Projeto Temático Doença dos Glóbulos Vermelhos: Fisiopatologia e Novas Abordagens Terapêuticas é conduzido na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

O Projeto Temático “Doenças dos Glóbulos Vermelhos: Fisiopatologia e Novas Abordagens Terapêuticas”, conduzido na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP.

O projeto é coordenado pelo professor Fernando Ferreira Costa e o selecionado trabalhará no subprojeto “Estudo estrutural e funcional de variantes da hemoglobina humana”.

De acordo com Maria de Fátima Sonati, pesquisadora principal do subprojeto, o objetivo é, por meio de técnicas computacionais e experimentais, estudar alterações no alosterismo da hemoglobina humana que modifiquem suas propriedades funcionais, bem como sua estabilidade proteica, em variantes estruturais associadas a quadros clínicos e hematológicos relevantes.

Pretende-se ampliar e aprofundar estudos funcionais e estruturais de hemoglobinas humanas anômalas detectadas em nossa população, utilizando técnicas como a cristalização proteica, SAXS (espalhamento de raios X a baixos ângulos), espectroscopia Raman, dicroismo circular e, eventualmente, microscopia eletrônica de alta definição.

As áreas de conhecimento envolvidas no projeto são, além da Hematologia, a Biofísica, a Bioquímica, a Biologia Molecular e Celular, as Ciências Farmacêuticas e a Patologia Clínica

São requisitos obrigatórios do candidato a conclusão do Doutorado nos últimos cinco anos em uma das áreas acima citadas ou correlatas, experiência em análises estruturais de macromoléculas e técnicas de biologia molecular e celular e domínio da língua inglesa.

A data-limite para inscrição é 31 de maio de 2015. Os candidatos devem enviar carta de interesse, curriculum vitae e duas cartas de recomendação de ex-professores ou ex-supervisores para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A oportunidade está publicada em: http://fapesp.br/oportunidades/833. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/bolsas/oportunidades.

Agência FAPESP

Pin It