Poesia e Literatura

Estudantes negros

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) transformou o Estado brasileiro em um dos maiores compradores de livros do mundo. Quando as editoras inscrevem suas obras para concorrer à aquisição, uma série de requisitos devem ser cumpridos. E o edital define as características que podem contribuir para a aprovação ou a reprovação dos livros.

Uma pesquisa, conduzida na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Assis, investigou como um tema tão polêmico quanto a representação do negro nos livros didáticos de História do Brasil pode ter sido afetado pelo PNLD, criado em 1985, mas que teve seu primeiro edital para o ensino médio apenas em 2008.

O estudo, realizado pela

Marco Guimaraes

O escritor brasileiro Marco Guimarães, com livros publicados no Brasil, Angola, Croácia e França, lança seu próximo livro "O Corvo", dia 8 de novembro, a partir das 19h, no Spazziano, em Ipanema. Na noite de autógrafos, haverá apresentação do músico francês Christian Bassoul. Em "O Corvo", Guimarães trata do desaparecimento de várias pessoas, na Cidade Luz, envolvidas em um mistério de Realismo Fantástico, sua marca como autor.  O livro foi lançado esse ano, em setembro, em Paris, com apoio da Embaixada do Brasil. O autor, agenciado por Luciana Villas Boas, e que reside metade do ano na França e a outra metade no Brasil, optou por um lançamento pela Amazon

Feira do Livro de Frankfurt

De 11 a 15 de outubro, a Editora Fiocruz estará na Alemanha para participar da Feira do Livro de Frankfurt (Frankfurter Buchmesse), a maior e mais importante feira internacional do mercado editorial. O evento reunirá mais de 7 mil expositores de 100 países. “Em nenhum outro lugar do mundo a indústria editorial e de mídia se mostra de um jeito mais diversificado, inovador e internacional do que durante esses cinco dias em outubro”, afirmam os organizadores.

Esta será a quinta vez que títulos da Editora Fiocruz estarão entre os representantes da produção editorial brasileira no evento. “Um dos nossos objetivos é dar visibilidade ao segmento do livro acadêmico no

literatura brasileira

Periódico da FFLCH divulga artigos que abordam temas de interesse para o debate contemporâneo dos estudos de literatura

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) acaba de lançar a última edição da revista Opiniães: revista dos alunos de literatura brasileira (número 10, 2017).

A publicação tem como objetivo divulgar trabalhos dos alunos de pós-graduação em Literatura Brasileira da FFLCH, bem como da graduação, que abordem temas de interesse para o debate contemporâneo dos estudos de literatura brasileira. A nova edição traz o dossiê Presença negra na literatura brasileira, com 16 artigos que debatem, entre

livros

Até 2018, professores da Universidade devem lançar pela Edusp 57 produções englobando várias áreas do conhecimento

Em meados de 2016, a USP lançou um edital para incentivar seus professores a produzirem livros didáticos para a graduação – uma contribuição não só local, mas para cursos de todo o país. Por ser a primeira experiência do tipo já realizada na Universidade, a expectativa não era alta, mas os resultados mostraram que muitas ideias aguardavam apenas uma oportunidade para saírem da gaveta.

“Foram recebidas 203 propostas, quatro vezes mais do que o edital se propunha a selecionar. Há uma diversidade muito grande, de música a astronomia”, comemora o professor Antonio Carlos

revista Estudos Economicos

Publicação do Departamento de Economia da FEA também traz artigos sobre inflação e abertura comercial

A revista Estudos Econômicos (São Paulo) acaba de lançar sua nova edição (vol. 47, no. 3, 2017). Com periodicidade trimestral, a publicação é editada pelo Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O objetivo da revista é oferecer contribuições originais para a literatura científica na área de economia no Brasil. Entre os artigos publicados nesta edição, estão: Evidências internacionais de sonegação fiscal: uma análise do modelo de Graetz Reinganun e WildeOs impactos da abertura comercial e do investimento direto sobre o investimento doméstico; e Diferencial de salários da mão

livro Estilos do Cuidado

“Estilos do Cuidado: A Psicanálise e o Traumático” é de autoria do psicanalista e docente Daniel Kupermann

O professor Daniel Kupermann, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, lança, no dia 8 de junho, às 19 horas, o livro Estilos do Cuidado: A Psicanálise e o Traumático.

O livro abrange as diversas modalidades do cuidado, partindo das concepções que regiam a técnica psicanalítica – como a abstinência no campo transferencial e o primado da interpretação – as quais cederam gradativamente lugar, na história da constituição do campo psicanalítico, a um estilo clínico caracterizado pelo privilégio atribuído aos princípios para uma ética do cuidado em psicanálise: a hospitalidade, a empatia e

Revista Intelligere

A “Intelligere” é um periódico científico quadrimestral criado pelo Grupo de Pesquisa em História Intelectual

A revista Intelligere acaba de disponibilizar seu novo número, com a segunda e última parte do dossiê História e Literatura: ficção e verdade.

O dossiê traz artigos de Julio Pimentel Pinto, do Departamento de História da USP, Francine Iegelski, do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense, Stefania Chiarelli, do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, além de textos de Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba, Margareth dos Santos, entre outros.

A publicação do novo número acontece após o falecimento de um dos editores, Ricardo Benzaquen de Araújo. No editorial, a professora Sara Albieri publica uma homenagem ao docente.

A

Unesp

A Editora Unesp disponibilizou para download gratuito 18 novos livros da Coleção Propg-Digital, que podem ser baixados pelo site Cultura Acadêmica.

Há obras das áreas de Artes, Ciência da Informação, Ciências da Motricidade, Ciências Sociais, Comunicação, Educação, Estudos Literários, Geografia, História, Letras, Linguística e Psicologia. Todas produzidas por docentes, pós-graduandos e pós-graduados da Unesp.

O lançamento ocorreu no dia 22 de junho de 2017, durante o I Fórum de Pós-Graduação. Evento reuniu até o dia 23 de junho os 149 coordenadores de programas de pós-graduação da Unesp.

O Cultura Acadêmica é o segundo selo da Fundação Editora da Unesp (o primeiro é o Editora Unesp), idealizado para atender ao

Heinrich Heine

Literatura, estudos culturais, tradução, linguística e ensino de alemão estão no escopo de “Pandaemonium Germanicum”

A revista Pandaemonium Germanicum acaba de publicar seu novo número (volume 20, número 30, 2017).

A edição inclui artigos que discutem temas como o processamento das partículas modais alemãs em tarefas de pós-edição, a motivação de alunos de alemão e prática de multiletramentos em um CEL e a obra Atta Troll, de Heinrich Heine, entre outros.

A Pandaemonium Germanicum, publicada desde 1997 pela Área de Alemão do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, compreende-se como fórum de discussão acadêmica

Revista Crioula

Acaba de ser lançada a nova edição da Revista Crioula (número 18, 2016). Em formato eletrônico, a revista é uma publicação científica dos alunos de pós-graduação da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (ECLLP) do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Nesta edição, a revista traz o dossiê  Leitura, Literatura e Educação. Nele estão reunidos artigos, tais como Não vou mais lavar os pratos: um breve ensaio sobre a insubordinação da Literatura Negra, de Claudia Rocha da Silva, e A educação antirracista e o poema Tem gente com fome, de Solano Trindade, de Eder