Cultura

Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoverá, no dia 9 de dezembro de 2017, o Concurso Cultural Ideias.TCESP 2017. O objetivo da competição é buscar propostas inovadoras para combater a corrupção, promover a transparência e simplificar as informações sobre os gastos públicos.

Direcionada a empreendedores digitais, startups, organizações não governamentais (ONGs), ciberativistas e servidores públicos, a competição terá como tema “Transparência e qualidade dos gastos públicos”. Os participantes deverão criar uma ferramenta que permita o aperfeiçoamento dos processos, rotinas e atividades do controle externo e social.

Para a atual edição, foram lançados cinco desafios: dar

Tabua, distico de casamento

Museu Paulista traz no novo número de sua revista artigos que desvendam questões poucos exploradas sobre sociedades africanas

O Museu Paulista (MP) da USP acaba de lançar a nova edição da revista semestral Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material (volume 25, número 2, 2017).

Juliana Bevilacqua, pesquisadora no Masp, introduz o número com um texto que trata da tímida participação do Brasil no que se refere a pesquisas sobre arte e cultura material africana.

O volume traz ainda artigos como o de Márcia Almeida, que aborda o uso de contas de vidro por populações da África Centro-Ocidental.

Edificio Joaquim Nabuco

Seis mostras comemoram reinauguração do prédio que faz parte do Centro Universitário Maria Antonia

”Trata-se de mais um espaço importante para a difusão da arte e da cultura, localizado no centro de São Paulo, local de fácil acesso.” Assim o professor José Nicolau, vice-diretor do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, comenta a importância da reinauguração do Edifício Joaquim Nabuco, que ocorreeu nesta terça-feira, dia 17, às 19 horas.

Parte integrante do conjunto de prédios que formam o Ceuma – construídos na década de 1930 -, o Edifício Joaquim Nabuco foi adquirido pela USP em 1949. Passados 23 anos, o espaço foi

Fachada do Museu Republicano

Além de visitar o local histórico, público pode participar de palestras e atividades culturais

A 100 quilômetros de São Paulo, na cidade de Itu, a USP mantém um museu que ajuda a contar uma parte da história que antecede a proclamação da República no Brasil, em 1889, e os anos seguintes da nova forma de governo. Criado em 1921 como uma extensão do Museu Paulista (conhecido também como Museu do Ipiranga), o Museu Republicano Convenção de Itu traz ainda aspectos da vida cotidiana das famílias de fazendeiros paulistas do século 19.

Ele está instalado em um sobrado histórico, erguido nas

documentario Frederico Simoes Barbosa

A cinebiografia do professor e pesquisador da Fiocruz Frederico Simões Barbosa, pioneiro da epidemiologia no Brasil e responsável por diversos estudos que trouxeram luz a doenças negligenciadas como a esquistossomose, ganha lançamento nesta semana pela VideoSaúde Distribuidora, em eventos em Vitória e no Rio de Janeiro.

O documentário Frederico Simões Barbosa: Ciência e Compromisso social, com direção de Silvia Santos pretende discutir os possíveis diálogos entre o método de história oral e o cinema, tomando como eixo principal entrevistas concedidas pelo pesquisador de dezembro de 1995 a agosto de 1996 para o projeto Histórias e memória do Centro de

musico

Até o próximo sábado, dia 23, evento oferece várias atrações gratuitas em diferentes campi da Universidade

Desde a segunda-feira, dia 18, até este sábado, dia 23, a USP realiza a 22ª Semana de Arte e Cultura, evento anual promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Com atividades em diversos campi, o propósito da semana é integrar a Universidade com a sociedade, realizando atividades programadas pelas unidades de ensino.

A Escola de Engenharia de Lorena (EEL), por exemplo, contará com a apresentação do coral da escola, lançamento de livros, projeto Arte e Ciência, exibição da banda Mamutes, da

Na Corda Bamba de Sombrinha

Organizada pelo Museu da Vida da Fiocruz, a exposição Na Corda Bamba de Sombrinhas: a saúde no fio da história pode ser vista na Galeria de Arte Willy Voigot, que fica no prédio da Prefeitura de Nilópolis. Como foi a busca da sociedade brasileira por melhores condições de saúde desde o Brasil Colônia? Como a área da saúde se desenvolveu no país desde os tempos do Império? Quais momentos cruciais na história do país garantiram avanço significativo na atenção à saúde da população? A mostra ajuda a responder essas e outras perguntas, mostrando como o campo da saúde se relaciona

Fala Manguinhos

Em sua 15ª edição impressa, o jornal Fala Manguinhos! traz um primeiro mapeamento de diversificadas iniciativas culturais presentes nas sublocalidades do Complexo de Manguinhos. O levantamento, que será feito de forma continuada pela equipe, subsidiará uma coluna fixa no site do veículo.

A matéria de capa Complexo de Manguinhos, de Arte e Cultura mostra algumas das diferentes modalidades artísticas protagonizadas por grupos e coletivos locais. No campo da literatura, a matéria destaca o trabalho do Bando Editorial Favelofágico - editora sem fins lucrativos encubada no Ecomuseu de Manguinhos -, que visa promover a literatura a partir de favelas e periferias de centros urbanos; nas artes cênicas, as companhias Grupo Teatral do Parque Carlos Chagas e o

 Jean-Yves Mollier e a professora Marisa Midori

Em palestra na USP, Jean-Yves Mollier abordou as várias faces da censura que persistem na cultura e na literatura

O historiador Jean-Yves Mollier, professor da Universidade de Versalhes Saint-Quentin-en-Yvelines, na França, e especialista em história do livro, esteve na USP na manhã de quinta-feira, dia 17, para uma conferência do Instituto de Estudos Avançados (IEA), com o tema Quem tem medo dos livros?. O evento foi coordenado pela professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Marisa Midori e aconteceu na Sala de Eventos do IEA.

O encontro se enquadra na temática do medo, escolhida pela rede

Giro Cultural USP

São três opções de passeios guiados no campus Butantã e um no centro de São Paulo

Criado em 2012, o Giro Cultural é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP que oferece ao público passeios guiados gratuitos na cidade. Eles são realizados em fluxo contínuo ao longo do ano e têm como proposta divulgar à sociedade o patrimônio arquitetônico, científico e cultural da Universidade.

São oferecidos três opções de roteiros internos no campus Butantã – Acervo Cultural, Vista Panorâmica e Acervo Científico – e uma opção de roteiro externo no centro de São Paulo

Sergio Paulo Rouanet dom Alfredo Bosi

Embaixador faz palestra de despedida no dia 16. No dia seguinte, o arquiteto assume a titularidade da cátedra

O diplomata e filósofo Sérgio Paulo Rouanet, primeiro titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, se despede do posto nesta quinta-feira, dia 16, com palestra dedicada a Machado de Assis, que ocorrerá às 14h30 na antiga sala do Conselho Universitário da USP. No dia seguinte, Rouanet será substituído pelo arquiteto Ricardo Ohtake, que comandará os trabalhos da Cátedra até 2018.

Após um ano como catedrático, Rouanet disse estar muito satisfeito