esteta banner 960

dauridiogo

hanseniase

Estudo identifica abordagem para detecção de hanseníase

Com o objetivo de apresentar uma ferramenta adicional para o diagnóstico da hanseníase, pesquisadores realizaram um estudo para avaliar as respostas de anticorpos contra a proteína Mce1A em pacientes com a doença. Os resultados da pesquisa foram publicados, em 5 de setembro, na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. O Memórias é um periódico científico da Fiocruz, que esse ano obteve liderança do fator de impacto na América Latina.

Intitulado ELISA-based assay of immunoglobulin G antibodies against mammalian cell entry 1A (Mce1A) protein: a novel diagnostic approach for leprosy, o artigo é de autoria do mestrando Filipe Rocha e coordenado pelo pesquisador Sérgio Arruda, ambos da Fiocruz Bahia, além de profissionais vinculados a outras instituições de saúde e pesquisa nacionais e internacionais.

O diagnóstico de hanseníase é complexo e novas ferramentas e metodologias são necessárias para detectar casos em estágios iniciais e prevenir a transmissão. O genoma de Mycobacterium leprae contém o gene mce1A, que codifica uma proteína de entrada de células de mamífero. Os pesquisadores se basearam na hipótese de que a presença de Mce1A na superfície celular poderia ser detectada pelo sistema imunológico do hospedeiro e induzir a produção de biomarcadores sorológicos de infecção e doença por M. leprae.

Para realização da pesquisa, foi feito um estudo transversal envolvendo 89 voluntários (55 casos de hanseníase, 12 contatos familiares e 22 controles endêmicos), no Hospital Couto Maia, em Salvador. Além das respostas de anticorpos contra a Mce1A, foram avaliados contatos domiciliares dos pacientes e da população em geral.

Os achados apontaram que esta nova abordagem de diagnóstico apresenta um método fácil, não invasivo e barato para o rastreio da hanseníase, que pode ser aplicável em áreas endêmicas.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Fiocruz Bahia

Agenda Cultural

Workshops, palestras, seminários, conferências, congressos, shows, exposições e cursos na área Cultural

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Parceiros

geralinks
linkirado atoananet