esteta banner 960

dauridiogo

Poesia e Literatura

revista Livro

Nova edição da revista “Livro” traz também artigo sobre o projeto da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

O sexto número da revista Livro, do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele) da USP, apresenta ao leitor artigos, entrevistas, resenhas e traduções. O destaque da edição é um dossiê que analisa as diversas facetas da relação entre livros, autores, editoras e política.

Imagem do artista japones Utagawa Kunisada

O professor da USP Wataru Kikuchi organiza livro sobre a língua e a cultura japonesa, lançamento é da Editora Humanitas

“Nossos poetas, no lugar da loquacidade, descobriram o silêncio e criaram uma poesia especial sem igual no mundo.” O depoimento de Hagiwara Sakutarô, um dos poetas representativos da modernidade japonesa, abre o artigo de Takuro Moriyama, da Universidade Waseda.

livro sobre politicas sociais brasileiras e europeias

Disponível na versão impressa e e-book, o livro Políticas e riscos sociais no Brasil e na Europa: convergências e divergências reúne autores nacionais e internacionais e objetiva discutir as estratégias europeia e brasileira de políticas sociais. Lançada durante o 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a publicação é organizada por Paulo Henrique Rodrigues e Isabela Santos, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e diretora executiva do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Em breve, haverá lançamento da versão em inglês do livro digital.

Revista Poli

Acaba de sair do prelo a nova edição da Revista Poli. Na matéria de capa, o foco são os interesses por trás dos processos de concessão dos serviços de água e saneamento à iniciativa privada no Brasil. O pano de fundo da reportagem não poderia ser mais atual. Hoje, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei complementar que, para garantir a recuperação fiscal dos estados, exige a privatização das companhias de saneamento estaduais, tendo o Rio de Janeiro como projeto-piloto. Já em terras nordestinas, a disputa pela ‘paternidade’ da obra de transposição do Rio São Francisco tem ofuscado o debate sobre a gestão dessas águas e a quem ela deve servir. A matéria mostra que, não por acaso, vai acontecer no Brasil este ano a primeira edição do Fórum Mundial da Água realizado na América Latina. Para fazer frente ao evento, considerado um importante espaço de lobby dos empresários da água, movimentos sociais estão organizando um fórum paralelo que deve pautar as discussões da sociedade e denunciar os riscos embutidos na mercantilização desse bem estratégico.

Página 1 de 110

Agenda Cultural

Workshops, palestras, seminários, conferências, congressos, shows, exposições e cursos na área Cultural

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Parceiros

geralinks
linkirado atoananet