esteta banner 960

dauridiogo

Artigos

Clarice Vaz

Com a transição de uma concepção mitológica de cosmos para um reconhecimento epistemológico da razão enquanto critério de legitimação do conhecimento, a civilização ocidental inaugura, na Antiguidade, uma nova forma de vida social. A crença é substituída pelo logon didonai como método de validação: é no prestar contas/dar razões socrático que passa a residir o exercício de apuração por parte de um orador e seus interlocutores. As palavras proferidas pelo orador constituem uma responsabilidade inalienável.

Maria Julia Kovacs

Maria Julia Kovacs é professora associada do Instituto de Psicologia da USP e coordena o Laboratório de Estudos sobre a Morte

A morte ainda é tema tabu na atualidade e o suicídio é o ápice no espectro das interdições. Sempre foi difícil abrir espaço para falar sobre o tema, mas hoje dois eventos abriram a discussão sobre a questão que normalmente é calada, pois o principal aspecto sempre aventado é que falar sobre suicídio pode induzi-lo, pelo contágio.

Lia Queiroz do Amaral

Todos que trabalham em pesquisa científica nas áreas de ciências exatas e também de ciências da vida e da natureza têm algum conhecimento sobre os critérios existentes na validação da produção científica, mas pouco sobre esse assunto está disponível para um público amplo.

Julio Roberto Groppa Aquino

No grande livro de Italo Calvino, entre as 55 cidades invisíveis descritas por Marco Polo a Kublai Khan, umas podem ser reconhecidas por seus atributos imediatos: são delgadas, contínuas ou ocultas. Outras caracterizam-se pela relação que mantêm com certas faculdades do espírito: a memória, o desejo, os símbolos. Elas podem também ser definidas pela vinculação que estabelecem com as coisas: o céu, os nomes, os mortos.

Página 1 de 26

Agenda Cultural

Workshops, palestras, seminários, conferências, congressos, shows, exposições e cursos na área Cultural

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Parceiros

geralinks
linkirado atoananet