esteta banner 960

dauridiogo

Saúde

Artrose

A subcondroplastia, que reconstrói o osso que está abaixo da cartilagem no joelho, é indicada apenas para artroses leves e medianas

O desgaste nas estruturas do joelho pode causar muita dor e incapacidade funcional. Uma nova técnica que veio dos Estados Unidos está sendo aplicada em pacientes do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) que sofrem com artrose moderada. O procedimento é minimamente invasivo e reconstrói o osso subcondral (que fica abaixo da cartilagem), lesionado a partir da perda do volume da cartilagem que envolve toda a estrutura do joelho.

INI/Fiocruz

Novos casos de paracoccidioidomicose registrados na área do arco metropolitano do Rio de Janeiro vêm intrigando os pesquisadores do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). A doença, ocasionada por fungos do gênero Paracoccidioides, ataca o corpo em diversos locais, podendo levar o paciente a óbito. Preocupados com essa questão, a equipe da Coordenação de Residência Médica (Coreme/INI) convidou a pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia Infecciosa, Priscila Marques de Macedo, para a sessão clínica Provável epidemia de paracoccidioidomicose tipo juvenil na Baixada Fluminense: o que pode estar acontecendo?, ocorrida no dia 20 de abril.

Cadernos de Saude Publica

Na revista Cadernos de Saúde Pública (volume 33 número 3), que está disponível on-line, os pesquisadores Bernardo Lessa Horta e Fernando C. Wehrmeister, da Universidade Federal de Pelotas, assinam o editorial sobre as coortes e as análises de ciclo vital, onde destacam as doenças e os agravos não transmissíveis (DANT) como a principal causa de óbito no mundo, sendo responsáveis por cerca de dois terços dos óbitos. O texto informa que aproximadamente 80% dos óbitos por DANT ocorrem em países de rendas média e baixa, que têm apresentado maior aumento na carga de morbimortalidade por estas doenças. Além disso, acrescenta que, independentemente do nível de renda do país, os indivíduos com menor nível socioeconômico apresentam maior risco de óbito por DANT. “As DANT estão fortemente associadas a fatores de risco comportamentais, tais como o tabagismo, a dieta não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de bebidas alcoólicas. A prevalência desses fatores de risco geralmente é mais elevada entre os indivíduos com menor nível socioeconômico e este tem sido apontado como um dos mecanismos para a maior morbimortalidade por DANT nos grupos com menor nível socioeconômico.” Os autores ainda dizem que, apesar dos países de média e baixa rendas apresentarem maior carga de morbimortalidade por DANT, a maioria das evidências sobre os fatores associados a ocorrências destes agravos e os seus mecanismos causais vem dos países de renda alta. Consequentemente, os resultados dos estudos conduzidos nesses países são geralmente utilizados na tomada de decisões de políticas de saúde pública. Para eles, as coortes oferecem a oportunidade de avaliarmos as consequências de exposições ocorridas em diferentes momentos do ciclo vital, permitindo a identificação de períodos críticos, em que determinada exposição irá programar o desenvolvimento de um agravo a longo prazo.

Página 1 de 166

Agenda Cultural

Workshops, palestras, seminários, conferências, congressos, shows, exposições e cursos na área Cultural

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
12
Data : 12 de Abril de 2017
13
Data : 13 de Abril de 2017
15
Data : 15 de Abril de 2017
16
Data : 16 de Abril de 2017

Parceiros

geralinks
linkirado atoananet