esteta banner 960

dauridiogo

Saúde

vacina para febre amarela

Um dado ainda em aberto acerca da vacina febre amarela 17DD é a duração de sua proteção ao indivíduo imunizado. A resolução dessa dúvida ganha ainda mais importância em populações que vivem em área endêmica, caso de quase todo o Brasil a partir do surto vivido em 2017. Mais que debate teórico, a resposta para esta dúvida se materializa em definição de esquema vacinal (a dose única preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou as duas doses, com reforço após 10 anos, como até há pouco praticada no Brasil?) e, no caso de Instituto de Tecnologica em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), no planejamento produtivo do Instituto.

hepatite C

Na edição de setembro da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, pesquisadores destacam os diferentes fatores de risco para a transmissão da hepatite C entre homens e mulheres – o conhecimento poderá levar a melhorias nas ações de vigilância. A publicação também traz uma pesquisa que apresenta novos conhecimentos sobre uma proteína associada à persistência da infecção por leishmaniose e, ainda, a possibilidade de emergência de uma bactéria resistente a antibiótico em áreas urbanas. Os artigos publicados na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz podem ser acessados gratuitamente online. 

mao

A mão e o punho estão envolvidos praticamente em todas as nossas atividades de vida diária, apresentam uma variedade de funções, e para o perfeito funcionamento é necessário que todas as estruturas estejam em completa harmonia. Segundo Ana Gil, fisioterapeuta e proprietária do Espaço Ana Gil, na Barra da Tijuca, “A síndrome do túnel do carpo é sinalizada por dor, dormência e formigamento na mão causado por compressão de um nervo no punho, podendo os sintomas irradiarem também para antebraço e braço. Essa síndrome é comum em músicos, digitadores, escritores, costureiras e qualquer pessoa que trabalha com atividades manuais e que repetem os mesmos movimentos das mãos e punhos. Digitar em um teclado de computador é provavelmente a causa mais comum desta síndrome”, explica.

Página 1 de 196

Agenda Cultural

Workshops, palestras, seminários, conferências, congressos, shows, exposições e cursos na área Cultural

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
24
25
26
27
28
29
30

Parceiros

geralinks
linkirado atoananet