×

Aviso

Please enter your DISQUS subdomain in order to use the 'Disqus Comments (for Joomla)' plugin. If you don't have a DISQUS account, register for one here
rede de dados

A equipe do Núcleo de Computação Científica (NCC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) participará, pela primeira vez com estande próprio, da SuperComputing Conference 2017 (SC17), maior evento de computação de alto desempenho, redes e armazenamento de dados do mundo.

O NCC participa do evento desde 2004 em colaboração com parceiros nacionais e internacionais, como a Academic Network of São Paulo (ANSP-FAPESP), Americas Pathways (AmPATH) e California Institute of Technology (Caltech). Nesta edição a conferência será realizada em Denver, nos Estados Unidos, de 12 a 17 de novembro.

Durante o evento, o NCC realizará demonstrações de transferências de dados entre o Brasil e os Estados Unidos. Na última edição da conferência, o núcleo estabeleceu novo recorde em velocidade de transmissão de dados entre os hemisférios Norte-Sul.

Para isso, foram utilizados links de 100G que conectam a ANSP, na cidade de São Paulo, ao NAP das Américas, em Miami, e à cidade de Salt Lake City, onde o evento foi realizado. Os canais, um deles via Atlântico e outro via Pacífico, foram providos pela AmLight.

Este ano, em adição aos links utilizados em 2016, um novo canal de 100G que conecta o NCC à ANSP será utilizado pela primeira vez. Desta forma, a expectativa é que a transferência de dados ocorra de forma ainda mais rápida e eficiente. Os primeiros testes realizados com esse link já se mostraram muito promissores como atesta a banda sustentada por uma hora e que atingiu 99,75 Gbps.

Além disso, o Kytos, plataforma aberta para Redes Definidas por Software (SDN, em inglês) desenvolvida totalmente pela equipe do NCC, será utilizado para controlar o sistema de transferência de dados entre os países.

Mais informações sobre o evento: https://sc17.supercomputing.org.

Agência FAPESP

Pin It