esteta banner 960

dauridiogo

Sociedade

cana

As mudanças tecnológicas pelas quais tem passado o setor sucroenergético brasileiro nos últimos anos, tais como a substituição do plantio e da colheita manual pela mecanizada e a produção de etanol de segunda geração (2G) – obtido da palha e do bagaço da cana-de-açúcar –, tem modificado o perfil de trabalhadores atuantes nas refinarias de etanol.

praia

Antropólogo critica ideias limitadoras sobre o turismo em países da América Latina, Caribe e Sudeste Asiático

No imaginário do consumo, o lazer nos trópicos, ligado à dupla sol e praia, é comumente associado à sexualidade e às relações casuais entre viajantes ou entre viajantes e nativos. O turismo tropical, deste modo, se confunde com o turismo sexual – e esta “transnacionalização da intimidade” está presente sobretudo nos contextos de turismo balnear do Sudeste Asiático e da América Latina. Para além dos estereótipos, o antropólogo Octávio Sacramento propõe um questionamento sobre a noção de turismo sexual, procurando manter um olhar crítico que leve em conta a complexidade e o dinamismo das relações que envolvem encontros íntimos transnacionais entre visitantes e locais.

hidroeletrica

Para construção dessas obras, populações inteiras têm aberto mão de seus modos de vida, cultura e técnica

A construção de grandes hidrelétricas no País e os consequentes prejuízos socioambientais e humanos são pautas que andam sempre juntas, já que, em função destas obras, populações inteiras abrem mão de seus modos de vida, sua cultura e sua técnica em nome do desenvolvimento. Desastres como o rompimento da Barragem do Fundão, em Minas Gerais, levantam discussões e diferentes abordagens do problema, como mostra artigo publicado na REB: Revista de Estudios Brasileños.

diagnostico

Estudo mostra como a condição de soropositivo traz desafios que incluem questões morais e preconceito

Ser soropositivo para o vírus da Aids não é mais uma sentença de morte; se ainda não existe cura, as perspectivas de vida certamente são melhores que há décadas atrás, quando a doença surgiu. Mas lidar com essa situação envolve fatores mais complexos do que os vividos por pessoas que sofrem de outros males crônicos; no HIV, colocam-se em evidência questões morais e preconceitos. Artigo publicado na revista Saúde e Sociedade discute o dia a dia do soropositivo sob o ponto de vista socioantropológico, relatando como se dá o processo desde a revelação do diagnóstico – a descoberta de jovens de ambos os sexos de serem portadores do vírus – até as estratégias utilizadas por eles para lidar com a nova realidade.

Página 1 de 119

Agenda Cultural

Workshops, palestras, seminários, conferências, congressos, shows, exposições e cursos na área Cultural

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Parceiros

geralinks
linkirado atoananet