esteta banner 960

dauridiogo

Saúde

cigarro

Terapia de manutenção, ausência de gatilhos de recaída e baixa dependência química estão associadas ao sucesso na abstinência

Libertar-se do cigarro é um processo que envolve muitos aspectos. Isso porque quem fuma adquire mais de um tipo de dependência: desde a física, relacionada com a nicotina, até a psicológica, estando ainda associados fatores emocionais e relacionados à personalidade. Buscando entender como reagem os fumantes perante a privação do cigarro, estudo realizado em um centro de referência em tabagismo apontou a predominância dos fatores ligados à abstinência, ou seja, o que mais determinava o sucesso em manter-se longe do hábito de fumar.

laticinios

A doença pode surgir de forma silenciosa e manifestar sintomas somente quando avançada

A osteoporose se define como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. É causada quando há desequilíbrio entre a síntese e a reabsorção da matriz óssea, com predominância da perda. O dia 20 de outubro é denominado o Dia Mundial da Osteoporose, dia de conscientização e alerta sobre a importância do combate à doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define osteoporose como sinônimo de Densidade Mineral Óssea (DMO) diminuída.

Hugo Perazzo

Desenvolver uma ferramenta alternativa para detecção de esteatose hepática (doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado) através de parâmetros clínicos e laboratoriais evitando a necessidade de realização de uma ultrassonografia ou biópsia do fígado, esse era o objetivo do estudo coordenado pelo pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), Hugo Perazzo, que resultou na criação do biomarcador Steato-Elsa. A pesquisa, premiada como melhor trabalho de hepatologia clínica (Premio Figueiredo Mendes), no 24º Congresso Brasileiro de Hepatologia, mês passado, reuniu pesquisadores da Fiocruz, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Universidade de São Paulo (USP) no âmbito do Elsa Brasil (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto), resultando em um teste desenhado exclusivamente para atender às especificidades da população brasileira.

bandeira do Brasil

Em todo o mundo, independentemente das características e operação cotidiana do sistema de saúde, a alocação de recursos desempenha papel central no processo de elaboração de políticas e ações voltadas para atender às necessidades de saúde das populações. Na medida em que os recursos públicos são finitos, suscitam-se questões éticas sobre a forma como esses recursos devem ser alocados. Nesse contexto, de acordo com a pesquisa do aluno de mestrado em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Joyker Peçanha Gomes, orientada pelos pesquisadores Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro Bastos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e Iuri da Costa Leite, da Ensp/Fiocruz, a noção de necessidade em saúde tem sido frequentemente usada para justificar as decisões distributivas. Porém, atenta Joyker, sendo a necessidade em saúde a base, ao menos hipotética, desse processo, torna-se crucial que seu conceito seja precisamente definido.

Página 1 de 201

Agenda Cultural

Workshops, palestras, seminários, conferências, congressos, shows, exposições e cursos na área Cultural

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Parceiros

geralinks
linkirado atoananet