Via Atlântica

Periódico traz artigos sobre as literaturas africanas e análise de obras de João Cabral de Melo Neto

A última edição da revista Via Atlântica (número 32, 2017), publicação do Programa de Pós-graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, apresenta artigos e ensaios voltados para a “poesia no limite”.

O número traz amplas abordagens sobre a questão do poema, incluindo reflexões sobre alteridade, autoria e ficcionalização poéticas. Entre temas presentes, discute-se o estudo de Literaturas Africanas como uma forma expressão da educação libertadora no artigo Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula.

Outro destaque é a análise de dois poemas de João Cabral de Melo Neto. São eles: O ovo da galinha, de 1961, e O ovo podre, publicado em 1985. O autor Éverton Barbosa Correia busca refletir sobre essas obras no texto intitulado Subjetividade e forma em dois poemas de João Cabral sobre o ovo.

A edição completa pode ser conferida no Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jornal Da USP

Pin It