esteta banner 960

dauridiogo

Cultura

Gabriel e a Montanha

Quinzena dos Realizadores selecionou o curta "Nada", de Gabriel Martins

O longa-metragem brasileiro "Gabriel e a Montanha", de Fellipe Barbosa, foi selecionado para a disputa do Grande Prêmio da 56ª Semana da Crítica. Este ano, a prestigiada mostra paralela do Festival de Cannes, voltada a novos talentos, acontece entre os dias 18 e 26 de maio e tem o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho como presidente do júri. Na Quinzena dos Realizadores, o curta-metragem "Nada", de Gabriel Martins, foi selecionado para a 49ª edição.

paisagens

Até 27 de abril, o campus da USP em São Carlos exibe imagens do fotógrafo goiano Érico Melo, que retratam paisagens descritas pelo autor de “Corpo de Baile”

Em maio de 2010, o fotógrafo goiano Érico Melo, então doutorando em Literatura Brasileira pela USP, percorreu de automóvel 1.900 quilômetros até os principais cenários descritos no livro Corpo de Baile, de Guimarães Rosa, em Minas Gerais, a fim de experimentar in loco a substância poética das paisagens roseanas, após tê-las explorado à exaustão através de mapas e imagens de satélite. Seu objetivo inicial era documentar fotograficamente a minuciosa verossimilhança geográfica da ficção de Guimarães Rosa.

cenas de series

A partir da análise do discurso, autora do estudo vê “efeito de intimidade” entre protagonistas e a metrópole

Os discursos sobre mulheres e a cidade de São Paulo em três séries televisivas brasileiras foram analisados pela linguista Valquíria Botega de Lima como parte de sua tese de doutorado defendida recentemente junto ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Um dos apontamentos relevantes do trabalho está centrado na relação temática entre a cidade de São Paulo e as mulheres: a metrópole não apareceu como pano de fundo, apenas como um cenário para a trama.

Acervo Ivan Lins

Material conta a trajetória do cantor e compositor, que no dia 24 de abril estará em evento sobre sua carreira, na Biblioteca Brasiliana

“Ivan Lins é um artista que tem muito cuidado com a memória. Ele tem um material de vida que preserva itens desde a infância até os dias de hoje, com tudo organizado”, conta a pesquisadora e pianista Thaís Nicodemo, que conheceu o cantor durante a realização de sua tese de doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A musicóloga visitou o acervo de Ivan, no Rio de Janeiro e em Teresópolis, e de lá retirou 12 caixas cheias de documentos para fundamentar seu trabalho.

Página 1 de 56

Agenda Cultural

Workshops, palestras, seminários, conferências, congressos, shows, exposições e cursos na área Cultural

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
12
Data : 12 de Abril de 2017
13
Data : 13 de Abril de 2017
15
Data : 15 de Abril de 2017
16
Data : 16 de Abril de 2017

Parceiros

geralinks
linkirado atoananet