para o desenvolvimento de doença cardiovascular no diabetes mellitus, com especial atenção no papel dos produtos de glicação avançada e a expressão/conteúdo de proteínas envolvidas

gado

O projeto de pesquisa “Silagem de ração total contendo capim-mombaça”, desenvolvido no Departamento de Biologia e Zootecnia da Faculdade de Engenharia da Unesp em Ilha Solteira, oferece uma oportunidade de treinamento técnico com Bolsa da FAPESP (nível TT-3). O prazo de inscrição se encerra no dia 30 de novembro de 2017.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, o objetivo é avaliar o processo de produção e a utilização da silagem de ração total contendo capim-mombaça em substituição da ração total na alimentação de cordeiros. Os animais são confinados de acordo com parâmetros fermentativos da silagem e do rúmen e parâmetros de desempenho e qualidade de carne e carcaça.

O bolsista

Projeto Biomas

A Embrapa Cerrados (DF), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com a Emater-DF, realiza de 5 a 7 de dezembro, em Planaltina (DF), o “Curso sobre Adequação Ambiental da propriedade rural – apoio ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) no DF”. O curso tem como objetivo capacitar técnicos multiplicadores e profissionais para atuarem na adequação ambiental das propriedades rurais, em apoio ao Programa de Regularização Ambiental previsto na legislação de proteção da vegetação nativa.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 26 de novembro no endereço www.embrapa.br/cerrados/eventos/curso-adequacao-ambiental, onde também está disponível a programação. As vagas são limitadas.

Projeto Bioma

Com carga horária de

EESC-USP

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PPG-ET) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP está com inscrições abertas para o curso de mestrado até o dia 27 de novembro de 2017.

São 20 vagas disponíveis para três áreas de concentração do PPG-ET: 1) Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte, 2) Infraestrutura de Transportes (Pavimentação), 3) Infraestrutura de Transportes (Geomática).

A primeira área exige formação de nível superior em Engenharia (qualquer especialização), Arquitetura, Economia, Administração, Matemática, Estatística, Ciências da Computação, Física, Geografia, Tecnólogos em Logística ou outras áreas afins.

Para a segunda área, os candidatos devem ter graduação em Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Ambiental,

Horizon 2020

Terá início no dia 21 de novembro uma série de cursos on-line sobre o Programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia Horizonte 2020.

O material é desenvolvido pelo projeto Incobra (Increasing International STI Cooperation between Brazil and The European Union), do qual o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações – entre as quais a FAPESP – faz parte.

Os eventos são voltados para organizações brasileiras interessadas em aprender e em participar do programa.

Os cursos serão mensais e seguirão o seguinte programa:

21/11/2017: Horizonte 2020 – Visão geral do programa (pilares, programa de trabalho, chamadas e tópicos, entre outros temas). Inscrições:

bio

O Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP dispõe de uma vaga de pós-doutorado para o Projeto Temático "Estudos de mecanismos de ativação e ação das MMP2 e ADAM17: identificação de proteínas reguladoras, vias de produção de oxidantes, epigenética e alvos proteolíticos", com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 22 de novembro de 2017.

O bolsista deverá ter doutorado finalizado, formação em ciências com ênfase em patologia cardiovascular, além de sólidos conhecimentos em patologia básica, doenças cardiovasculares e bioquímica.

O candidato também deverá ter amplo domínio na realização de técnicas de imuno-histoquímica, imunofluorescência e microscopia óptica

FCF-Unesp

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, abriu inscrições para os programas de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia (PPGBBAF), Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Alimentos e Nutrição (PPGAN) e  Engenharia de Biomateriais e Bioprocessos (PPGEBB-Mestrado Profissional).

As inscrições dos programas PPGCF e PPGAN vão até o dia 24 de novembro de 2017, para o PPGBBAF vão de 1º a 20 de dezembro e de 3 a 12 de janeiro de 2018 e para o PPGEBB vão de 8 a 31 de janeiro 2018.

Para ingresso no primeiro semestre de 2018 no PPGBBAF, serão oferecidas seis vagas para o mestrado e cinco para o

Centro de pesquisa

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) abriu quatro vagas de pós-doutorado. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP. O prazo de inscrições termina no dia 25 de novembro de 2017.

Uma das vagas é na área de síntese e caracterização de materiais para energy harvesting e fotoluminescência. Sua proposta de pesquisa visa ao desenvolvimento de materiais à base de óxidos complexos multifuncionais livres de chumbo para aplicações em dispositivos geradores de energia (piezoelétricos), fotocatalíticos e fotoluminescentes.

O candidato a essa vaga, além de título de doutor em Química, deve ter experiência em: sínteses químicas; técnicas de caracterização, tais como difração de

sala de aula

A Faculdade de Saúde Pública da USP está com inscrições abertas até 21 de novembro de 2017 para o processo seletivo do Programa de Aprimoramento Profissional na Área da Saúde, que será oferecido em 2018.

Os cursos oferecidos serão: Direito Sanitário e Advocacia em Saúde, Entomologia Médica e Soroepidemiologia, Psicologia em Unidade Básica de Saúde, Nutrição em Saúde Pública, Nutrição Clínica e Laboratório de Saúde Pública.

Os cursos têm duração de um ano, com carga horária de 1.760 horas, correspondendo a 40 horas semanais. Será oferecida bolsa de estudos, mensal, no valor de R$ 1.044,70.

O processo seletivo consistirá de duas fases. Na primeira, o candidato prestará uma prova escrita