esteta banner 960

dauridiogo

FIOCine

Fiocruz promove mostra gratuita de filmes científicos no Rio

Câmeras especiais, imagens de tirar o fôlego, curiosidades e discussões com impacto direto em nosso dia a dia. Estes são alguns dos ingredientes que vão aguçar o interesse do público e movimentar a primeira mostra de filmes científicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Promovido pelo Serviço de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o 1º FIOCine exibirá mais de 50 produções – entre filmes, curtas-metragens e documentários nacionais e estrangeiros - que abordam uma vasta gama de assuntos, que vão desde a evolução humana, preservação da biodiversidade e o impacto dos raios cósmicos sobre o planeta, até a supercomputação, consumo consciente de energia e propagação de vírus que afetam animais e pessoas, dentre outros. O evento acontece de 20 a 28 de abril (exceto nos dias 21, 22, e 23), sempre das 10h às 12h e das 14h às 16h, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365 – Auditório do Pavilhão Arthur Neiva). Toda a programação é gratuita e não há necessidade de inscrição. Classificação livre. Mais informações, programação detalhada e trailers podem ser acessados no site www.ioc.fiocruz.br/fiocine. A mostra conta com a parceria da Associação Espanhola de Cinema e Imagem Científicos (ASECIC) e da Associação Internacional de Mídia Científica (IAMS, na sigla em inglês).

A abertura do evento contará com uma homenagem a um dos maiores divulgadores científicos dos últimos anos, o pesquisador Leopoldo de Meis, falecido em dezembro de 2014. Fundador do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de Meis introduzia jovens de áreas carentes à ciência de forma lúdica e prazerosa. O encontro acontecerá no dia 20 de abril, às 10h. Em seguida, o presidente da ASECIC, Francisco García García promove a conferência Cinema e imagem científicos e sua função na comunicação e difusão da ciência. A palestra será ministrada em espanhol.

filmes cientificos

“Vamos transformar o auditório em uma verdadeira sala de cinema. Nossa ideia é disponibilizar produções audiovisuais científicas de alta qualidade para a população, com filmes premiados em festivais internacionais”, destaca Genilton José Vieira, chefe do Serviço de Produção e Tratamento de Imagens do IOC/Fiocruz e organizador do evento. “A divulgação científica é um importante instrumento que precisa ser valorizado”, completa Genilton, que é diretor de produções premiadas internacionalmente, entre elas, o documentário Aedes aegypti e Aedes albopictus – Uma ameaça nos Trópicos, que faz parte da programação. O 1º FIOCine é aberto ao público em geral. Podem participar estudantes e especialistas de todas as áreas do conhecimento e interessados nos temas abordados.

Confira os destaques da programação:

- A emergência e reemergência de doenças, como zika, chikungunya e febre amarela, preocupam autoridades de saúde e membros da comunidade científica. O documentário espanhol A Era dos Vírus, dirigido por Graziella Almendral, está inserido nesse contexto. A produção aborda questões relacionadas a diferentes micro-organismos, entre eles, os vírus influenza, Marburg, ebola e HIV, que causam impactos para a saúde pública em diversos países. Será exibido dia 25/4, a partir das 14h.

- Um trabalho de arte e também de ciência, A contração muscular, de Leopoldo de Meis, é uma animação criativa que traz luz sobre fenômenos complexos de um modo que não somente explica claramente, como também comove. O filme mostra de uma forma muito eficiente os aspectos fisiológicos e moleculares do tema. Será exibido dia 20/4, às 15h.

- Cores e movimento chamam atenção em Paternidade Conflitante, uma produção da série Descobrindo o Comportamento Animal. O vídeo trata do processo reprodutivo das libélulas, cujas fêmeas realizam uma espécie de ‘competição’ ao selecionar o material genético do macho que dará origem à sua prole. A direção é de Alberto José Redondo Villa. Será exibido dia 24/4, a partir das 15h.

- O documentário Micromater, de Luis Juan Gonzáles Paterna, mostra imagens inéditas do mundo dos invertebrados. A produção analisa mais de 20 estratégias de fêmeas capazes de desenvolver comportamentos complexos com a missão de trazer seus filhotes ao mundo. Será exibido dia 24/4, às 15h20.

- Priego Através das Borboletas, de Alberto José Redondo Villa, propõe uma verdadeira viagem ao explorar a história de um povoado de Córdoba, na Espanha, a partir da perspectiva das borboletas que habitaram a cidade. O vídeo faz uma visita às principais épocas históricas, da pré-história aos dias atuais, revelando as principais espécies que passaram pela área em cada período. Será exibido dia 24/4, às 14h15h.

- Tecnologia, sustentabilidade e cultura também ganham espaço entre as produções. Luz, Trevas e o Método Científico, de Leopoldo de Meis, expõe a relação entre as descobertas da ciência e as suas consequências para o planeta. Em um amplo contexto, o documentário sugere a reflexão sobre a sobrevivência da humanidade diante dos avanços tecnológicos. Será exibido dia 20/4, às 14h.

- O impacto dos computadores de alto desempenho na ciência e na vida cotidiana é o tema do documentário Supercomputação. A produção retrata o desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas, da dinâmica molecular aplicada à compreensão do câncer ao estudo das supernovas, corpos celestes que resultam da explosão de estrelas. A direção é de Fernando Cucchietti. Será exibido dia 28/4, às 10h30.

- O filme Conservação do Mediterrâneo reforça a conscientização da necessidade de preservação do ambiente natural e da biodiversidade do Mar Mediterrâneo. A produção apresenta diferentes ações sociais que visam reduzir a degradação do local. A direção é de Antonio Marquez. Será exibido dia 26/4, às 10h.

Confira a programação detalhada em www.ioc.fiocruz.br/fiocine.

Serviço: I FIOCine – Mostra de Filmes Científicos da Fundação Oswaldo Cruz

Local: Campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365 - Auditório do Pavilhão Arthur Neiva)
Abertura: 20 de abril, às 10h
Sessões: 20 a 28 de abril (exceto nos dias 21, 22, e 23), sempre das 10h às 12h e das 14h às 16h
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Informações: Serviço de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel: (21) 2562-1292

Lucas Rocha
IOC/Fiocruz

Agenda Cultural

Workshops, palestras, seminários, conferências, congressos, shows, exposições e cursos na área Cultural

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
12
Data : 12 de Abril de 2017
13
Data : 13 de Abril de 2017
15
Data : 15 de Abril de 2017
16
Data : 16 de Abril de 2017

Parceiros

geralinks
linkirado atoananet